Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 março 2012

29

Efemérides - 29 de Março



1249 - A cidade de Faro é conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, 1º monarca de Portugal.


1769 - Nasceu Nicolas Jean de Dieu Soult, militar e político francês. O General Soult guiou as suas tropas, durante a revolução francesa a Portugal, porque o Imperador Napoleão Bonaparte ordenou que, para arruinar economicamente a Inglaterra, visto que não a conseguiu vencer, todos os países Europeus fechassem os portos aos navios ingleses (bloqueio continental) e Portugal recusou-se a fazê-lo porque era forte aliado de Inglaterra. Na segunda invasão feita pelos franceses a Portugal, as tropas francesas, comandadas pelo General Soult entraram pelo norte e ocuparam o Porto. No entanto, foram vencidos pelas tropas portuguesas. Cumpriu três mandatos como primeiro ministro de França. (faleceu em 1851).


1788 - Nasceu o Infante Carlos de Bourbonpretendente ao trono de Espanha que esteve na origem do carlismo (movimento político tradicionalista e legitimista de carácter antiliberal e anti-revolucionário surgido na Espanha no segundo quartel do século XIX que pretendia o estabelecimento de um ramo alternativo da dinastia dos Bourbons no trono espanhol, e que nas suas origens defendia o regresso ao Antigo Regime) e das guerras carlistas que dilaceraram aquele país durante boa parte do século XIX. (faleceu em 1855).



1802 - Nasceu Johann Moritz Rugendas, pintor alemão. (faleceu em 1858).



1809 - Forças napoleónicas comandadas pelo General Soult entram na cidade do Porto. Data da conhecida Tragédia da Ponte das Barcasem que milhares de vítimas pereceram quando fugiam, através da ponte, às cargas de baioneta das tropas da segunda invasão francesa, comandada pelo marechal Soult. Mais de quatro mil pessoas morreram.


1871 - É inaugurado o Royal Albert Hall em Londres pela Rainha Vitória, em memória do seu falecido consorte Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.


1887 - Nasceu Albert Cushing Read, pioneiro da aviação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos. Notabilizou-se ao conseguir realizar o primeiro voo transatlântico entre 8 e 31 de Maio de 1919, entre Rockaway Beach, Long Island, Estados Unidos e Plymouth, Inglaterra, a bordo de um avião Curtiss NC-4. (faleceu em 1967).



1895 - Nasceu Ernst Jünger, escritor, filósofo e entomologista alemão. (faleceu em 1998).


1927 - Nasceu John Vane, farmacêutico britânico, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1982, pelas suas pesquisas sobre prostaglandina. (faleceu em 2004).


1930 - Nasceu Ariclenes Venâncio Martins, mais conhecido pelo nome artístico de Lima Duarte, actor e director de cinema brasileiro, considerado um dos mais importantes actores do Brasil.


1943 - Nasceu Vangelis, nome artístico de Evángelos Odysséas Papathanassíu, músico grego dos estilos neoclássico, progressivo, música electrónica e ambiente.



1944 - Nasceu Eduardo Prado Coelho, professor, escritor e ensaísta português. (faleceu em 2007).



1948 - Nasceu Fernando Tordo, cantor e compositor português.


1951 - Nasceu Roger Myerson, economista norte-americano, Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel em 2007.


1970 - Faleceu Lev Kulechov, cineasta e estudioso do cinema russo, fundador da Escola de Cinema de Moscovo. (nasceu em 1899).



1982 - O "Canada Act" é assinado pela Rainha Isabel II. é um acto parlamentar de 1982 emanado do Parlamento do Reino Unido que terminou com todos os laços constitucionais e legislativos que existiam entre o Reino Unido e o Canadá. Esta lei contém o texto da Constituição do Canadá, em ambas as línguas oficiais do Canadá, tendo-se assim tornado no primeiro acto parlamentar britânico escrito em francês desde a Idade Média.



1998 - É aberta a ponte Vasco da Gama, em Lisboa, Portugal, embora só tenha sido inaugurada em 4 de Abril do mesmo ano. É a ponte mais comprida da Europa e a nona mais extensa do mundo, com 17,3 Km de comprimento, dos quais 12 Km sobre as águas do Rio Tejo e com 155 metros de altura máxima. O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.


2004 - A República da Irlanda torna-se o primeiro país do mundo a proibir o uso do tabaco em todos os locais de trabalho, bares e restaurantes.



2009 - Faleceu Maurice Jarre, compositor francês. (nasceu em 1924).


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário