Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 março 2012

26

Efemérides - 26 de Março


Dia Nacional da República Popular do Bangladesh

(Celebra a data da Declaração da Independência, do Paquistão, em 1971)



603 - Nasceu K'inich J'anaab Pakal, também conhecido como Pacal II ou Pacal, o Grande,  foi o governante do estado maia de B'aakal cuja sede era a cidade de Palenque. Pacal II é o mais conhecido dos senhores de Palenque em razão do desenvolvimento e sofisticação que B'aakal atingiu durante o seu governo, bem como pela sua tumba, considerada um dos achados arqueológicos mais importantes da Mesoamérica. (faleceu em 683).


1516 - Nasceu Conrad Gessner, naturalista suíço. A sua obra Historia Animalium, em três volumes (1555-1558), é considerada como marcante para o princípio da zoologia moderna. (faleceu em 1565).


1707 - Foi ratificado o Tratado de União, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia a favor de um novo Estado: o Reino Unido da Grã-Bretanha. O acordo foi ratificado neste dia, em 1707, pelos parlamentos de Inglaterra e Escócia, e teve como principais efeitos:
- A criação do novo Reino Unido da Grã-Bretanha: Inglaterra e Escócia encontravam-se até então sob um regime de união pessoal das coroas; agora, a independência formal dos dois países desapareceria em favor do novo Estado. O País de Gales, por sua vez, já havia sido anexado à Inglaterra no século XVI; - A dissolução dos parlamentos escocês e inglês e a sua substituição pelo novo parlamento da Grã-Bretanha (em Westminster); - A união aduaneira entre os dois países.
A Rainha Ana da Inglaterra tornou-se a primeira ocupante de um trono britânico único e a Escócia enviou 45 deputados para o parlamento unificado em Londres. Em contrapartida, o direito, a moeda e a Igreja escoceses continuaram separados. Este evento histórico também é conhecido como "Atos de União de 1707" (Acts of Union, em inglês), uma referência às ratificações do tratado pelos parlamentos dos dois países.


1827 - Faleceu Ludwig van Beethoven, compositor alemão do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. (nasceu em 1770).


1831 - Nasceu Sophus Ruge, geógrafo e historiador alemão que se especializou no estudo da época dos Descobrimentos europeus, tendo publicado diversas obras sobre os Descobrimentos Portugueses. Os seus estudos dão uma visão diferente da tradicionalmente seguida em Portugal, tendo boa parte merecido tradução para português e sido influentes no desenvolvimento da historiografia portuguesa. (faleceu em 1903).



1859 - Nasceu Adolf Hurwitz, matemático alemão. Seu nome é perpetuado nos Polinómios de Hurwitz e no Critério de Hurwitz, que determina a estabilidade de sistemas dinâmicos. (faleceu em 1919).



1874 - Nasceu Elisabeth Altmann-Gottheiner, economista alemã, a primeira mulher alemã a tornar-se professora no ensino superior. Por volta de 1908 ela já era professora de economia na Universidade de Mannheim. Esta Universidade concede anualmente o prémio "Elisabeth Altmann-Gottheiner-Preis", em homenagem à sua antiga professora. (faleceu em 1930).



1874 - Nasceu Robert Frost, um dos mais importantes poetas norte-americanos do século XX. (faleceu em 1963).


1896 - Nasceu Rudolf Dassler, empresário alemão fundador da marca desportiva Puma AG. (faleceu em 1974).


1904 - Nasceu Joseph Campbell, professor, erudito e escritor norte americano conhecido pelos seus estudos sobre mitologia e religião comparada. (faleceu em 1987).


1905 - Nasceu Viktor Frankl, médico e psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. A Logoterapia é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda. (faleceu em 1997).


1925 - Nasceu Pierre Boulez, maestro, pedagogo musical, ensaísta e compositor francês, personalidade influente no panorama musical e intelectual francês e mundial contemporâneo. (faleceu em 2016).


1944 - Nasceu Diana Ross, cantora norte americana de soul, R&B e pop, uma das cantoras mais famosas do seu tempo.



1951 - Nasceu Klaus Hoffmann, cantor, actor e compositor alemão.



1973 - Nasceu Larry Page, empresário norte americano, co-fundador de um dos sites de busca mais populares da internet, da Google Inc.. Larry tornou-se presidente de produtos do Google em Abril de 2001, mas continua dividindo a responsabilidade do dia-dia do Google com Sergey Brin e Eric Schmidt. Após a consolidação do Google como empresa, Larry Page foi nomeado o primeiro diretor executivo.Em 2011 era considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.



1995 - Entra em vigor o Acordo de Shengen, que estabelece uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas. Foram signatários um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (excepto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Shengen. Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre estão em fase de  implementação do acordo. A área criada em consequência do acordo é conhecida como Espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. Tratam-se de dois acordos diferentes, embora ambos envolvendo países da Europa. Este Acordo foi assinado em 14 de Junho de 1985 a bordo do barco Princesse Marie-Astrid, no Rio Mosela, próximo de Schengen, no Luxemburgo.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.