Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 maio 2012

15

Efemérides - 15 de Maio


Dia Internacional das Famílias

(A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou em 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família, com o objectivo de chamar a atenção de todo o mundo, através dos seus governos e responsáveis por políticas locais e pelas famílias, para a importância da Família como um núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades)


Dia Internacional dos Objectores de Consciência

(O Dia Internacional dos Objectores de Consciência celebra-se desde 1994 e teve origem nos Encontros Internacionais dos Objectores de Consciência (ICOM), que se organizaram todos os anos entre 1981 e 1997 por iniciativa dos grupos afiliados à Internacional dos Resistentes á Guerra, e que se realizaram nos Países Baixos, na Espanha, na Eslovénia, Áustria, Hungria, Turquia, Colômbia e Chade, entre outros. Foi assim que em 1985 o ICOM, na qual participaram mais de uma centena de militantes de mais de 20 países, decidiu tornar pela primeira vez o dia 15 de Maio como um dia de acção a favor da Objecção de Consciência, a fim de alertar a opinião pública mundial sobre a sua problemática, assim como denunciar as situações difíceis vividas pelos objectores de consciência em diversos países. Internacionalmente, a objecção de consciência é permitida quando o não cumprimento de ordens decorre do foro íntimo e da consciência religiosa ou ética da pessoa. Segundo a ONU, quem faz objecção de consciência deve oferecer uma alternativa de acção pacífica. Em vários países, desde meados do século XX, existem serviços militares alternativos, através dos quais os objectores de consciência cumprem a sua obrigação como auxiliares em instituições filantrópicas, como na enfermagem e outras profissões humanitárias.)



Dia da Independência da República do Paraguai
(declarada em 1811 - da Espanha)


1536 - Ana Bolena (cerca de 1501/07 - 1536) é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento Inglês. Foi Rainha de Inglaterra entre 1533 e 1536, sendo a segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra. O seu casamento foi polémico, do ponto de vista político e religioso e resultou na criação da Igreja Anglicana. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte de Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias e obras de ficção.



1567 - Foi baptizado neste dia (data de nascimento imprecisa) Claudio Monteverdi, compositor, maestro e cantor italiano. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifónica do Renascimento para um estilo mais livre, que se tornou característica central dos períodos do Maneirismo e do Barroco. (faleceu em 1643).



1608 - Nasceu René Goupil, missionário francês, um dos primeiros mártires da Igreja Católica Romana na América do Norte (Canadá e EUA). Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 29 de Junho de 1930. É o Santo Padroeiro dos Anestesistas. (faleceu em 1642).



1703 - Faleceu Charles Perrault, escritor e poeta francês que estabeleceu as bases para um novo género literário, o Conto de Fadas. Foi o primeiro a dar acabamento a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. As sua histórias mais conhecidas são: "O Capuchinho Vermelho", "A Bela Adormecida", "O Gato das Botas", "Cinderella", "Barba Azul" e "O Pequeno Polegar". (nasceu em 1628).



1859 - Nasceu Pierre Curie, físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezo-electricidade  e radioactividade. Prémio Nobel da Física em 1903, por, juntamente com sua esposa, Marie Curie, outra famosa física: "em reconhecimento pelos extraordinários serviços que ambos prestaram através das suas pesquisas conjuntas sobre os fenómenos da radiação descobertos pelo professor Henri Becquerel". (faleceu em 1906).



1862 - Nasceu Arthur Schnitzler, escritor e médico austríaco. (faleceu em 1931).



1905 - Nasceu Joseph Cotten, actor norte americano. (faleceu em 1994).


1906 - Nasceu Humberto Delgado, general português da Força Aérea que fundou a aeronáutica Civil em Portugal e deu a cara pelo principal movimento de tentativa de derrube da ditadura de Salazar em Portugal, através de eleições, em 1958. Conhecido como o "General sem medo", foi derrotado nas urnas num processo eleitoral fraudulento, a favor do candidato do regime ditatorial vigente. Foi obrigado a exilar-se no Brasil. Mais tarde foi  atraído a uma emboscada em Villanueva del Fresno (Espanha), onde foi assassinado, assim como à sua secretária, pela PIDE, a Polícia Política da ditadura de Salazar. (faleceu em 13 de Fevereiro de 1965).



1909 - Nasceu James Mason, actor britânico. (faleceu em 1984).


1914 - Nasceu Tenzing Norgay, alpinista sherpa nepalês. Foi o primeiro homem a chegar ao topo do Monte Everest, na companhia do alpinista neozelandês Edmund Hilary, em 29 de Maio de 1953. (faleceu em 1986).



1915 - Nasceu Mario Monicelli, argumentista e realizador de cinema italiano. (faleceu em 2010).


1920 - Nasceu Nasrallah Boutros Sfeir Mar, Cardeal, patriarca emérito do maior grupo cristão no Líbano, a Igreja Maronita, uma Igreja Católica do Oriente em comunhão com a Santa Sé. Foi confirmado Cardeal de Antioquia e do Levante Inteiro pelo Papa João Paulo II em 7 de Maio de 1986. Apresentou a sua renúncia em 2010, que foi aceite pelo Papa Bento XVI em 26 de Fevereiro de 2011.



1927 - Tem início a Primeira Volta a Portugal em Bicicleta.


1945 - Nasceu em Berna, na Suíça, Duarte Pio de Bragança, pretendente ao trono de Portugal e detentor do actual título de Duque de Bragança, reivindicando direitos sobre os títulos de Príncipe Real de Portugal e Rei de Portugal. É o actual Chefe da Casa Real Portuguesa.



1948 - Nasceu Brian Eno, músico, compositor e produtor musical britânico, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da ambient music.



1951 - Nasceu Chazz Palminteri, actor norte americano.



1953 - Nasceu Mike Oldfield, músico, guitarrista e compositor inglês, cuja música abrange um vasto leque de influências: rock progressivo, folk, música étnica, clássica, electrónica, new age e dance.


1967 - Nasceu Orlando Zapata, activista político cubano, opositor ao regime de Fidel e Raúl Castro. Foi prisioneiro político a partir de 2003. Faleceu em 2010 na sequência de uma greve de fome de mais de 80 dias, em protesto pelo regime do seu país e às condições desumanas da prisão.



1969 - Inauguração das instalações da Biblioteca Nacional de Portugal, na Cidade Universitária, Campo Grande, em Lisboa.



1974 - António de Spínola (1910-1996), General do Exército português, é nomeado Presidente da República Portuguesa pela Junta de Salvação Nacional. Foi o 14º presidente português e o primeiro presidente após a revolução do 25 de Abril de 1974.



1981 - Nasceu Zara Phillips, atleta de hipismo de élite e actual campeã europeia e mundial no concurso completo de equitação. É membro da família Real Inglesa, única filha de Anne, Princesa Real, e o seu primeiro marido, capitão Mark Philips.



2015 - Faleceu Riley Ben King, mais conhecido por B. B. King, guitarrista e cantor de blues norte americano. Foi um dos melhores guitarristas de blues de todos os tempos, sendo referido como o Rei do Blues. Foi considerado o sexto maior guitarrista do mundo pela revista norte americana Rolling Stone,ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix. (nasceu em 1925).



2016 - No 110º aniversário do General Humberto Delgado (1906-1965), fundador da Aeronáutica Civil em Portugal, o Aeroporto Internacional de Lisboa muda o seu nome para Aeroporto Humberto Delgado.


Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário