Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 maio 2012

17

Efemérides - 17 de Maio


Dia Mundial da Sociedade de Informação

Dia Mundial da Internet

(O Dia Mundial da Sociedade de Informação foi instituído no dia 17 de Maio por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, dando sequência ao encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, ocorrido em Túnis, em 2005. Comemorou-se pela primeira vez no dia 17 de Maio de 2006. O dia era anteriormente conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações, para comemorar a a fundaçãoda União Telegráfica Internacional, em 17 de Maio de 1865 e que se passou a designar, a partir de 1957,  por União Internacional das Telecomunicações - ITU - International Telecommunication Union, uma agência da Organização das Nações Unidas especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação com sede em Genebra, na Suíça. O principal objectivo deste dia é chamar a atenção de todo o mundo para as mudanças da sociedade proporcionada pela Internet e pelas novas tecnologias. A data também tem por objectivo ajudar a reduzir a chamada exclusão digital.)


Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia

(O Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia - International Day Against Homophobia, Biphobia and Transphobia - é festejado a 17 de Maio. A data foi escolhida lembrando a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 17 de Maio de 1990, e oficialmente declarada em 1992.)

Dia Mundial da Hipertensão

(declarado pela Organização Mundial de Hipertensão (WHL) desde 2005. A WHL é uma divisão da International Society of Hypertension (ISH), e possui relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde.)


Dia Internacional da Reciclagem

(Data instituída pela UNESCO, a fim de levar à reflexão sobre as questões ambientais e do consumismo)




Dia Nacional do Reino da Noruega
(data da assinatura da Constituição da Noruega, em 1814)


2027 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Celebra-se anualmente na Segunda-feira do Espírito Santo, que é a segunda-feira imediatamente após a festa de Pentecostes, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)




1628 - Nasceu Fernando Carlos, Arquiduque da Áustria entre 1646 e a sua morte. (faleceu em 1662).


1749 - Nasceu Edward Jenner, naturalista e médico britânico, criador da vacina contra a varíola em 1789. (faleceu em 1823).



1845 - Nasceu Jacint Verdaguer, sacerdote católico e um dos mais importantes poetas de língua catalã. (faleceu em 1902).


1866 - Nasceu Erik Satie, compositor e pianista francês, precursor de movimentos artísticos como o minimalismo, música repetitiva e teatro do absurdo. (faleceu em 1925).


1886 - Nasceu Afonso XIII de Espanha, último Rei de Espanha entre 1886 e 1931. Aclamado Rei quando era ainda menor, a sua mãe (Maria Cristina de Habsburgo-Lorena) foi a regente durante aquele período. (faleceu em 1941).



1922 - Nasceu Jean Rédélé, piloto e criador de automóveis francês, fundador da marca Alpine. (faleceu em 2007).



1936 - Nasceu Dennis Hopper, actor e realizador de cinema norte americano. (faleceu em 2010).


1940 - Nasceu Alan Curtis Kay, também conhecido por Alan Kay, cientista de computação norte americano, um dos inventores da linguagem de programação Smalltalk e um dos pais do conceito de 'programação orientada a objectos', que lhe valeu o Prémio Turing em 2003. Foi ele que concebeu o laptop e a arquitectura das modernas interfaces gráficas do utilizador (GUI - Graphical User Interface).


1945 - Nasceu Filipe La Féria, empresário teatral e encenador português.


1947 - Inaugurado o Pavilhão dos Desportos, actual Pavilhão Carlos Lopes (desde 1984), em Lisboa, com a abertura do III Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, prova que Portugal vence pela primeira vez.


1949 - Nasceu Bill Bruford, baterista inglês nos grupos, Yes, King Crimson, UK e Genesis, entre outros grupos de rock progressivo. Foi um dos criadores do rock progressivo. Segundo a Digital Dream Door, Bruford é o sétimo maior baterista de rock de todos os tempos.


1959 - Inauguração do Monumento ao Cristo Rei, em Almada.


1961 - Nasceu Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, cantora, instrumentista e compositora irlandesa.



1974 - Nasceu Andrea Corr, actriz e cantora irlandesa, vocalista da banda The Corrs.



2002 - Faleceu em Barcelona, Espanha, László Kubala, futebolista e treinador húngaro, único futebolista titular de três selecções (Hungria, Checoslováquia e Espanha).

2008 - Faleceu Zélia Gattai, escritora e fotógrafa brasileira. Foi esposa do escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001) até à morte deste. (nasceu em 1916).


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário