CAUDRON C-59
Quantidade: 1
Utilizadores: Aeronáutica Militar
Entrada ao serviço: 1923
Data de abate: Desconhecida
Dados Técnicos:
Avião monomotor terrestre, de trem de aterragem convencional fixo, com patim de cauda, biplano, revestido a tela, bilular de cabina descoberta, concebido para instrução de pilotagem. Tripulação 2 (piloto-instrutor e aluno).
b. Construtor
Avions Caudron / França.
c. Motopropulsor
Motor: 1 motor Hispano-Suiza 15 C.M.F. 8A, de 8 cilindros em V arrefecidos por líquido, de 150 hp.
Hélice: em madeira, de duas pás, de passo fixo.
d. Dimensões
Comprimento …………7,80 m
Altura …………………2,70 m
Área alar………………26,00 m²
e. Pesos
Peso vazio ……….....590 kg
Peso máximo………..890 kg
f. Performances
Velocidade máxima ……………170 km/h
Velocidade de cruzeiro …desconhecido
Tecto de serviço …………desconhecido
Autonomia ……………………..3h30
g. Armamento/Equipamento
Nenhum.
h. Capacidade de transporte
Nenhuma.
Resumo histórico:
O Caudron C-59 foi um biplano dos anos vinte do século XX que obteve grande êxito e cuja construção rondou os 1.800 exemplares.
O protótipo realizou o primeiro voo em 1921 e utilizava diversos motores e potências entre os 150 e 180 hp.
Os principais utilizadores foram a Aviação Militar e a Aviação Naval Francesas. Foram também exportados para diversos países, entre os quais a Finlândia, que se conta entre os utilizadores mais significativos.
Em 1936, 15 anos depois do primeiro voo, ainda estavam operativos onze Caudron C-59 na Força Aérea Francesa.
O protótipo realizou o primeiro voo em 1921 e utilizava diversos motores e potências entre os 150 e 180 hp.
Os principais utilizadores foram a Aviação Militar e a Aviação Naval Francesas. Foram também exportados para diversos países, entre os quais a Finlândia, que se conta entre os utilizadores mais significativos.
Em 1936, 15 anos depois do primeiro voo, ainda estavam operativos onze Caudron C-59 na Força Aérea Francesa.
Percurso em Portugal:
Quando, em 1923, a Aeronáutica Militar (AM) empreendeu a remodelação dos aviões de instrução de pilotagem, decidiu comparar dois aviões de sucesso na época: os Avro 504K e os Caudron C-59.
Este último foi preterido em relação aos Avro 504K, ficando como exemplar único da AM.
Estava pintado de alumínio e é provável que ostentasse as insígnias militares portuguesas. Não se sabe qual foi o seu destino. Quanto à data de abate não se dispõe de elementos esclarecedores. Contudo, a lista oficial da AM em 1925 não inclui este aparelho.
Este último foi preterido em relação aos Avro 504K, ficando como exemplar único da AM.
Estava pintado de alumínio e é provável que ostentasse as insígnias militares portuguesas. Não se sabe qual foi o seu destino. Quanto à data de abate não se dispõe de elementos esclarecedores. Contudo, a lista oficial da AM em 1925 não inclui este aparelho.
Fontes:
Foto: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Plano e Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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