Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29

Efemérides - 29 de Maio


























Dia Internacional das Forças de Manutenção de Paz das Nações Unidas
International Day of the United Nations Peacekeepers
(Dia dedicado aos soldados das Forças de Manutenção de Paz das Nações Unidas, consagrado pela resolução 57/129 da Assembleia Geral das Nações Unidas, visando comemorar a data em que, pela primeira vez, foi constituída a primeira missão de paz da ONU, a UNTSO, na Palestina, em 1948. Actualmente possui cerca de 120.000 soldados que servem em 17 missões espalhadas pelo mundo. Desde 1948, mais de 2.980 militares, polícias e funcionários civis perderam a vida ao serviço da paz. As Força de Manutenção de Paz das Nações Unidas receberem o Prémio Nobel da Paz em 1988, pelos esforços desenvolvidos em prol da paz no mundo.)



Dia Mundial da Energia
(celebra-se desde 1981 com o objectivo de sensibilizar a população mundial para a poupança de energia e incentivar para o uso de energias renováveis, de molde a tornar-se uma prática comum, a fim de transformar o uso da energia numa prática amiga do ambiente, assim como alertar para a utilização racional da energia. A Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o «Ano Internacional da Energia Sustentável para todos».)



2023 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Celebra-se anualmente na Segunda-feira do Espírito Santo, que é a segunda-feira imediatamente após a festa de Pentecostes, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)




1453 - Queda de Constantinopla - o Sultão otomano Mehmed II conquista Constantinopla, depois de um cerco de seis semanas, colocando fim ao Império Bizantino (o Império Romano do Oriente), um evento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.


1630 - Nasceu Carlos II de Inglaterra, Rei de Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1660 e a sua morte. (faleceu em 1685).



1762 - Nasceu Edmé Bouchardon, escultor e desenhador francês, considerado o maior escultor da sua geração. (faleceu em 1762).



1794 - Nasceu Antoine Bussy, farmacêutico e químico francês. Fez pesquisas no domínio dos compostos orgânicos e atribuiu, em 1833, o nome de acetona, a um desses compostos. (faleceu em 1882).


1860 - Nasceu Isaac Albéniz, compositor, pianista e dramaturgo espanhol, uma das figuras mais importantes da história musical de Espanha. (faleceu em 1909).




1874 - Nasceu Gilbert Keith Chesterton, conhecido como G. K. Chesterton, escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhador e conferencista britânico. (faleceu em 1936).


1880 - Nasceu Oswald Spengler, historiador e filósofo alemão. A sua obra "O Declínio do Ocidente" (1918), constituiu um marco nos debates historiográficos, filosóficos e políticos da intelectualidade europeia do século XX. (faleceu em 1936).



1903 - Nasceu Leslie Townes Hope, mais conhecido por Bob Hope, actor e comediante britânico radicado nos Estados Unidos. (faleceu em 2003).



1906 - Nasceu Terence Hanbury White, também conhecido por T. H. White, escritor britânico famoso por ter escrito "O único e eterno Rei", uma série de livros que recontam a obra de Thomas Malory sobre o Rei Artur, e que muitos consideram a versão definitiva sobre este rei. (faleceu em 1964).


1917 - Nasceu John F. Kennedy, político norte americano, 35º Presidente dos Estados Unidos da América entre 1961 e a sua morte. É considerado uma das grandes personalidades do século XX. Foi assassinado em Dallas, no Estado do Texas. (faleceu em 22 de Novembro de 1963).


1920 - Nasceu John Harsanyi, economista húngaro, Prémio Nobel da Economia em 1994, "pela sua análise básica de equilíbrio na teoria dos jogos não-cooperativos". (faleceu em 2000).


1923 - Nasceu Eduardo Lourenço de Faria, mais conhecido simplesmente como Eduardo Lourenço, professor, ensaísta e filósofo português. É considerado um dos mais prestigiados pensadores e filósofos portugueses do Século XX e início do Século XXI, sendo autor de várias obras de referência e detentor de vários prémios e condecorações, nacionais e internacionais.


1953 - O alpinista neo-zelandês Edmund Hilay (1919-2008) e o alpinista scherpa nepalês Tenzing Norgay (1914-1986), chegam pela primeira vez ao monte Everest, no Nepal, o pico mais alto da Terra.


1980 - Faleceu Maximiano de Sousa, mais conhecido por Max, cantor e fadista português, um dos mais populares vedetas de rádio e televisão em Portugal, desde a década de 1940 até à sua morte. (nasceu em 1918).


1987 - Abertura ao público da Casa de Serralves, precursora da Fundação Serralves, que viria a ser instituída dois anos depois. É reconhecida como uma das principais instituições culturais portuguesas e a mais relevante do Norte de Portugal. 


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário