Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05 junho 2012

5

Efemérides - 5 de Junho


Dia Mundial do Meio Ambiente

(Foi criado pela resolução XXVII da Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o "Ambiente Humano". Tem como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. Este dia faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e, para o ano de 2012, será subordinado ao tema "Economia Verde: Ela te inclui?".)



Dia Nacional do Reino da Dinamarca

(A origem da Dinamarca perde-se na pré-história e a sua independência surgiu ainda antes do século VIII. Foi organizada como um Estado unificado no século X, sendo cristianizada por missionários ingleses e saxões. No século XIX, o movimento liberal e nacional dinamarquês ganhou impulso e teve o seu momento culminante em 1830. Em 1849 uma nova Constituição estabelece um ponto final no Absolutismo e institui a Monarquia constitucional. Neste dia celebra-se o Dia da Constituição, que é o dia Nacional da Dinamarca.)



Dia da Independência da República da Sérvia

(consumada após a votação para a independência do Montenegro, em que se consumou a dissolução formal da antiga Federação da Jugoslávia, em 2006.)


2006, 2017 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Segunda-feira do Espírito Santo, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)



1723 - Nasceu Adam Smith, economista e filósofo escocês. É o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo económico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida e que continua a ser usada como obra de referência pelas gerações de economistas. (faleceu em 1790).


1729 - Nasceu Cláudio Manuel da Costa, jurista e poeta brasileiro. (faleceu em 1789).


1760 - Nasceu Johan Gadolin, químico, físico e mineralogista finlandês. Descobriu o elemento químico Ítrio e foi o precursor da actual pesquisa finlandesa na área da química. (faleceu em 1852).


1783 - Primeiro voo do primeiro balão aerostático tripulado do mundo, tripulado por um dos Irmãos MontgolfierJacques-Étienne (1745-1799) e Joseph-Michel (1740-1810), inventores franceses criadores deste balão.  


1804 - Nasceu Robert Hermann Schomburgk, explorador britânico. (faleceu em 1865).



1819 - Nasceu John Couch Adams, astrónomo britânico. (faleceu em 1892).


1862 - Nasceu Allvar Gullstrand, oftalmologista sueco, Prémio Nobel da Fisiologia / Medicina em 1911, "pela descoberta de mecanismos intracapsulares pelos quais se processa a acomodação visual, as dioptrias do olho". (faleceu em 1930).


1878 - Nasceu José Doroteo Arango, mais conhecido por Pancho Villa, um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana. (faleceu em 1923).



1883 - Nasceu John Maynard Keynes, economista britânico considerado o pai da macroeconomia moderna e um dos economistas mais influentes do século XX. A sua ideologia constitui, até hoje, a essência da política económica mantida nos Estados Escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia Islândia e Dinamarca), cujas populações desfrutam dos melhores padrões de vida do mundo. (faleceu em 1946).


1897 - Nasceu Charles Hartshorne, proeminente filósofo norte americano, envolvido nos estudos relacionados com a religião e a metafísica. Foi um dos notáveis que produziu prova para a existência de Deus. (faleceu em 2000).


1898 - Nasceu Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol, uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, foi executado pelos nacionalistas. (faleceu em 1936).


1900 - Nasceu Dennis Gabor, inventor e engenheiro electricista húngaro naturalizado britânico, conhecido pela invenção e aperfeiçoamento da holografia, pelo qual recebeu o Prémio Nobel da Física em 1971. (faleceu em 1979).


1901 - Nasceu Anastásia Nikolaevna Romanova, a quarta filha e a segunda mais nova do czar Nicolau II da Rússia e da czarina Alexandra Feodorovna, os últimos governantes autocráticos da Rússia Imperial. Foi assassinada por soldados bolcheviques, juntamente com os restantes membros da família imperial russa. (faleceu em 1918).


1907 - Nasceu Sir Rudolf Peierls físico alemão nacionalizado britânico em 1943. Quando o Partido Nazi assumiu o poder na Alemanha, em 1933, Peierls era bolsista na Fundação Rockfeller em Cambridge, Inglaterra, decidindo, por isso, não voltar à Alemanha. Foi um eminente investigador nuclear britânico. (faleceu em 1995).


1941 - Nasceu Erasmo Carlos, cantor e compositor brasileiro.


1941 - Nasceu Martha Argerich, pianista argentina, considerada uma das maiores pianistas virtuosas do seu tempo.



1946 - Nasceu Stefania Sandrelli, actriz de cinema italiana.



1952 - Nasceu Nicko McBrain, baterista inglês do grupo Iron Maiden desde 1982.




1956 - Nasceu Kenny G, músico, compositor e saxofonista norte americano. É o músico instrumental mais vendido do mundo, com mais de 80 milhões de discos vendidos.



1956 - Nasceu Michael E. Brown, astrónomo norte americano, considerado o maior responsável pela reclassificação de Plutão como planeta anão.



1962 - Nasceu Astrid da Bélgica, única filha do Rei Albert II da Bélgica e da Rainha Paola.



1964 - Nasceu Rick Riordan, escritor de literatura fantástica norte americano.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário