Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10

Efemérides - 10 de Julho



Dia da Independência da Comunidade das Bahamas

(Comemora a data da Independência, do Reino Unido, em 1973)

Ver  Bahamas




1509 - Nasceu João Calvino, teólogo cristão francês com grande influência na Reforma Protestante, por muitos conhecida como Calvinismo. Esta variante do Protestantismo que ele ensinou e viveu foi bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul, Inglaterra, Escócia e Estados Unidos. (faleceu em 1564).



1584 - Faleceu Guilherme I, Príncipe de Orange entre 1544 e 1584. Foi o grande impulsionador do movimento de independência dos Países Baixos, sendo considerado como o fundador da nação. O Hino Nacional dos Países Baixos, Wilhelmus, foi uma canção popular da época escrita em seu apoio. A cor nacional, o laranja, é uma referência directa ao nome do principado de Orange (laranja). (nasceu em 1533).



1759 - Nasceu Pierre-Joseph Redouté, pintor francês cognominado de "o Rafael das flores". (faleceu em 1840).



1830 - Nasceu Camille Pissarro, pintor francês, co-fundador do impressionismo. (faleceu em 1903).



1851 - Faleceu Louis Jacques Mandé Daguerre, pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, autor da primeira patente para um processo fotográfico, o "daguerreótipo", em 1835. (nasceu em 1787).


1856 - Nasceu Nikola Tesla, inventor nascido no Império Austríaco (actual Croácia) e nacionalizado norte americano, considerado o inventor da idade moderna. Os seus trabalhos formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica e corrente alterna, incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor de corrente alterna, com os quais ajudou no início da Segunda Revolução Industrial. Contribuiu em diferentes medidas para o desenvolvimento da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear e física teórica. Em 1943, o Tribunal dos Estados Unidos reconheceu-o como o inventor do rádio e da transmissão sem fios. (faleceu em 1943).



1871 - Nasceu Marcel Proust, escritor francês, conhecido pela sua obra "Em busca do Tempo Perdido", publicada em sete partes, entre 1913 e 1927. (faleceu em 1922).


1895 - Nasceu Carl Orff, compositor alemão, um dos mais destacados do século XX, famoso sobretudo pela sua cantata Carmina Burana e pela criação, na área da pedagogia musical, do Método Orff de ensino musical para crianças e leigos, em 1925. (faleceu em 1982).



1920 - Nasceu Owen Chamberlain, físico norte americano, Prémio Nobel da Física em 1959, pela descoberta do anti-próton, uma partícula fundamental. (faleceu em 2006).



1925 - Nasceu Vasco de Oliveira Granja, mais conhecido como Vasco Granja, cinéfilo e apresentador de televisão português, grande responsável pela divulgação do cinema de animação e da banda desenhada em Portugal. Em 1952 e 1965 foi preso pela polícia política por, através da projecção de filmes, angariar dinheiro para a resistência portuguesa e por pertencer ao Partido Comunista Português. Em 1974 inicia na RTP a apresentação do programa de televisão "Cinema de Animação", destinado a dar a conhecer o cinema de animação de todo o mundo. Durou 16 anos, com mais de 1000 programas transmitidos. (faleceu em 2009).



1942 - Nasceu Ronnie James Dio, músico e compositor norte americano, famoso como vocalista das bandas Rainbow e Black Sabbath. É considerado o maior vocalista da história do Heavy Metal, recebendo o apelido de "Rei do Metal". (faleceu em 2010).


1962 - Os Estados Unidos lançam o primeiro satélite de comunicações, o Telstar I, que permitiu a primeira transmissão de televisão ao vivo entre a Europa e os Estados Unidos. A sua actividade durou sete meses.


1980 - Nasceu Jessica Simpson, cantora de música pop e country, compositora e actriz norte americana.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.