Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20

Efemérides - 20 de Julho


Dia da Independência da República da Colômbia

(Celebra a Declaração da Independência, de Espanha, em 1810)




356 a.C. - Nasceu Alexandre III, O Grande, Príncipe e Rei da Macedónia (Macedónia antiga, conjunto dos povos que habitavam a região da Grécia e Anatólia). Foi o mais célebre conquistador do Mundo antigo. Durante a sua juventude teve como preceptor o filósofo Aristóteles. Tornou-se rei aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai, Filipe II. Alexandre levou os exércitos da Macedónia ao Egipto, derrotou o Império Persa e chegou até à Índia. Construído num curto período de 11 anos, o Império Macedónio contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Alexandre fundou uma grande quantidade de cidades e promoveu a fusão da cultura grega com a dos povos conquistados, dando origem ao que se conhece por Helenismo ou Período Helénico. (faleceu em 323 a.C.).


1304 - Nasceu Francesco Petrarca, intelectual, poeta e humanista italiano. É considerado o inventor do Soneto, tipo de poema composto por 14 versos. É igualmente tido como o "Pai do Humanismo". (faleceu em 1374).


1519 - Nasceu Giovanni Antonio Facchinetti, 230º Papa, como Papa Inocêncio IX entre 3 de Novembro e 30 de Dezembro de 1591, data em que faleceu.


1822 - Nasceu Gregor Mendel, monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco pioneiro da genética e actualmente considerado o "Pai da Genética". (faleceu em 1884).


1873 - Nasceu Alberto Santos Dumont, inventor e pioneiro da aviação no Brasil. Projectou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, além de outros feitos. (faleceu em 1932).


1919 - Nasceu Edmund Hillary, alpinista e explorador neozelandês. Foi o primeiro homem a subir ao Monte Everest (8850m), juntamente com o guia sherpa nepalês Tenzing Norgay, em 29 de Maio de 1953. (faleceu em 2008).


1947 - Nasceu Carlos Santana, guitarrista e compositor mexicano, líder da banda Santana Blues Band, conhecida mais tarde somente por "Santana".


1955 - Faleceu em Lisboa, Calouste Gulbenkian, engenheiro, empresário arménio otomano, grande mecenas e coleccionador de arte. A sua herança esteve na origem da criação da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma referência das artes, da ciência e da cultura em Portugal. (nasceu em 1869).

1956 - É criada, em Lisboa, a Fundação Caluoste Gulbenkian, instituição portuguesa criada pelo mecenas Caluoste Gulbenkian, a partir do seu testamento e um ano após a sua morte. Referência de grande valor na cultura portuguesa, a Fundação Caluoste Gulbenkian já dispôs de uma grande Companhia de Bailado, tendo actualmente uma orquestra, um coro, bibliotecas, salas de espectáculos e dois museus (arte antiga e contemporânea), com cerca de seis mil peças.


1969 - Pela primeira vez, um ser humano pisa o solo lunar. A missão Apollo 11, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins (todos nascidos em 1930). Neil Armstrong, ao pisar, pela primeira vez, a Lua, proferiu a célebre frase "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade".


1973 - Faleceu Bruce Lee, actor, instrutor de artes marciais, argumentista, director e produtor de cinema sino-americano. Nasceu em São Francisco mas cresceu em Hong Kong até à sua adolescência. Os seus pais eram chineses, de Hong Kong. Aos 18 anos voltou para a América. Foi o fundador do movimento de artes marciais Jeet kune do. É considerado como o lutador de artes marciais mais influente do mundo e um ícone cultural. (nasceu em 1940).



1980 - Nasceu Gisele Bündchen, modelo, actriz e empresária brasileira, considerada pela revista Rolling Stone a modelo mais bonita do mundo em 2000.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário