Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30

Efemérides - 30 de Julho



Dia Internacional da Amizade

(Acredita-se que a ideia de criar o Dia Internacional da Amizade tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de Julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e acabou sendo adoptada em outras partes do mundo. Em 27 de Abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", reconheceu-se "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo". 
Através da Resolução A/RES/65/275 decidiu designar como Dia Internacional da Amizade o dia 30 de Julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países, e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral. Para comemorar este dia, as Nações Unidas convida todos os Estados membros, as organizações internacionais e regionais, assim como a sociedade civil, a realizar eventos e actividades que contribuam com os esforços da comunidade internacional para promover o diálogo entre as civilizações, a solidariedade, a compreensão mútua e a reconciliação.)


Dia da Independência da República do Vanuatu

(Comemora o dia em que a República do Vanuatu se tornou independente da França, em 1980, assim como a entrada em vigor da primeira Constituição, na mesma data.)


Dia Nacional do Reino de Marrocos

(Celebra o dia da entronização do Rei Mohammed VI, em 30 de Julho de 1999. Mohammed VI é o actual Rei de Marrocos, tendo sido coroado em 23 de Julho de 1999, após a morte de seu pai, o Rei Hassan II (1929-1999). O Rei Mohammed VI tem assegurado a legalidade de uma monarquia constitucional, o sistema político que vigora em Marrocos desde a Constituição de 1972.)




762 - Fundação da cidade de Bagdade, capital do Iraque, pelo Califa Abu Ja'far Al-Mansur (938-1002).



1511 - Nasceu Giorgio Vasari, pintor e arquitecto italiano conhecido principalmente pelas suas biografias de artistas italianos. Também é conhecido por ser o primeiro historiador da arte, através do seu livro "As vidas dos Pintores, Escultores e Arquitectos", onde registou a biografia dos principais artistas do Renascimento. O termo Gótico foi pela primeira vez impresso no seu livro, publicado em 1550. (faleceu em 1574).



1818 - Nasceu Emily Brontë, escritora e poetisa britânica, autora do romance "O Morro dos Ventos Uivantes" ou "O Monte dos Vendavais", na edição portuguesa, editado em 1847 e considerado um clássico da literatura inglesa e mundial. (faleceu em 1848).



1848 - Inauguração da iluminação a gás, na Baixa de Lisboa.



1857 - Nasceu Thorstein Veblen, economista e sociólogo norte americano, filho de emigrantes noruegueses. É considerado o fundador da economia institucional do pensamento económico. (faleceu em 1929).



1863 - Nasceu Henry Ford, empresário norte americano, fundador da Ford Motor Company, em 1903 e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série, de forma a executar a produção em massa de automóveis em menos tempo e ao menor custo. (faleceu em 1947).



1898 - Nasceu Henry Moore, artista e escultor britânico, conhecido pelas suas esculturas monumentais abstractas espalhadas um pouco por todo o mundo. (faleceu em 1986).



1906 - Nasceu Mário Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. (faleceu em 1994).



1928 - Nasceu Eunice Muñoz, actriz de cinema, teatro e televisão portuguesa, considerada uma das melhores actrizes portuguesas de todos os tempos.



1940 - Nasceu Nicolau Breyner, actor de cinema, teatro e televisão português, considerado um dos melhores actores portugueses. (faleceu em 2016).



1941 - Nasceu Paul Anka, cantor e compositor canadense com nacionalidade norte americana (desde 1990).



1947 - Nasceu Arnold Schwarzenegger, ex-culturista, actor, empresário e político norte americano nascido na Áustria. Foi o 38º Governador do estado da Califórnia entre 2003 e 2011.



1950 - Faleceu Guilhermina Suggia, violoncelista portuguesa, considerada uma das melhores violoncelistas portuguesas de sempre. Estudou no Conservatório de Leipzig, Alemanha, e estreou-se como solista no aniversário da Orquestra Gewandhaus, em 26 de Fevereiro de 1903, apenas com 17 anos de idade. (nasceu em 1885).



1958 - Nasceu Kate Bush, cantora e compositora inglesa.



1961 - Nasceu Laurence Fishburne, actor norte americano.



1963 - Nasceu Lisa Kudrow, actriz norte americana.



1969 - Nasceu Simon Baker, actor de cinema e televisão australiano. Vive nos Estados Unidos desde 1995.



1974 - Nasceu Hilary Swank, actriz norte americana.



2003 - O último Volkswagen Carocha, modelo criado em 1938 na Alemanha por Ferdinand Porsche, é produzido na fábrica de Puebla, no México.



2007 - Faleceu Ingmar Bergman, dramaturgo e realizador de cinema sueco.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário