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31 agosto 2012

Caproni Ca-100 Caproncine



Imagem 1

CAPRONI Ca-100 CAPRONCINE

Quantidades: 1
Utilizador: Aeronáutica Militar
Entrada ao serviço: 1934
Data de abate: 1939


Dados Técnicos:

a.      Tipo de Aeronave

                Avião monomotor terrestre, de trem de aterragem convencional fixo, com patim de cauda, biplano com asa inferior de maior envergadura que a superior, revestido a tela, bilugar com cabina descoberta, destinado à instrução de pilotos. Tripulação: 2 (piloto-instrutor e instruendo).

b.      Construtor

        Società Italiana Caproni / Itália;
        Sob licença:     Macchi / Itália;
                               Caproni Bulgarian / Bulgária;
                               Desconhecido / Peru.

c.       Motopropulsor

        Motor: 1 motor Colombo S-63, de 6 cilindros em linha arrefecidos por líquido, de 135 hp.
        Hélice: Em madeira, de duas pás, de passo fixo.

d.      Dimensões

        Envergadura …………. 10,00 m                          
Imagem 2
        Comprimento …..…….…7,30 m
        Altura………….……...…..2,75 m
        Área alar ……….…….. 22,50 m²

e.      Pesos

        Peso vazio……………..520 kg
        Peso máximo……….…755 kg

f.        Performances

        Veloc. máxima …….....165 Km/h
        Veloc. de cruzeiro .......155 Km/h
        Tecto de serviço ……4.000 m
        Raio de acção ……...…500 Km

g.      Armamento

        Sem armamento.

h.      Capacidade de transporte

        Nenhuma.





Resumo histórico:
     O Caproni Ca-100 Caproncine era a versão italiana do britânico De Havilland DH-60 Moth, fabricado sob licença pela Caproni, que lhe introduziu algumas alterações, dotando-o de um novo desenho no conjunto estabilizador de cauda e de asas com o formato característico das dos aviões que produzia. 
     Na sequência dos bons resultados obtidos pelo protótipo durante 1928, a Régia Aeronáutica Italiana encomendou 680 exemplares, que utilizou na instrução de pilotos.
     A fábrica italiana Macchi construiu 30 aviões na versão de hidroavião de flutuadores, que foram designados por Caproni Ca-100 Idro, e outros tantos na subsidiária Caproni Bulgarian, estes com a designação KB-1. Foram também construídos no Peru, desconhecendo-se o fabricante.


Percurso em Portugal:
     Um único exemplar do Caproni Ca-100 Caproncine foi adquirido em 1934 pela Aeronáutica Militar (AM), tendo em vista a selecção de um novo avião para a instrução elementar de pilotos. 

     Concorrendo com o Avro 631 Cadet e com o De Havilland DH-82 Tiger Moth, acabou por ser preterido a favor deste último. O Caproni Ca-100 foi entregue ao Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento (GIAB), de Alverca, que pouco uso lhe deu. Foi-lhe atribuída a matrícula da AM número 500.

     Encontrava-se pintado com a fuselagem em azul-escuro. As asas e o conjunto de cauda estavam pintadas em amarelo. A Cruz de Cristo, sobre círculo branco, estava colocada nos extradorsos das asas superiores e nos intradorsos das asas inferiores. A bandeira nacional, com escudo, em forma rectangular, estava pintada em ambos os lados do leme de direcção. Uma faixa azul e vermelha (as cores do GIAB) envolvia a fuselagem em diagonal, sobre a qual estavam pintados a branco os algarismos da matrícula (500).
     O Caproni Ca-100 Caproncine foi retirado de serviço em 1939.


Fontes:
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.

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