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CAPRONI Ca-100 CAPRONCINE
Quantidades:
1
Utilizador:
Aeronáutica Militar
Entrada
ao serviço: 1934
Data de abate: 1939
Dados Técnicos:
a.
Tipo de Aeronave
Avião monomotor terrestre, de
trem de aterragem convencional fixo, com patim de cauda, biplano com asa
inferior de maior envergadura que a superior, revestido a tela, bilugar com
cabina descoberta, destinado à instrução de pilotos. Tripulação: 2 (piloto-instrutor e instruendo).
b.
Construtor
Società Italiana Caproni / Itália;
Sob licença: Macchi / Itália;
Caproni Bulgarian / Bulgária;
Desconhecido / Peru.
c.
Motopropulsor
Motor: 1 motor Colombo S-63, de 6
cilindros em linha arrefecidos por líquido, de 135 hp.
Hélice: Em madeira, de duas pás, de
passo fixo.
d.
Dimensões
Envergadura …………. 10,00 m
Altura………….……...…..2,75 m
Área alar ……….…….. 22,50 m²
e.
Pesos
Peso vazio……………..520 kg
Peso máximo……….…755 kg
f.
Performances
Veloc. máxima …….....165 Km/h
Veloc. de cruzeiro .......155 Km/h
Tecto de serviço ……4.000 m
Raio de acção ……...…500 Km
g.
Armamento
Sem armamento.
h.
Capacidade de
transporte
Nenhuma.
Resumo histórico:
O Caproni Ca-100 Caproncine era a versão italiana do
britânico De Havilland DH-60 Moth, fabricado sob licença pela Caproni, que lhe
introduziu algumas alterações, dotando-o de um novo desenho no conjunto
estabilizador de cauda e de asas com o formato característico das dos aviões que
produzia.
Na sequência dos bons resultados obtidos pelo protótipo durante 1928,
a Régia Aeronáutica Italiana encomendou 680 exemplares, que utilizou na
instrução de pilotos.
A fábrica italiana Macchi construiu 30 aviões na versão de hidroavião de flutuadores, que foram designados por Caproni Ca-100 Idro, e outros tantos na subsidiária Caproni Bulgarian, estes com a designação KB-1. Foram também construídos no Peru, desconhecendo-se o fabricante.
A fábrica italiana Macchi construiu 30 aviões na versão de hidroavião de flutuadores, que foram designados por Caproni Ca-100 Idro, e outros tantos na subsidiária Caproni Bulgarian, estes com a designação KB-1. Foram também construídos no Peru, desconhecendo-se o fabricante.
Percurso em Portugal:
Um único exemplar do Caproni Ca-100 Caproncine foi
adquirido em 1934 pela Aeronáutica Militar (AM), tendo em vista a selecção de
um novo avião para a instrução elementar de pilotos.
Concorrendo com o Avro 631
Cadet e com o De Havilland DH-82 Tiger Moth, acabou por ser preterido a favor deste
último. O Caproni Ca-100 foi entregue ao Grupo Independente de Aviação de
Bombardeamento (GIAB), de Alverca, que pouco uso lhe deu. Foi-lhe atribuída a
matrícula da AM número 500.
Encontrava-se pintado com a fuselagem em azul-escuro. As
asas e o conjunto de cauda estavam pintadas em amarelo. A Cruz de Cristo, sobre
círculo branco, estava colocada nos extradorsos das asas superiores e nos
intradorsos das asas inferiores. A bandeira nacional, com escudo, em forma
rectangular, estava pintada em ambos os lados do leme de direcção. Uma faixa
azul e vermelha (as cores do GIAB) envolvia a fuselagem em diagonal, sobre a
qual estavam pintados a branco os algarismos da matrícula (500).
O Caproni Ca-100 Caproncine foi retirado de serviço em
1939.
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino
Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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