Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16

Efemérides - 16 de Setembro




Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

(Dia instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da sua Resolução 49/114, de 1994,  a fim de comemorar o dia 16 de Setembro de 1987, data em que foi assinado o Protocolo de Montreal, para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozono. Pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção para a tomada de medidas de acção a nível global, regional e nacional relativas à protecção da camada de ozono.)



Dia da Independência dos Estados Unidos Mexicanos

(Nome oficial do México. Comemora o dia da declaração da independência, de Espanha, em 1810.)



Dia da Independência do Estado Independente da Papua-Nova Guiné

(Comemora o dia da independência, da Austrália, em 1975.)



1098 - Em data incerta, nasceu Santa Hildegarda de Bingen, monja beneditina, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica, poetisa, dramaturga e escritora alemã, Mestra do Mosteiro de Rupertsberg, em Bingen am Rhein, na Alemanha. Foi canonizada pelo Papa Gregório XIII em 1584. Em 7 de Outubro de 2012 será proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI. (faleceu em 17 de Setembro de 1179).



1782 - O Brasão de Armas dos Estados Unidos da América é usado pela primeira vez.


1837 - Nasceu Pedro V de Portugal, O Esperançoso ou O Bem-Amado, Rei de Portugal entre 1853 e a sua morte. (faleceu em 1861).



1853 - Nasceu Albrecht Kossel, médico alemão, Prémio Nobel da Fisiologia / Medicina em 1910, "por descobrir as bases adenina e timina do ácido nucleico". (faleceu em 1927).



1855 - Inauguração, em Lisboa, das primeiras estações de telégrafo: no Terreiro do Paço, Cortes e Necessidades.



1886 - Nasceu Hans Peter Wilhem Arp, mais conhecido como Hans Arp ou Jean Arp, pintor, poeta e escultor alemão, naturalizado francês. (faleceu em 1966).



1908 - Fundação da General Motors, por William Durant, em Flint, Michigan. Actualmente possui a sua sede em Detroit, Estados Unidos da América.


1921 - Nasceu Fernando Aroso, fotógrafo português conhecido pelo seu contributo à música popular portuguesa, sendo que muitas das suas fotos constituem como que uma  imagem de marca da editora musical Orfeu.



1924 - Nasceu Lauren Bacall, actriz de cinema, teatro e televisão norte americana.



1925 - Nasceu Riley Ben King, mais conhecido por B. B. King, guitarrista e cantor de blues norte americano. Foi um dos melhores guitarristas de blues de todos os tempos, sendo referido como o Rei do Blues. Foi considerado o sexto maior guitarrista do mundo pela revista norte americana Rolling Stone,ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix. (faleceu em 2015).



1927 - Nasceu Peter Falk, actor norte americano famoso pelo seu papel em "Columbo", uma série policial de TV da década de 70. (faleceu em 2011).



1952 - Nasceu Mickey Rourke, actor, argumentista e ex-pugilista norte americano.



1956 - Nasceu David Seth Kotkin, mais conhecido por David Copperfield, mágico e ilusionista norte americano, considerado o melhor ilusionista do mundo.


1973 - Faleceu Víctor Jara, professor, director de teatro, poeta, cantor, compositor, músico e activista político chileno. Foi preso, torturado e fuzilado, após o golpe militar de 11 de Setembro de 1973, pelas forças da ditadura de Pinochet. (nasceu em 1932).



1977 - Faleceu Maria Callas, cantora lírica e soprano norte americana de ascendência grega, considerada a maior celebridade da ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. (nasceu em 1923).


1980 - Faleceu Jean Piaget, epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Foi o fundador da Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da génese psicológica do pensamento humano. (nasceu em 1896).



2003 - Faleceu Sérgio Ortega Alvarado, músico e compositor chileno, director da Escola Nacional de Música de Paris e autor da canção "Venceremos". (nasceu em 1938).



2006 - Edição do primeiro número do semanário "Sol", em Portugal, dirigido por José António Saraiva.


2010 - O Papa Bento XVI inicia uma visita de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um líder do Vaticano a um país maioritariamente anglicano em 500 anos.


Fontes:
Cortesia de Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário