Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

08 setembro 2012

8

Efemérides - 8 de Setembro



Dia Internacional do Jornalista

(Dia instituído pela Organização das Nações Unidas em homenagem ao jornalista checo Julius Fucik. Foi membro do partido comunista da antiga Checoslováquia e fez parte da resistência contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Acabou por ser preso e assassinado em 8 de Setembro de 1943. Nesta altura, Julius Fucik revelava-se um acérrimo defensor da liberdade de imprensa e inspirava nos seus despachos a luta contra o fascismo, advogando os ideais de independência dos povos oprimidos, o que lhe valeu, em 1950, o Prémio da Paz, a título póstumo, outorgado pelo Conselho Mundial da Paz. Aliados ao pensamento de Fucik, jornalistas de todo o mundo consubstanciam a sua actividade profissional quotidiana à defesa das mais nobres aspirações dos povos, relacionadas com os direitos humanos, liberdade de expressão e melhoria das condições sociais, colocando muitas vezes em risco as próprias vidas.)



Dia Mundial da Fisioterapia

(Dia instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT, organização representativa de mais de 300.000 terapeutas de todo o mundo, fundada em 1951 em Copenhaga, Dinamarca.)



Dia Internacional da Alfabetização

(Declarado em 1967 pela UNESCO, com o objectivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial em relação ao desenvolvimento e à educação. Existem no mundo cerca de 800 milhões de adultos que não sabem ler e escrever.)



Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial

(Este dia evoca a data em que foi fundada a Organização das Cidades do Património Mundial, em 8 de Setembro de 1993 em Fez, Marrocos. Assinala a relação de solidariedade existente entre as cidades do Património Mundial, através desta organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, composta por mais de 200 cidades do mundo inteiro, que possuem no seu território um sítio inscrito pela UNESCO na Lista do Património Mundial. Esta organização tem igualmente um papel junto das Nações Unidas, da UNESCO, do Banco Mundial e do Conselho da Europa no sentido de sensibilizar estes organismos para a importância da protecção das cidades históricas em caso de conflitos armados.)



Dia Nacional do Principado de Andorra

(Dia em que se celebra a Festa Nacional de Andorra ou Dia da Pátria. Comemora-se neste dia em honra  da Virgem de Meritxell, declarada Padroeira do Principado de Andorra em 1873, tendo sido coroada de forma solene em 8 de Setembro de 1921. Desde então é celebrado neste dia a festa nacional do Principado.)



Dia da Independência da República da Macedónia

(Comemora o dia da declaração da independência, da Jugoslávia, em 1991.)




1157 - Nasceu Ricardo I de Inglaterra, também conhecido pelo cognome de Ricardo Coração de Leão, Rei de Inglaterra entre 1189 e a sua morte. (faleceu em 1199).


1474 - Nasceu Ludovico Ariosto, poeta italiano. (faleceu em 1533).


1504 - Primeira exibição da estátua "David", uma das esculturas mais famosas do pintor, escultor, poeta e arquitecto italiano, Miguel Ângelo (1475-1564), um dos maiores criadores da história da arte no Ocidente.


1545 - Uma expedição espanhola chega à Flórida, fundando o primeiro povoado europeu na América do Norte.


1588 - Nasceu Marin Mersenne, matemático, teórico musical, padre, teólogo e filósofo francês. (faleceu em 1648).



1636 - Fundação da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, a primeira instituição do ensino superior dos Estados Unidos. Recebeu este nome em 13 de Março de 1639, em homenagem a um dos seus principais mecenas, John Harvard (1607-1638).


1664 - Rendição da colónia holandesa de Nova Amsterdão aos ingleses, que a nomeiam Nova Iorque.


1767 - Nasceu August Wilhelm Schlegel, poeta, tradutor e crítico alemão. (faleceu em 1845).


1830 - Nasceu Frédéric Mistral, escritor francês em língua provençal, Prémio Nobel da Literatura em 1904. (faleceu em 1914).



1841 - Nasceu Antonín Leopold Dvorak, mais conhecido por Anton Dvorak, compositor checo do período romântico. (faleceu em 1904). Rep, Checa


1883 - É concluída a linha de caminho de ferro que atravessava os Estados Unidos da América de costa a costa, a Northern Pacific Railway. A empresa foi fundida com outras empresas ferroviárias americanas em 1970. Em quase 70 anos de operação sofreu apenas a morte de um passageiro.


1925 - Nasceu Peter Sellers, actor de cinema e televisão britânico, famoso pelo seu papel de intérprete do inspector Jacques Closeau, da série "A Pantera Cor-de-Rosa", entre outros. (faleceu em 1980).


1938 - Nasceu José Augusto Torres, também conhecido por José Torres, antigo jogador de futebol português conhecido pela alcunha de "O bom gigante". Foi jogador da selecção nacional, onde foi capitão, e representou o Benfica entre 1959 e 1971, entre outros. (faleceu em 2010).


1949 - Faleceu Richard Strauss, compositor e maestro alemão, um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e o início da Idade Moderna. (nasceu em 1864).


1970 - Faleceu Percy Spencer, engenheiro norte americano, inventor do forno de micro-ondas, em 1945, ao serviço da empresa "Raytheon". (nasceu em 1894).


1988 - Nasceu Gustav Schäfer, baterista da banda alemã Tokio Hotel desde 2001.


2003 - Faleceu Leni Riefensthal, realizadora de cinema alemã da era nazista, famosa pela estética que aplicava nos seus filmes, a maior parte respeitante a filmes de propaganda do Partido Nazista alemão. (nasceu em 1902).


2015 - A Rainha Isabel II do Reino Unido é, partir desta data, a monarca com o reinado mais longo da História no trono britânico, ultrapassando a sua trisavó, Vitória do Reino Unido.


2022 - Faleceu a Rainha Isabel II do Reino Unido. Protagonizou o mais longo reinado da Monarquia do Reino Unido e um dos mais longos reinados do mundo num total de pouco mais de 70 anos.


Fontes:
Cortesia do Blog  "Idade Certa, do skate à bengala, a idade certa é a sua"
Cortesia da Confederação Mundial de Fisioterapia
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário