Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20

Efemérides - 20 de Outubro


Dia Mundial contra a Osteoporose

Pare na primeira, faça com que a sua primeira fractura seja a última» (Stop a tone, make your first break your last) é o tema da escolhido pela International Osteoporosis Foundation (IOF) - Fundação Internacional de Osteoporose, para comemorar, em 2012, o Dia Mundial da Osteoporose. Celebrado a 20 de Outubro, a data visa aumentar a consciencialização global sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose e de doenças metabólicas ósseas.O Dia Mundial da Osteoporose promove campanhas nacionais pelas sociedades de pacientes com osteoporose em todo o mundo, com actividades em mais de 90 países.)


Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo

(Em 1956, o Sr. Jacob Washtel, fundador da primeira Associação de Controladores de Voo de Israel, propôs uma federação internacional, que fosse capaz de desenvolver conjuntamente a actividade em toda a Europa. A ideia foi bem recebida e, nos anos seguintes, foram criados grupos de trabalho a fim de viabilizar a fundação da EFATCA -  European Federation of Air Traffic Controller Association, que ocorreria nos dias 19 e 20 de Outubro de 1961, na cidade de Amesterdão, Holanda. Esta federação, criada inicialmente com doze países europeus, recebeu a designação de International Federation of Air Traffic Controller Association (IFATCA) no dia 20 de Outubro daquele ano. Hoje conta com 134 membros associados e cerca de 50 mil controladores em todo o mundo.)


Dia Mundial da Estatística

(Comemorado pela primeira vez em 20 de Outubro de 2010. A Assembleia Geral da ONU designou o dia de hoje para reconhecer o papel crucial da estatística na tomada de decisões e transparência, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento sócio-económico nacional e como um pilar fundamental da democracia. A resolução das Nações Unidas afirma que é essencial que os países contem com recursos de estatísticas nacionais a fim de produzir estatísticas confiáveis e oportunas e indicadores que podem servir como base para decisões informadas com base nos valores fundamentais de integridade, serviço e profissionalismo. O documento reconhece a longa história das estatísticas oficiais e o papel desempenhado pelas Nações Unidas desde a criação, em 1947, da Comissão de Estatística, que foi encarregada de promover o desenvolvimento de estatísticas nacionais e melhorar a sua comparabilidade, coordenando o trabalho estatístico de agências especializadas, aconselhando os órgãos das Nações Unidas sobre questões gerais relacionadas com a recolha, análise e difusão de informação estatística e promover a melhoria das estatísticas e métodos estatísticos em geral.)



1463 - Nasceu Alessandro Achillini, médico e filósofo italiano que descobriu os pequenos ossos do ouvido, denominados bigorna e martelo. (faleceu em 1512).


1616 - Nasceu Thomas Bartholin, médico, matemático e teólogo dinamarquês que se notabilizou pela descoberta do sistema linfático humano e pela primeira descrição científica e aperfeiçoamentos que introduziu no processo de anestesia por refrigeração. (faleceu em 1680).


1854 - Nasceu Arthur Rimbaud, poeta francês que influenciou a literatura, a música e a arte modernas, como parte do movimento decadente. Autor de "Temporada no Inferno" e "Iluminações", entre outros. (faleceu em 1891).


1859 - Nasceu John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, uma das figuras centrais do pragmatismo norte-americano. (faleceu em 1952).


1870 - Covilhã é promovida à categoria de cidade.


1874 - Nasceu Charles Ives, músico e compositor norte americano, considerado um dos principais compositores dos Estados Unidos no século XX. (faleceu em 1954).


1882 - Nasceu Béla Lugosi, actor húngaro nascido no então Império Austro-Húngaro. Foi o protagonista do filme "Drácula" (1931), entre outros. (faleceu em 1956).


1891 - Nasceu James Chadwick, físico britânico, Prémio Nobel da Física em 1935, pela descoberta do neutrão, uma das partículas do núcleo atómico. (faleceu em 1974).


1894 - Nasceu Jomo Kenyatta, político queniano, considerado o fundador da nação queniana, pioneiro do nacionalismo africano e primeiro Presidente do Quénia, entre 1964 e 1978. (faleceu em 1978).



1905 - Nasceu Frederic Dannay, escritor norte americano de romances policiais que, juntamente com o seu primo, Manfred B. Lee (1905-1971), criou o heterónimo "Ellery Queen". (faleceu em 1982).



1928 - Nasceu Daniel Nathans, microbiologista norte americano, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1978, pelas sua descobertas sobre os enzimas e suas aplicações na genética molecular. (faleceu em 1999).


1942 - Nasceu Christiane Nüsslein-Volhard, bióloga alemã, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1995, pelas suas pesquisas sobre a genética de controle embrionária de desenvolvimento. É membro do  Conselho Nacional de Ética da Alemanha desde 2001.


1946 - Nasceu Elfriede Jelinek, escritora, novelista e autora de peças de teatro austríaca, Prémio Nobel da Literatura em 2004.



1956 - Nasceu Danny Boyle, realizador e produtor de cinema britânico, realizador do filme "Quem quer ser Bilionário?", entre outros.



1958 - Nasceu Vigo Mortensen, actor norte americano.


1973 - Inauguração da Sydney Ópera House, um dos edifícios de espectáculos mais marcantes a nível mundial. É um dos símbolos da Austrália, localizado na cidade de Sydney. É Património Mundial da UNESCO desde 2007.



2004 - Lançamento da primeira versão do "Ubuntu", sistema operativo de código aberto construído a partir do núcleo Linux.



2005 - Faleceu Shirley Horn, cantora e pianista e compositora de jazz e pop norte americana, considerada diva do jazz. (nasceu em 1934).



2010 - Faleceu Mariana Rey Monteiro, actriz de cinema e teatro portuguesa. (nasceu em 1922).



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário