Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01 janeiro 2014

100 anos da Aviação Comercial



     O ano de 2014 será marcado pelo centenário da aviação comercial. A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) marcará o acontecimento com um conjunto de eventos ao longo dos 12 meses de 2014.


A aviação civil está de parabéns!


Foi a 1 de Janeiro de 1914 que a St. Petersburg-Tampa Air Boat Line, a primeira companhia aérea da história, realizou o seu primeiro voo comercial, ligando St. Petersburg a Tampa, na Flórida, Estados Unidos (Imagem 3). Realizou-se, assim, a primeira viagem comercial da História da Aviação.



     Thomas Wesley Benoist (1874 - 1917) (Imagem 1), foi um fabricante de aeronaves e aviador norte-americano. Com uma carreira em aviação de apenas dez anos, fundou a primeira empresa de distribuição de peças de aeronaves, estabeleceu uma das principais empresas fabricantes de aviões americanos e abriu uma escola de voo bem sucedida. Fabricou o hidroavião Benoist XIV (Imagem 2), que pertenceu à companhia aérea St. Petersburg-Tampa Air Boat Line, propriedade de  Percival Elliott Fansler (Imagem 3), um vendedor de motores diesel para barcos de pesca, na Florida, que ajudou Thomas Benoist a impulsionar o negócio da primeira linha da aviação comercial existente no mundo.


Imagem 1 - Thomas Wesley Benoist


Imagem 2 - Benoist XIV, a primeira aeronave a fazer
a primeira viagem comercial St. Petersburg-Tampa

















Imagem 3 - 1 de Janeiro de 1914. Da esquerda para a direita:  Percival Elliott Fansler, director-geral
da St. Petersburg-Tampa Air Boat Line; o Mayor de St. Petersburg, Abram.C. Phiel;  e Tony Jannus, piloto.


     O então Mayor de St. Petersburg, Abram C. Phiel, o primeiro passageiro comercial da história da aviação, pagou 400 dólares pelo leilão da viagem de 23 minutos entre St. Petersburg e Tampa.

     Estes pioneiros não poderiam imaginar, na altura, as transformações que se seguiriam. Hoje em dia, a indústria da aviação fornece ligações sem precedentes, com um impacto positivo directo e indirecto nas pessoas em todos os cantos do mundo.

Algumas estatísticas:
  • Em média, mais de 8 milhões de pessoas voam diariamente. Em 2013 o número total de passageiros foi de 3,1 biliões, superando a marca dos 3 biliões pela primeira vez na história. Este número deve crescer para 3,3 biliões durante o ano de 2014 (equivalente a 44% da população mundial);
  • Cerca de 50 milhões de toneladas de carga são transportadas por via aérea todos os anos (cerca de 140.000 toneladas por dia). O valor anual dos bens transportados é equivalente a 6,4 triliões de dólares ou 35% de todos os bens comercializados internacionalmente;
  • A indústria da Aviação suporta mais de 57 milhões de postos de trabalho e gera 2,2 triliões de dólares em actividade económica. A contribuição económica directa da indústria da aviação é de cerca de 540.000.000.000 dólares. Se este valor fizesse parte do ranking do PIB dos países, colocaria esta indústria na posição 19;
  • O volume de negócios global da indústria aeronáutica deverá ser de 743 biliões de dólares em 2014, com uma margem de lucro líquido médio de 2,6%.


     Neste dia, 1 de Janeiro de 2014, foi lançado pela IATA o site  http://www.flying100years.com/ , a fim de centralizar as comemorações do centenário da aviação comercial. Juntamente com materias de referência histórica e económica, o site terá igualmente um Centro de Informações Interactivo, mostrando o valor que a aviação comercial oferece a partir das perspectivas pessoais, económicas e outras.

     A IATA (International Air Transport Association) é um dos patrocinadores do Voo 2014, que está planeado para se realizar hoje, 1 de Janeiro de 2014, repetindo o primeiro voo comercial de passageiros, utilizando um Hoffman X-4 "Mullet Skiff", um barco voador anfíbio, semelhante em muitos aspectos ao barco voador Benoist original, que realizou o primeiro voo. O Hoffman vai descolar de St Petersburg, Florida e voar em toda a baía de Tampa, às 10h00 EUA Eastern Standard Time, repetindo o caminho exacto feito por Jannus e Pheil 100 anos atrás.


Imagem de  Flight 2014


Em  Flight 2014  pode ver a recriação deste voo histórico.


Em  Tamba Bay Times  pode ler toda a história do primeiro voo, integrada na celebração dos cem anos da aviação comercial.

Fontes: 
Imagens 1e 2: Wikipédia, a enciclopédia livre;
Texto: Cortesia de IATA -  Associação Internacional do Transporte Aéreo 

Sem comentários:

Enviar um comentário