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SUD-AVIATION SE-3160 ALOUETTE III
Quantidade: 142
Utilizador: Força Aérea
Entrada
ao serviço: Abril de 1963
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a.
Tipo de Aeronave
Helicóptero
mono-turbina terrestre, de trem de aterragem triciclo fixo, podendo usar
flutuadores, revestimento metálico, cabina integrada na fuselagem, concebido
para missões de transporte militar. Tripulação: 1 (piloto).
b.
Construtor
Sud-Aviation
/ Aerospatiale / França.
Sob
licença: HAL / Índia;
Empresa de
Construções Aeronáuticas (ICA) / Roménia.
c.
Motopropulsor
Motor:
1 motor de turbina Turbomeca Artouste III-B, de 880 hp.
Rotores
principal e de cauda: de três pás.
d.
Dimensões
Diâmetro
do rotor principal.....11,02 m
Comprimento…........................12,84
m
Altura………….…........................2,97
m
Área
do círculo rotórico ….......95,03 m²
e.
Pesos
Peso
vazio…………….......….1.243 Kg
Peso
máximo..........................2.100 Kg
Peso máximo de carga............750 Kg
f.
Performances
Velocidade
máxima ……..…...209 Km/h
Velocidade
de cruzeiro............167 Km/h
Tecto
de serviço …………....3.200 m
Tecto
máximo .......................6.500 m
Raio
de acção……………......460 Km
Autonomia..............................2H30
g.
Armamento
1
canhão MG151, calibre 20 mm, no interior da fuselagem, disparando através
da abertura da porta traseira do lado esquerdo;
No exterior: 2 lança-foguetes com capacidade
para 12
foguetes de 2,75”.
h.
Capacidade de transporte
6
passageiros ou 5 militares equipados;
ou 5 para-quedistas;
ou
2 macas e 2 passageiros;
ou
800 Kg de carga interna;
ou
750 Kg de carga suspensa.
Resumo histórico:
O helicóptero SE-3160 Alouette III foi a evolução
natural do Alouette II, com uma cabina maior, fuso da cauda e secção central da
fuselagem com revestimento metálico, rotor principal de maior diâmetro, rotor
de cauda de três pás, trem de aterragem triciclo fixo, turbo-reactor Artouste
III de 550 hp e alguma capacidade para instalação de armamento.
O primeiro voo do protótipo teve lugar no dia 28
de Fevereiro de 1959.
Em Junho de 1960 um Alouette III realizou a
proeza, sem precedentes, de aterrar e descolar com sete pessoas a bordo no cume
do Monte Branco, nos Alpes franceses, a 4.810 metros de altitude.
Em Novembro do mesmo ano realizou uma proeza
semelhante no Deo Tibas, no Himalaia, desta vez a 6.004 metros de altitude, com
dois pilotos e 550 Kg de carga a bordo.
Os resultados dos primeiros testes chamaram a
atenção dos militares franceses, que necessitavam de um helicóptero rápido e
bem armado para enfrentar os guerrilheiros argelinos. Contudo, o conflito
terminou antes de os Alouette III estarem aptos para operações de combate.
As primeiras exportações tiveram lugar em 1961.
As aquisições mais expressivas foram feitas pela África do Sul, Rodésia, Peru e
Dinamarca. Em breve, Portugal juntou-se ao número dos utilizadores mais
importantes, para além de ser o primeiro a usá-los em combate.
Em 1970 é extinta a Sud-Aviation e criada a
Aerospatiale. Nesse ano surgiu a versão SA-316B Alouette III, equipada com um
turbo-reactor Artouste III-B, de 880 hp, e com a transmissão do rotor principal
reforçada.
Em 1972 surgiu a versão SA-316C, equipado com um turbo-reactor Artouste III-D de 870 hp e a versão SA-319C, com o turbo-reactor Astazou XIV, de igual potência mas 25% mais económico.
Em 1972 surgiu a versão SA-316C, equipado com um turbo-reactor Artouste III-D de 870 hp e a versão SA-319C, com o turbo-reactor Astazou XIV, de igual potência mas 25% mais económico.
A versão naval do Alouette III Astazou foi equipada para combater pequenos navios de superfície e luta anti-submarino (ASW) e ainda para salvamentos no mar.
A Aerospatiale deixou de fabricar os Alouette III
em Maio de 1985, depois de ter produzido 1.455 unidades para exportação,
utilizados por 74 países a nível civil e militar.
A Roménia também encerrou a produção dos SA-316B, depois de construir 230 exemplares, que designou por IAR-316.
A Índia continuou a sua produção por mais alguns
anos, designando o seu produto por Chetak.
(continua)
Fontes (primeira parte):
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no
Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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