Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05 maio 2014

Chile

República de Chile
República do Chile



Bandeira




Brasão de Armas




















Localização:
América, América do SulAmérica Latina, América Andina, Nação transcontinental.


Origem / Pequeno resumo histórico:
     Os primeiros europeus a chegarem na terra que é hoje o Chile pertenceram ao grupo liderado pelo navegador português Fernão de Magalhães em 1520, o qual procurava o caminho para o Oceano Pacífico, que ele mesmo baptizou, onde fica actualmente a cidade de Punta Arenas, na Patagónia.
     O militar e conquistador espanhol Diego de Almagro, realizou posteriormente uma expedição até ao vale de Coquimbo. Os habitantes originários dos vales centrais do Chile impediram o avanço da expedição até ao sul, forçando-os a voltar ao Peru. No ano de 1540, o militar e conquistador espanhol Pedro de Valdivia liderou a expedição que fundaria finalmente a cidade de Santiago, actual capital do Chile.
     Entre 1817 e 1818, o movimento de independência do Chile, liderado pelo militar e estadista chileno Bernardo O’Higgins, considerado o Pai da Pátria, libertou o país do histórico domínio espanhol. No entanto, colocou o novo país na órbita do imperialismo britânico, uma vez que, a partir da década de 1920, as oligarquias conservadoras assumiram o controle político do país, apoiada pela Igreja Católica, preservando portanto os privilégios da elite criolla. A proclamação da República do Chile ocorreu no dia 18 de Setembro de 1818.

Proclamação da República do Chile por Pedro Subercaseaux Errázuriz (1945)

     Durante o período das presidências do Partido Radical (1938-1952), o Estado chileno aumentou a sua participação na economia nacional. Em 1952, após três presidências radicais, Pedro Aguirre Cerda (1938-1941), Juan António Ríos (1942-1946) e Gabriel González Videla (1946-1952), retornou à Presidência o general Carlos Obáñez del Campo, que havia sido ditador do Chile entre 1927 e 1931. Jorge Alessandri sucedeu a Ibáñez em 1958, derrotando o comunista Salvador Allende por uma grande margem de votos.
     Em 11 de Setembro de 1973 o presidente democraticamente eleito em 1970, Allende sofreu um golpe de estado. O general Augusto Pinochet assumiu o governo, instaurando uma ditadura que iria perdurar por dezessete anos. Durante este período, foi criada a repressão política contra a oposição e houve várias violações dos direitos humanos. Pinochet foi sucedido pelo civil Patrício Aylwin, proeminente membro do PDC.

     Em 27 de Fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terramoto de 8,8 MW, o quinto maior já registado até aquela época. Mais de 500 pessoas morreram (a maioria por causa do tsunami que se seguiu) e mais de um milhão de pessoas perderam as suas casas. Estimou-se que os danos iniciais ficaram na faixa de 15 a 30 biliões de dólares, cerca de 10 a 15 por cento do produto interno bruto chileno.
     O país recebeu atenção global com o bem sucedido resgate de 33 mineiros: - Em 5 de Agosto de 2010, o túnel de acesso desabou na mina de cobre e ouro de San José, no deserto do Atacama, perto de Copiapó, no norte do Chile, prendendo 33 homens a 700 metros abaixo do solo. A operação de resgate organizada pelo governo chileno localizou os mineiros 17 dias depois. Todos os homens foram trazidos para a superfície, em 13 de Outubro de 2010, ao longo de um período de cerca de 24 horas, através de um esforço que foi transmitido ao vivo na televisão em todo o mundo.
     Nas eleições presidenciais de 2013 Michelle Bachelet saiu novamente vitoriosa, tornando-se a primeira presidente eleita pela segunda vez em mais de 60 anos no país.


Cultura:
     Durante o período entre o início de assentamentos agrícolas e o final do período pré-hispânico, o norte do Chile era uma região de cultura andina, influenciada pelas tradições planálticas (altiplanas), que se espalharam para os vales costeiros do norte, enquanto que a região sul era uma área de actividade cultural mapuche.
     Durante o período colonial, após a conquista, e durante o início do período republicano, a cultura do país foi dominada pelos espanhóis. Outras influências europeias, principalmente inglesa, francesa e alemã, começaram a surgir no Século XIX e continuam até hoje. Imigrantes alemães influenciaram a arquitectura em estilo bávaro rural e a gastronomia do sul do Chile, em cidades como Valdívia, Frutillar, Puerto Varas, Osorno Temuco, Puerto Octay, Llanquihue, Faja Maisan, Pitrufquén, Victoria, Pucón e Puerto Montt.

Literatura - Os chilenos chamam ao seu país de "país de poetas". Gabriela Mistral (1889-1957) foi a primeira chilena a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, em 1945. O mais famoso poeta chileno, no entanto, é Pablo Neruda (1904-1973), vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1971 e mundialmente conhecido pela sua extensa bibliografia de obras sobre romance, natureza e política. As suas três casas, altamente personalizadas, localizadas em Isla Negra, Santiago e Valparaíso são destinos turísticos populares.
     Entre a lista de outros poetas chilenos estão Carlos Pezoa Véliz (1879-1908), Vicente Huidobro (1893-1948), Gonzalo Rojas (1917-2011), vencedor do Prémio Cervantes de Literatura em 2003, Isabel Allende (n. 1942) e Nicanor Parra (n. 1914), Prémio Cervantes em 2011.

Desporto - O desporto mais popular do Chile é o futebol. O Chile já se classificou para sete Campeonatos do Mundo de Futebol da FIFA, incluindo o de 1962, realizado no Chile, onde a selecção nacional ficou em terceiro lugar.
     Outros resultados alcançados pela selecção nacional de futebol incluem quatro finais na Copa América, uma medalha de prata e duas de bronze nos Jogos Pan-Americanos, uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 2000 e dois terceiros lugares nos torneios FIFA Sub-17 e Sub-20.
     Os principais clubes de futebol são o Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica. O Colo-Colo é o clube de futebol do país mais bem sucedido, tendo mais campeonatos nacionais e internacionais, incluindo a cobiçada Copa Libertadores da América, o torneio de clubes sul-americanos. A Universidade do Chile foi o último campeão internacional (Copa Sul-Americana de 2011).
     O ténis é o desporto mais bem sucedido do país. A equipa nacional do Chile venceu o torneio World Team Cup duas vezes, em 2003 e 2004, e jogou a final da Copa Davis, contra a Itália, em 1976.
     Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, o Chile ganhou ouro e bronze no individual masculino e ouro em duplas masculinas. Marcelo Rios tornou-se o primeiro latino-americano a alcançar o primeiro lugar no ranking individual da ATP, em 1998. Anita Lizana venceu o US Open em 1937, tornando-se a primeira mulher da América Latina a ganhar um torneio do Grand Slam.
     O Rodeo do Chile é o desporto nacional do país, sendo praticado em zonas mais rurais. Um desporto semelhante ao hóquei chamado chueca era jogado pelo povo mapuche durante a conquista espanhola. O esqui e o snowboard são praticados em centros de esqui localizados nos Andes Centrais e em centros de esqui do sul. O surf é popular em algumas cidades costeiras. O pólo é praticado profissionalmente.
     Em 2008 o Chile alcançou o prémio máximo no Campeonato do Mundo de Polo, um torneio em que o país ganhou um segundo e um terceiro lugar em edições anteriores. O basquetebol é um desporto popular, tendo o Chile ganho uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Basquetebol, em 1950, e uma medalha de bronze quando o Chile sediou o campeonato, em 1959.
     O Chile sediou o primeiro Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino, em 1953, terminando o torneio com a medalha de prata. Outros esportes, com maratonas e ultra-maratonas, também estão aumentando em popularidade. A cidade de San Pedro de Atacama é a anfitriã anual do "Atacama Crossing", uma das seis fases de corrida a pé de 250 quilómetros, que atrai anualmente cerca de 150 concorrentes de 35 países.


Principais recursos naturais:
Cobre, madeira, minério de ferro, nitrato, metais preciosos, molibdénio, energia hidráulica.


Datas comemorativas:
Dia da Independência - 18 de Setembro - Festas Patrióticas do Chile. Celebra a data da Primeira Junta Nacional de Governo, em 1810, que é também a data do início da independência da República do Chile, da Espanha.



Símbolos nacionais:
Bandeira Nacional;
Brasão de Armas;
Hino Nacional - Puro Chile (O Puro Chile);
Insígnia da Força Aérea do Chile.


Insígnia da Força Aérea do Chile (FAC)
Insígnia de baixa visibilidade da FAC

















Lema:
Por la razón o la fuerza ("Pela razão ou a força")


Vários aspectos de Santiago, capital do Chile



Capital:                                                                                   Língua oficial:
Santiago                                                                                 Espanhol
(ou Santiago do Chile)


Moeda oficial:                                                                        Tipo de Governo:
Peso chileno                                                                          República Presidencialista


Data de admissão como membro da ONU (Organização das Nações Unidas):
24 de Outubro de 1945


Organizações / Relações internacionais:
  • ONU - Organização das Nações Unidas;
  • ALADI - Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio;
  • APEC - Cooperação Económica Ásia-Pacífico;
  • CD - Comunidade das Democracias;
  • CDS - Conselho de Defesa Sul-Americano;
  • CELAC - Comunidade dos Estados Latino-Americanos e das Caraíbas;
  • CI-A - Conferência Ibero-Americana;
  • CLAD- Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento;
  • COI - Comité Olímpico Internacional;
  • FPIA - Fórum Parlamentar Ibero Americano;
  • G-20 (países em desenvolvimento);
  • Grupo dos 77 - Nações em desenvolvimento;
  • IPU - União Inter-Parlamentar;
  • IRU - União Internacional de Transportes Rodoviários;
  • MERCOSUR - Mercado Comum do Sul;
  • MNA - Movimento dos Países Não-Alinhados;
  • NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (membro associado);
  • OEA - Organização dos Estados Americanos;
  • OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho;
  • OLADE - Organização Latino-Americana de Energia;
  • TA - Tratado da Antárctida;
  • UL - União Latina;
  • UNASUL - União das Nações Sul-Americanas;
  • IHO - Organização Hidrográfica Internacional;
  • INTERPOL - Organização Internacional de Polícia Criminal;
  • MIGA - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos;
  • OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico;
  • OIM - Organização Internacional para as Migrações;
  • OMC - Organização Mundial do Comércio;
  • OPCW - Organização para a Proibição de Armas Químicas;
  • PCA - Tribunal Permanente de Arbitragem;
  • WCO - Organização Mundial das Alfândegas;
  • ICDO - Organização Internacional de Protecção Civil (observador);
  • TPSEP - Parceria Trans-Pacífica;
  • PSIWMD - Iniciativa de Segurança contra a Proliferação de Armas de Destruição Maciça;
  • IRENA - Agência Internacional para as Energias Renováveis;
  • IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • CIDH - Tribunal Inter-Americano de Direitos Humanos;
  • ACHR - Convenção Americana para os Direitos Humanos;
  • UIHJ - União Internacional dos Oficiais de Justiça;
  • GR - Grupo do Rio;
  • OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura;
  • RAMSAR - Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional;
  • UNIDROIT - Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado;
  • WIPO - Organização Mundial da Propriedade Intelectual.


Património Mundial (UNESCO):
  • Parque Nacional Rapa Nui (1995);
  • Igrejas de Chiloé (16 igrejas) (2000);
  • Bairro Histórico da cidade portuária de Valparaíso (2003);
  • Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura (2005);
  • Aldeia Mineira de Sewell (2006).

Parque Nacional Rapa Nui (Ilha da Páscoa), Chile (UNESCO)



Igreja de Tenaún, em Dalcahue, uma das 16 Igrejas de
Chiloé (UNESCO)
Vistas de Valparaíso (UNESCO)

























Património Oral e Imaterial da Humanidade (UNESCO):
  • Salvaguarda do património cultural imaterial das comunidades Aymara na Bolívia, Chile e Peru (2009) - O projecto sub-regional proposto visa desenvolver medidas de salvaguarda para garantir a viabilidade das expressões orais, músicais e conhecimento tradicional (arte têxtil e tecnologias agrícolas) das comunidades Aymara do Chile (Tarapacá-Arica-Parinacota-Antofagasta), Bolívia e Peru.

Fonte:
Wikipedia, a enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário