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SUD-AVIATION SA-330C PUMA
SUD-AVIATION SA-330H PUMA
AEROSPATIALE SA-330S-1 PUMA
SUD-AVIATION SA-330H PUMA
AEROSPATIALE SA-330S-1 PUMA
Quantidade:
13
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 2 de Agosto de 1969
Data
de abate: 3 de Fevereiro de 2006 (Continente);
30 de Novembro de 2006 (Arquipélago dos Açores).
Reentrada ao serviço: 24 de Setembro de 2008 (Arquipélago dos Açores)
Saída de serviço: 14 de Abril de 2011 (Arquipélago dos Açores)
Dados técnicos:
a.
Tipo de Aeronave
Helicóptero
bi-turbina terrestre, de trem de aterragem triciclo de rodas duplas, retráctil,
podendo usar flutuadores insufláveis, revestimento metálico, concebido para
missões de transporte táctico.
Tripulação: 3 (2 pilotos e mecânico); 4 (versão SAR: 2 pilotos, 1 mecânico / operador de guincho, 1 recuperador-salvador).
Tripulação: 3 (2 pilotos e mecânico); 4 (versão SAR: 2 pilotos, 1 mecânico / operador de guincho, 1 recuperador-salvador).
b.
Construtor
Sud-Aviation
/ Aerospatiale / França.
Sob licença: Westland Helicopters / Grã-Bretanha;
Empresa
de Construções Aeronáuticas (ICA) / Roménia;
Nurtanio (IPTN) /
Indonésia.
c.
Motopropulsor
Motores:
2 motores Turbina Turboméca Makila A1A, de 1.990 hp.
Rotor
principal: De quatro pás.
Rotor de cauda: De cinco pás.
Rotor de cauda: De cinco pás.
d.
Dimensões
Diâmetro
do rotor principal..........15,00 m
Comprimento…..........................18,15
m
Altura
(inclui rotor de cauda)……...5,14 m
Área
do círculo rotórico.............177,00 m²
e.
Pesos
Peso
vazio……………....3.615 Kg
Carga útil...........................1.560 Kg
Carga útil...........................1.560 Kg
Peso
máximo...................7.400 Kg
f.
Performances
Velocidade
máxima ……...273 Km/h
Velocidade
de cruzeiro......258 Km/h
Tecto
de serviço ………..6.000 m
Altitude
máxima para descolagem…..4.800 m
Raio
de acção....................580 Km
Alcance
máximo …….........980 Km (com depósitos suplementares de combustível)
Autonomia……………....……..5
horas
g.
Armamento
Sem
armamento.
h.
Combustível
2.250 litros.
i.
Capacidade de transporte
16
passageiros em bancos;
ou 8 passageiros em configuração VIP;
ou 8 passageiros em configuração VIP;
ou 20
militares equipados;
ou 6 macas e 4 passageiros;
ou 2.300 Kg de carga interior;
ou 2.500 Kg de carga suspensa.
ou 6 macas e 4 passageiros;
ou 2.300 Kg de carga interior;
ou 2.500 Kg de carga suspensa.
Resumo
histórico:
O projecto do
helicóptero Sud-Aviation SA-330 Puma iniciou-se no início da década de 1960,
quando o Exército Francês requisitou o estudo de um helicóptero para missões
tácticas, capaz de operar de dia e de noite e em quaisquer condições
meteorológicas e climáticas.
Inicialmente
projectado para usar um motor de turbina de 1.900 hp, acabou por utilizar duas
turbinas. Em 1963, a Sud-Aviation (Aérospatiale a partir de 1970) recebeu um
contrato para a construção de oito protótipos. O primeiro voou, pela primeira
vez, em 13 de Abril de 1965. A falta de radar e a pouca potência dos motores
obstaram a que preenchesse cabalmente todos os requisitos, o que foi remediado
nos protótipos seguintes.
O último
protótipo voou em 30 de Julho de 1968 e satisfez todos os requisitos. A
produção em série iniciou-se em Setembro de 1969.
Ainda em 1967, a
Real Força Aérea Britânica (RAF) seleccionou os Sud-Aviation SA-330 Puma para o
seu Programa de Transporte Aéreo Táctico. Com base num acordo franco-britânico
estabelecido em Abril de 1968, a fábrica britânica Westland Aircraft (mais tarde Westland Helicopters) passou a participar
na produção e montagem de helicópteros Gazelle e Puma, o mesmo sucedendo aos
franceses em relação aos helicópteros britânicos Westland Lynx. A Westland Helicopters
ficou a produzir 23% dos componentes dos SA-330 Puma.
O fabrico dos
motores também foi repartido entre a Turbómeca e a Rolls-Royce. Os motores de
turbina inicialmente utilizados, os Turbómeca Turmo IIIC, desenvolviam, cada
um, 1.320 hp. Montados lado-a-lado, por cima da cabina, as duas turbinas
permitiam que a versão inicial dos SA-330 Puma descolasse com o peso máximo de
6.400 Kg e que atingisse a velocidade máxima de 280 Km/h.
Foi este o padrão das primeiras variantes, os SA-330B para o Exército de França, os SA-330C em versão militar para exportação, os SA-330E para a RAF e os SA-330F para operação civil.
Foi este o padrão das primeiras variantes, os SA-330B para o Exército de França, os SA-330C em versão militar para exportação, os SA-330E para a RAF e os SA-330F para operação civil.
Entretanto, a
Aerospatiale foi recolhendo e analisando os dados obtidos pela actuação dos
Puma em combate, especialmente os que operaram sob a bandeira portuguesa em
Angola e Moçambique, a partir de 1969 / 1970.
Assim, em 1974
apresentou as variantes civil SA-330G e militar SA-330H, com turbinas Turmo IVC
mais potentes, de 1.575 hp, o que permitiu aumentar uma tonelada ao peso máximo
para descolagem, que passou para 7.400 Kg, assim como a velocidade máxima
aumentou para 294 Km/h.
Estas novas
variantes tornaram-se mais interessantes para os compradores, fazendo crescer
espectacularmente as encomendas.
Explorando este
sucesso, e num esforço para aumentar a lista de compradores, a Aerospatiale
começou em 1974 a estudar a modernização do SA-330. Na sequência, o protótipo
do Aerospatiale SA-332 Super Puma efectuou o primeiro voo em 13 de Setembro de
1978.
Semelhantes aos
Puma originais, os Aerospatiale SA-332 Super Puma utilizavam dois motores de
turbina Makila IA, que desenvolviam 1.780 hp cada, e que, para além de mais
potentes, eram 18% mais económicos que os anteriores. As pás do rotor principal
passaram a ser construídas com longarinas de fibra de vidro, com recheio de
moltoprene e revestimento entelado, com o bordo de ataque em titânio, o que, no
caso de serem atingidas por projécteis de calibre 12,7 mm, permitia-lhes
trabalhar em segurança durante 40 horas.
Os helicópteros
das versões SA-332B (militar) e SA-332C (civil) começaram a ser entregues em
1981, e os das versões SA-332L e SA-332M, alongados em 79 cm, no ano seguinte.
Ainda que com
fraca capacidade para transporte de armas, os Puma podem ser usados com “helicanhão”,
como apoio próximo, com dois ninhos de foguetes ou quatro metralhadoras fixas,
na luta anti-navio a média distância, com dois mísseis Exocet, ou para curtas
distâncias, com seis mísseis AS 15TT.
Sendo por excelência
um helicóptero de transporte táctico, a sua versatilidade permite que seja
equipado e utilizado com êxito em variadas missões, tais como busca e
salvamento, evacuação sanitária, luta anti-submarino, guerra electrónica e
posto de controlo aéreo avançado, entre outras.
Imagem 3: Aerospatiale Puma HC-1 da Royal Air Force (RAF) com a pintura "tigre", participante no "Royal International Air Tattoo" de 2005, em Fairford, Grã-Bretanha. |
Os Puma e os
Super Puma foram distribuídos por todo o mundo, na sua maioria em utilizações
militares. A lista de operadores é longa: Abu Dhabi, África do Sul, Argélia,
Argentina, Bélgica, Brasil, Camarões, Chade, Chile, China, Costa do Marfim,
Equador, Espanha, França, Gabão, Grã-Bretanha, Guiné, Indonésia, Iraque, Kwait,
Líbano, Malawi, Marrocos, México, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Portugal,
Qatar, Quénia, República Democrática do Congo, Roménia, Senegal, Singapura,
Togo e, provavelmente, mais alguns.
Estiveram
presentes nos conflitos armados de Angola, Moçambique, Namíbia, Malvinas, Gâmbia,
Senegal, Chade e Saara Ocidental.
Para além da
França e da Grã-Bretanha, foram (ou são) também construídos na Indonésia e na Roménia.
Os SA-330 Puma são conhecidos como Sud-Aviation, mas foram desenvolvidos pela Aerospatiale a partir dos anos de 1970.
Os SA-330 Puma são conhecidos como Sud-Aviation, mas foram desenvolvidos pela Aerospatiale a partir dos anos de 1970.
Actualmente são desenvolvidos
pela Airbus Helicopters, pertencente ao Grupo Airbus, o principal
fabricante de helicópteros civis do mundo. A Airbus Helicopters foi fundada em 1992 com o
nome de Eurocopter, a partir da fusão das divisões de helicópteros da empresa
francesa Aérospatiale Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace AG (DASA).
Em Janeiro de 2014, a Airbus
passou por uma reestruturação organizacional. O Grupo EADS (que
controlava a Airbus, a Airbus Military e a Eurocopter) foi extinto e a
Eurocopter passou a designar-se Airbus Helicopters.
Alguns operadores têm modernizado os seus SA-330 Puma das versões iniciais, modificando-os para versões mais actualizadas, aplicando kits fornecidos pelo fabricante.
(continua)
Fontes: (primeira parte)
- Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
- Imagem 2: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Imagem 3: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre.
- Texto:"Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000; Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre.
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