Imagem 1: Lockheed C-130H Hércules |
Lockheed C-130H Hércules
Lockheed C-130H-30 Hércules
Quantidades:
6
(C-130H: 3)
(C-130H-30: 3)
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 15 de Setembro de 1977
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Avião
quadri-motor turbo-hélice terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil, mono-plano de asa alta, revestimento metálico, cabina integrada na
fuselagem, concebido para missões de transporte militar a média e longa
distância.
Tripulação:
Transporte geral - 6 (2 pilotos, navegador, 2 mecânicos e 1 operador de carga);
Transporte táctico – 8 (2 pilotos, 2
navegadores, 2 mecânicos e 2 operadores de carga).
b)
Construtor
Lockheed
Aircraft Comp. / USA.
c)
Motopropulsor
Motores:
4 motores Allison T-56-A-15, turbo-hélice, de 4.910 hp cada.
Hélices:
Metálicos, de quatro pás, de passo variável, posição de bandeira e reversível.
d)
Dimensões C-130H C-130H-30
Envergadura …………......40,41 m 40,41 m
Comprimento…..………...29,79 m 34,16 m
Diâmetro...............................4 m 4 m
Altura………….……….......11,65 m 11,65 m
Área alar ……….……......162,12 m² 162,12 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..…..36.300 kg 38.600 Kg
Peso máximo Take-Off…...69.750 kg 69.750 Kg
P. máximo de carga............18.200 Kg
15.900 Kg
f)
Performances
Velocidade máxima ……..…589 Km/h 589 Km/h
Velocidade de cruzeiro …….547 Km/h 547 Km/h
Tecto de serviço ………..10.668 m 10.668 m
Raio de acção ……………6.480 Km 6.480 km
Autonomia máxima.................13 h 13 h
Distância de descolagem........457,2 m
457,2 m
Distância de aterragem...........716,28 m 716,28 m
g)
Armamento
Sem
armamento.
h) Capacidade
de transporte (C-130H / C-130H-30)
92/128
passageiros;
ou
64/92 pára-quedistas;
ou
78/114 infantaria;
ou
70/74 macas (mais 6/2 assistentes);
ou
93/97 feridos ou doentes (mais 8/4 assistentes);
ou
19.686 Kg de carga.
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Resumo histórico:
O Governo Americano colocou a
concurso o projecto Hércules em 2 de Fevereiro de 1951, fazendo entrar em
concorrência a Fairchild, Douglas, Boeing e Lockheed. Esta última foi a mais
rápida, concluindo o projecto exactamente cinco meses depois. O primeiro de
dois protótipos – designado Lockheed YC-130 – pilotado por Stanley Beltz e Roy
Wimmer, iniciou os voos em 23 de Agosto de 1954 nas instalações da Lockheed em
Burbank, na Califórnia. Uma vez construídos os dois protótipos, a produção foi
transferida para Marietta, Geórgia, onde foram construídas mais de 2.000
aeronaves.
Quadri-motor turbo-hélice, é
considerado um dos aviões mais seguros, rentáveis e versáteis construídos na
segunda metade do Século XX. Foi o primeiro avião de transporte táctico a usar
o conceito de trem de aterragem “multi-roda” o que, aliado à asa alta, à grande
rampa de carga e potência dos motores, fazem dele um extraordinário avião de
transporte táctico.
Essencialmente um avião de
militar de transporte médio, é usado por mais de 50 países do Mundo, muitos
deles em versões e aplicações de carácter civil.
A primeira série de produção foi
a dos C-130A, com motores Allison de 3.750 hp. O primeiro voo de teste foi
realizado em 7 de Abril de 1955. A produção iniciou-se em Dezembro de 1956 e
terminou em Fevereiro de 1959. Foram construídos 231 exemplares, dos quais 12
para a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e os restantes a Força Aérea dos
Estados Unidos (USAF):
Os Lockheed RC-130A eram a
variante especialmente equipada para missões de fotografia aérea para diversos
fins. Até 1959 foram construídos 16 destes aviões para a USAF.
Imagem 3 |
Os Lockheed HC-130B, designado
inicialmente por Lockheed SC-130B, foram especialmenteGuarda Costeira dos Estados Unidos (US Coast Guard), adaptados para busca e
salvamento (SAR). As modificações incluíam um posto de rádio-operador na cabina
de pilotagem, acomodação para dois observadores e grandes painéis transparentes
nas portas da retaguarda para observação visual.
construídos para a
construídos para a
A designação Lockheed JC-130B foi
aplicada a seis C-130B, equipados para recuperar o satélite “Discoverer”.
Tornaram-se operacionais em meados de 1961.
O modelo C-130C não passou de
projecto.
Foi também construído um
protótipo designado de NC-130B, com dois turbo-reactores suspensos nas asas,
tendo em vista a redução das distâncias de descolagem, projecto que foi
colocado de parte.
Os Lockheed C-130D tiveram a sua
origem em aviões C-130A modificados para operar no gelo, sendo usados pela USAF
na Antárctida, com trem de aterragem de rodas e skis (com 6,22 m). Podiam
utilizar foguetes auxiliares de descolagem (JATO – Jet Assisted Take-Off).
Foram construídas 12 unidades.
O modelo Lockheed C-130E foi
designado pelo construtor de Lockheed Model 382-44A. Era basicamente igual ao
modelo C-130B, mas com maior autonomia, graças à instalação de dois depósitos
auxiliares de combustível com capacidade para 5.145 litros, suspensos nas asas.
O C-130E de teste voou pela primeira vez em 25 de Agosto de 1961 e os aviões de
produção começaram a ser entregues a partir de Abril de 1962.
Dos 383 então encomendados, 323 destinaram-se à USAF, 4 à US Navy, 1 à US Coast Guard, 20 à RCAF, 8 à Força Aérea Iraniana, 5 à Força Aérea Turca, 5 à Força Aérea Brasileira, 1 à Força Aérea Sueca, 4 à Força Aérea da Arábia Saudita e 12 à Real Força Aérea Australiana.
Dos 383 então encomendados, 323 destinaram-se à USAF, 4 à US Navy, 1 à US Coast Guard, 20 à RCAF, 8 à Força Aérea Iraniana, 5 à Força Aérea Turca, 5 à Força Aérea Brasileira, 1 à Força Aérea Sueca, 4 à Força Aérea da Arábia Saudita e 12 à Real Força Aérea Australiana.
(continua)
Ver Lockheed C-130H Hércules (segunda parte)
Ver Lockheed C-130H Hércules (terceira parte)
Fontes (primeira parte):
- Imagem 1: © Carlos Pedro - Blog Altimagem;
- Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
- Imagem 3: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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