(continuação)
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Percurso em
Portugal:
A Força Aérea
Portuguesa (FAP) recebeu três aviões Falcon 20 em Setembro de 1984. Foram
colocados na Esquadra 504, tendo em vista o transporte de individualidades. Embora
a Esquadra 504 pertença à Base Aérea Nº 6 (BA6), Montijo, encontra-se destacada
no Aeródromo de Trânsito Nº 1 (AT1), no Aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, a fim
de facilitar a deslocação dos utentes habituais.
Imagem 5: Emblema da Esquadra 504, original. |
Imagem 6: Emblema da Esquadra 504, original (com os Falcon 50) |
A FAP atribuiu aos Falcon 20 as matrículas de 8101 a 8103. A partir de 1993 foram alteradas para 17101 a 17103. Estas matrículas correspondiam aos números de construção 211, 215 e 217, respectivamente.
Mantiveram-se
muito activos, especialmente em missões de transporte de membros do Governo para
os mais diversos pontos da Europa, até que, com a aquisição dos
Dassault-Breguet Falcon 50 em 1989, perderam parte do interesse operacional.
Não se
justificando a existência dos três Falcon 20, a FAP vendeu dois ao Canadá,
ficando com um único exemplar.
Um protocolo
estabelecido entre o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
e a FAP, realizado em Fevereiro de 1983, formalizou o recurso aos meios técnicos
e humanos especializados da FAP para a execução de missões de verificação e
calibração de ajudas à navegação (VCAN), tarefa que foi atribuída à Esquadra
504.
Para tal, o Falcon 20 número 8103 - mais tarde 17103 - deslocou-se aos Estados Unidos, onde lhe foi instalado o equipamento adequado à missão. Na fase inicial, a Esquadra 504 contou com a colaboração da Força Aérea Espanhola, que enviou um Falcon 20 equipado para calibração e respectiva tripulação para Portugal, para familiarização das tripulações portuguesas com a nova missão.
Para tal, o Falcon 20 número 8103 - mais tarde 17103 - deslocou-se aos Estados Unidos, onde lhe foi instalado o equipamento adequado à missão. Na fase inicial, a Esquadra 504 contou com a colaboração da Força Aérea Espanhola, que enviou um Falcon 20 equipado para calibração e respectiva tripulação para Portugal, para familiarização das tripulações portuguesas com a nova missão.
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Imagem 8: Emblema da Esquadra 504, definitivo. |
A Esquadra 504 adoptou a designação de «Linces».
O último Falcon 20 ao serviço da FAP (matrícula 17103) fez o último voo operacional em 19 de Setembro de 2004, ano em que foi abatido ao serviço.
Em 20 anos ao serviço da FAP, os Dassault-Breguet Falcon 20 totalizaram 16.990 horas de voo.
Fontes (segunda parte):
- Imagens 4 e 7: © Carlos Pedro - Blog Altimagem;
- Imagens 5, 6 e 8: Colecção Altimagem;
- Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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