Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 novembro 2014

Fiji

Matanitu ko Viti
रिपब्लिक ऑफ फीजी 
Republic of Fiji
República das Fiji


Brasão de Armas


Bandeira





















Localização:
Oceânia, Pacífico Sul


Origem / Pequeno resumo histórico:
     Os primeiros habitantes das Fiji chegaram do Sudeste Asiático muito tempo antes das ilhas serem descobertas por exploradores europeus. As ilhas Vanua Levu e Viti Levu, as principais do arquipélago de Fiji, foram descobertas em 1643 pelo navegador holandês Abel Tasman
     As outras ilhas que compõem o arquipélago foram descobertas no século seguinte pelo explorador inglês James Cook. Os europeus só estabeleceram o primeiro posto de colonização em 1804.
     As ilhas ficaram sob controlo do Reino Unido em 1874, com o estatuto de colónia. Em 1970 foi dada  a independência ao país. O governo democrático foi interrompido por dois golpes militares em 1987, provocados por uma percepção por parte das restantes comunidades de que o governo era dominado pela comunidade indo-fijiana (indiana).

Mulheres nativas das Fiji, 1935
     Uma constituição proclamada em 1990 garantiu o controlo do país pela população das Fiji, mas deu origem a uma grande emigração de indianos. A perda de população levou a dificuldades económicas, mas garantiu que os melanésios se tornassem maioritários no país. Em 1992 ocorrem eleições que são vencidas pelo Partido Político Fijiano.
     Uma revisão realizada em 1997 tornou a constituição das Fiji mais equitativa. Realizaram-se eleições livres e pacíficas em 1999, que resultaram num governo liderado por um indo-fijiano. Um ano mais tarde, o governo foi deposto por um golpe de estado liderado por George Speight, um nacionalista fijiano de linha dura. A democracia foi restaurada em finais de 2000 e Laisenia Qarase, que liderara um governo interino desde o golpe, foi eleito primeiro-ministro.
     As Fiji foram registadas como membro da Commonwealth of Nations - Comunidade das Nações, a partir de 10 de Outubro de 1970. No entanto, foi suspenso em 1987, 2000 e 2006 devido a estes golpes de Estado.
     O Arquipélago das Fiji possui 322 ilhas, um terço das quais são desabitadas. As duas ilhas mais importantes são Viti Levu e Vanua Levu. É em Viti Levu que se situa a capital, Suva, e onde vivem quase três quartos da população. As ilhas são montanhosas, com picos que se erguem aos 1.324 m no Monte Vitória ou Tomanici na língua fijiana, na área central da ilha Viti Levu, e cobertas por florestas tropicais. Outras cidades importantes são Labasa, Lautoka, NadiSavusavu e Lavuka.
     Para um país do seu tamanho, Fiji tem forças armadas excepcionalmente eficientes, e tem sido um contribuinte importante em missões de manutenção de paz das Nações Unidas em vários pontos do globo.


Cultura:
     Segundo dados de 2005, 57% dos fijianos são cristãos, composto por 45% de protestantes no total da população. Cerca de 34% praticam o hinduísmo. 7% da população é islâmica.
     Os líderes tribais dessas ilhas costumavam praticar actos de canibalismo como forma de ritual; as pessoas que eram comidas eram consideradas especiais na comunidade, e talheres próprios eram utilizados nesta cerimónia, que não podiam ser utilizados para comer outros "alimentos".
     Nas ilhas Fiji são falados três idiomas, que são as línguas oficiais do país: o fijiano, idioma dos habitantes nativos das ilhas, o inglês, devido à colonização britânica no Século XIX, e uma variante do hindi, o hindi fijiano ou hindustani fijiano, introduzida por imigrantes indianos.
     A cultura das Fiji é um rico mosaico de tradições fijianas indígenas, indo-fijianas, asiáticas e europeus, compreendendo política social, a língua, a gastronomia (que vem principalmente do mar, além da mandioca, dalo (taro) e outros vegetais), traje, sistemas de crenças, arquitectura, artes, artesanato, música, dança e desportos.
     Enquanto cultura, as tradições indígenas das Fiji são muito vibrantes e são parte integrante da vida quotidiana para a maioria da população das Fiji. A sociedade das Fiji tem evoluído ao longo do século passado, com a introdução de tradições indianas e chinesas, bem como influências significativas da Europa e de vizinhos das Fiji no Pacífico, particularmente Tonga e Samoa. Assim, as várias culturas de Fiji se uniram para criar uma identidade nacional multi-cultural única.
     A cultura das Fiji foi apresentado na Exposição Mundial 1986, realizada em Vancouver, Canadá e, mais recentemente, no Shanghai World Expo 2010, juntamente com outros países do Pacífico, no Pavilhão do Pacífico.


Principais recursos naturais:
Madeira, ouro, cobre, energia hidrica e potencial de petróleo.


Datas comemorativas:
Dia da Independência - 10 de Outubro - Celebra a data da independência, do Reino Unido, em 1970.



Símbolos nacionais:
Bandeira Nacional;
Brasão de Armas;
Hino Nacional - Meda Dau Doka ou God Bless Fiji.


Lema:
Rerevaka na Kalou ka Doka na Tui - ("Tema a Deus e Honre a Rainha")


Imagem de Suva, capital das Fiji


Capital:                                                                                   Línguas oficiais:
Suva                                                                                        Inglês, fijiano e hindi fijiano



Moeda oficial:                                                                         Tipo de Governo:
Dólar fijiano                                                                             República parlamentarista


Data de admissão como membro da ONU (Organização das Nações Unidas):
13 de Outubro de 1970


Organizações / Relações internacionais:
  • ONU - Organização das Nações Unidas;
  • AOSIS - Aliança dos Pequenos Estados Insulares;
  • COI - Comité Olímpico Internacional;
  • Grupo dos 77 - Nações em desenvolvimento;
  • IHO - Organização Hidrográfica Internacional;
  • INTERPOL - Organização Internacional de Polícia Criminal;
  • IRENA - Agência Internacional para as Energias Renováveis;
  • IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • MIGA - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos;
  • OIM - Organização Internacional para as Migrações;
  • OMC - Organização Mundial do Comércio;
  • OPCW - Organização para a Proibição de Armas Químicas;
  • PCA - Tribunal Permanente de Arbitragem;
  • PSIWMD - Iniciativa de Segurança contra a Proliferação de Armas de Destruição Maciça;
  • TPI - Tribunal Penal Internacional;
  • WCO - Organização Mundial das Alfândegas;
  • RAMSAR - Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional;
  • WIPO - Organização Mundial da Propriedade Intelectual.



Património Mundial (UNESCO):
  • Cidade Portuária Histórica de Levuka, ilha de Ovalau (2013).


Igreja do Sagrado Coração, Rua da Praia, Levuka (UNESCO)


Fonte:
Wikipedia, a enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário