Imagem 1 |
SCHLEICHER ASK-21
Quantidade:
4
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 18 de Novembro de 1988
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Planador
terrestre, de trem de aterragem de roda simples instalada na fuselagem, com
roda de cauda, mono-plano de asa média, revestimento metálico, de dois lugares
em tandem com cobertura transparente, destinado a actividades desportivas.
Tripulação:
2 (piloto-instrutor e aluno).
b)
Construtor
Alexander Schleicher
Segelflugzeugbau / Alemanha.
c)
Motopropulsor
Sem
motopropulsor.
d)
Dimensões
Envergadura …………...........17,00 m
Comprimento…..………….......8,35 m
Altura………….……………......1,55 m
Área alar ……….……............17,95 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..………360 kg
Peso máximo………………….600 kg
f)
Performances
Velocidade máxima ………...280 Km/h
Velocidade mínima …………...65 Km/h
Velocidade de manobra …….180 Km/h
Velocidade de reboque ……..174 Km/h
Tecto de serviço ………….não aplicável
Raio de acção …………….não aplicável
g)
Armamento
Sem
armamento.
h)
Capacidade de transporte
Nenhuma.
Resumo
histórico:
O Schleicher
ASK-21 é um planador de grandes capacidades. Embora muito manobrável, é um
planador para pilotos com experiência, capazes de explorar convenientemente as
suas excelentes performances, realizando voos longos ou acrobáticos.
Percurso em
Portugal:
A Força Aérea
Portuguesa (FAP) recebeu, entre 18 de Novembro de 1988 e 27 de Abril de 1989,
quatro planadores Schleicher ASK-21, destinados à Academia da Força Aérea
(AFA), em Sintra, que os colocou no Centro de Voo do Departamento de
Actividades Aéreas, substituto da Esquadrilha de Voo da AFA. Mais tarde foi
criada na AFA, a Esquadra 802 - “Águias” (imagem 3) - onde se mantêm os ASK-21, e cuja missão é efectuar os estágios de selecção de
voo aos candidatos à AFA e ministrar a instrução elementar de pilotagem aos alunos
da AFA.
A manutenção e
os apoios logísticos ficaram a cargo da Base Aérea Nº 1 (BA1), também em
Sintra.
Imagem 3: Emblema da Esquadra 802, AFA. |
Os ASK-21 foram
adquiridos com o propósito de substituírem os moto-planadores RF-10 nas
actividades complementares à instrução de voo dos alunos-pilotos da AFA. Sendo
planadores “puros”, necessitam de outro meio aéreo que os coloque no espaço.
Para tal, três aviões Chipmunk e dois Dornier Do-27 foram preparados para
reboque de planadores. Actualmente, sómente os Chipmunk estão envolvidos nesta
operação.
O ASK-21 número
1101 foi retirado de serviço por ter sofrido um acidente.
Estas aeronaves
encontram-se inteiramente pintadas de branco (FS 17.875), com as pontas das
asas e o bordo de fuga do leme de direcção em vermelho fluorescente
(MIL-P-21.563).
Ostentam a Cruz
de Cristo, sobre círculo branco, inserido em coroa circular azul (FS 86.076),
nos lados da fuselagem. A bandeira nacional, em forma rectangular, encontra-se
em ambos os lados do estabilizador vertical. Os números de matrícula, a preto
(FS 17.038), estão colocados no estabilizador vertical, sobre a bandeira
nacional.
Fontes:
- Imagem 1: © Carlos Pedro - Blog Altimagem;
- Imagem 2: Cortesia de alexander-schleicher.de;
- Imagem 3: Colecção Altimagem;
- Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.