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DASSAULT-BREGUET / DORNIER ALPHA JET
Quantidade: 50
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 13 de Setembro de 1993
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Avião
bi-reactor sub-sónico terrestre, de trem de aterragem triciclo retráctil,
mono-plano de asa alta em flecha, revestimento totalmente metálico, bi-lugar em
tandem com cabina coberta transparente, destinado a missões de apoio aéreo a
forças de superfície e treino de pilotos.
Tripulação:
2 (pilotos).
b)
Construtor
Dassault-Breguet Aviation / França;
Dornier
Gmbh / Alemanha.
c)
Motopropulsor
Motores:
2 Reactores SNECMA - Turbomeca Larzac 04-C20 de duplo fluxo, de 1.350 Kgf de
impulsão cada.
d)
Dimensões
Envergadura …………..............9,11 m
Comprimento…..………….....12,91 m
Altura………….………..…….....4,19 m
Área alar ……….…….............17,50 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..….......…..3.552 kg
Peso máximo à descolagem…..7.500 kg
f)
Performances
Velocidade máxima ……...1.160 Km/h
Velocidade de cruzeiro ….…750 Km/h
Tecto de serviço ………..15.240 m
Raio de acção ………........1.230 Km
Alcance máximo………….2.600 Km
Autonomia máxima………..03H00
g)
Armamento
1
canhão Mauser BK de 27mm em posição ventral.
Possibilidade
de utilização do Sistema de Contramedidas (ECM) “Elettronica Spa ACE 2000”, na
posição posterior.
Capacidade
até 2.200 Kg suspensos de 2 estações em cada asa, que podem suportar:
4
bombas de 500 Lbs Mk 82; ou
4
bombas de 500 Lbs Mk 82 e 2 depósitos de combustível; ou
6
bombas de 500 Lbs Mk 82; ou
4
bombas de 500 Lbs SNAKEYE com retardador; ou
2
bombas CLUSTER BL 755 e 2 depósitos de combustível; ou
4
bombas CLUSTER BL 755; ou
2
bombas CLUSTER Mk 20 e 2 depósitos de combustível; ou
4
bombas CLUSTER Mk 20 e 2 depósitos de combustível; ou
2
lançadores LAU 51A com 19 foguetes de 2,75 polegadas cada e 2 depósitos de
combustível; ou
4
lançadores LAU 51A ou LAU 3 B/A com 19 foguetes de 2,75 polegadas cada.
h)
Capacidade de transporte
Nenhuma.
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Resumo histórico:
O Alpha Jet é o
resultado de um projecto franco-alemão iniciado em 1971, envolvendo as fábricas
Dassault-Breguet (francesa) e a Dornier Gmbh (alemã).
A necessidade
sentida pelos alemães de substituírem os obsoletos Fiat G-91 e pelos franceses
de substituírem os igualmente obsoletos Lockheed T-33, motivaram os
responsáveis pelas Forças Aéreas destes países para o estudo conjunto de um
avião birreactor ligeiro, sub-sónico, bilugar, particularmente adaptado para
missões de apoio aéreo ofensivo e treino operacional. Desse estudo
nasceu o Alpha Jet.
O protótipo
realizou o primeiro voo em Istres (França) no dia 26 de Outubro de 1973. Depois
de mais de 4.000 voos de ensaio, o projecto foi coroado de êxito.
A produção em
série foi iniciada com duas versões: a versão "E" (École), destinada à formação
de pilotos, e a versão "A" (Appui), para apoio táctico às tropas de superfície.
A Força Aérea
Francesa começou a receber os Alpha Jet E em
4 de Novembro de 1977, enquanto que a Força Aérea Alemã começou a dispor
dos Alpha Jet A no ano seguinte.
Objecto de
aperfeiçoamentos constantes, o Alpha Jet evoluiu para um modelo mais moderno,
preparado para cumprir simultaneamente missões de formação e treino de pilotos,
bem como as de apoio táctico, com a optimização das capacidades de ataque ao
solo. Esta versão foi designada de
NGEA (Nouvelle Génération d’École et d’Attaque).
Mantendo o
esforço para o melhor aproveitamento do avião, foram introduzidos numerosas
alterações, algumas delas separadamente, em conformidade com as necessidades de
franceses e alemães, nem sempre coincidentes.
Que se tenha
conhecimento, são cinco as últimas versões:
- Versão de
Treino Avançado / Ataque Ligeiro, também designada por “E”;
- Versão
Alternativa de Apoio Aéreo Próximo, desenvolvido pela Dassault. Face à versão
germânica, distingue-se pelo equipamento autónomo de navegação e ataque;
- Versão de
Apoio Aéreo Próximo, anteriormente designada por “A”, em serviço apenas na
Força Aérea Alemã;
- Alpha Jet 2,
anteriormente designado por “NGEA”. As suas principais modificações incluem a
adopção de novos motores Larzac 04-C20 de maior potência, maior raio de acção e
possibilidade de utilizar mísseis ar-ar;
- Alpha Jet 3,
apropriada para treino de pilotos destinados a aviões de combate modernos,
diferindo de outras versões de treino pelo nível de equipamento electrónico.
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Em Maio de 1981,
a Patrulha Acrobática de França, da Academia Aérea de Salon de Provence, que
anteriormente utilizava os Fouga Magister, apresentou-se ao público equipada
com Alpha Jet pintados com as cores nacionais francesas, em vermelho, branco e
azul.
O contrato
inicial de co-produção estabelecia a construção de 400 Alpha Jet, 200 pela
Alemanha e outros tantos pela França. Contudo, cada um destes países só
construiu 175 unidades, tendo a Dornier encerrado a produção em Outubro de 1982
e a Dassault-Breguet em 1985.
Os primeiros
países a encomendar e a operar os Alpha Jet, para além da Alemanha e França,
foram a Bélgica, Camarões, Costa do Marfim, Egipto, Marrocos e Nigéria. Outros países os utilizam actualmente, como acontece com
Portugal, Qatar, Reino Unido, Tailândia e Togo.
(continua)
Fontes (primeira parte):
- Imagens 1 e 3: © Carlos Pedro - Blog Altimagem;
- Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
- Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000; Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre.