Imagem 1: LET L-23 Super Blanik da Força Aérea Portuguesa |
LET L-23 SUPER BLANIK |
Quantidade:
3
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: Março de 1996
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Planador
terrestre, de trem de aterragem de roda simples instalada na fuselagem, com
roda de cauda, mono-plano de asa alta, revestimento metálico, dois lugares em
tandem com cobertura transparente, destinado a actividades desportivas.
Tripulação:
2 (piloto-instrutor e aluno).
b)
Construtor
LET, Aeronautical Works /
República Checa.
c)
Motopropulsor
Sem
motopropulsor.
d)
Dimensões
Envergadura …………..................................16,20
m
Envergadura com extensões de asas ….18,20 m
Comprimento…..………………………..........8,50 m
Altura………….……………………….....….....1,90 m
Área alar ……….…….....................................19,15
m²
Área alar com extensões das asas ….......20,00 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………………….…….........…310 kg
Peso vazio com extensões de asas.............315 Kg
Peso vazio com extensões de asas.............315 Kg
Peso máximo………………………..…..........510 kg
f)
Performances
Velocidade máxima …………………...250 Km/h
Velocidade de manobra .......................160
Km/h
Velocidade mínima ..................................60 Km/h
Velocidade de reboque.........................150 Km/h
Velocidade mínima ..................................60 Km/h
Velocidade de reboque.........................150 Km/h
Tecto de serviço ……………….........não aplicável
Raio de acção ……………….......….não aplicável
g)
Armamento
Sem
armamento.
h)
Capacidade de transporte
Nenhuma.
Resumo histórico:
A LET começou a
construir os planadores L-13 Blanik em 1958, que ficaram muito populares graças
à sua resistência, rentabilidade e facilidade de manobra. Foram construídos
cerca de 3.000 L-13, que foram espalhados pelo mundo.
Com a experiência
obtida com o L-23, os desenhadores da LET criaram um novo planador, que
designaram por L-23 Super Blanik. De confecção refinada, para além de manter as
excelentes características de voo e de manutenção do L-13, apresenta uma
cobertura de cabina com melhor visibilidade, roda de cauda comandada e novo
desenho do conjunto estabilizador de cauda. Pode também utilizar extensões
removíveis nas pontas das asas, do que resulta o aumento de um metro em cada
asa.
Os planadores
LET L-23 Super Blanik estão certificados para voo em muitos países, entre eles
a Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha
e Portugal.
Percurso em
Portugal:
Dada a baixa
taxa de operacionalidade dos moto-planadores Fournier RF-10, operados pela
Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra, a Força Aérea Portuguesa (FAP)
decidiu substituí-los por planadores.
Assim, em 1994
procedeu a um estudo comparativo entre os planadores KR 03A Puchatek, construído
na Polónia, os DG 500 Elan e SZD 50-3 Puchaz, de origem alemã e o L-23 Super
Blanik, construído na República Checa.
Imagem 3: Brasão da Academia da Força Aérea (AFA) |
O primeiro dos
três Super Blanik então encomendados foi recebido em 16 de Março de 1996. Os
dois restantes chegaram a 29 de Março, tendo sido entregues ao centro de voo do
Departamento de Actividades Aéreas da AFA e incluídos na Esquadra 802 «Águias», onde é utilizado na instrução de
alunos-pilotos da AFA, na fase inicial da aprendizagem, principalmente na prática
de descolagens e aterragens. São rebocados por aviões Chipmunk.
Os Super Blanik estão inteiramente pintados em branco (FS 17.925), com as pontas das asas e o leme de direcção em vermelho fluorescente (MIL-P-21.563). A Cruz de Cristo, sobre círculo branco inserido em coroa circular azul (FS 86.076), está colocado unicamente nos lados da fuselagem. Os rectângulos com as cores nacionais encontram-se nos lados do estabilizador vertical. Os números de matrícula, em algarismos pretos (FS 17.038), estão colocados sobre o rectângulo das cores nacionais do estabilizador vertical.
Fontes:
Imagem 1: Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de: Richard Ferriere - 3 vues;
Imagens 3 e 4: Colecção Altimagem.
Imagem 2: Cortesia de: Richard Ferriere - 3 vues;
Imagens 3 e 4: Colecção Altimagem.
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no
Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.