Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 abril 2015

Dia Internacional do Jazz




O Dia Internacional do Jazz celebra-se todos os anos no dia 30 de Abril.



Origem:
     Esta data foi criada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, por proposta do embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock, pianista e compositor norte americano, considerado um dos mestres do jazz (n. 1940).

     O jazz está associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura. Em 2012 foi celebrado pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objectivo relembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

     O jazz é uma expressão musical que pode «derrubar barreiras e simbolizar a paz e a unidade», defende a UNESCO na proclamação do Dia Internacional do Jazz, que se assinalou pela primeira vez em 2012. Na mensagem oficial deste dia, em 2012, a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, sublinhou que o jazz foi e continua a ser «a força que promove uma transformação social positiva». «Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objectivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades».


Imagem alusiva ao primeiro Dia Internacional do Jazz, em 2012

Origem do Jazz
     O jazz é uma das expressões musicais nativas dos Estados Unidos, praticada inicialmente pelas comunidades afro-americanas no Século XIX, descendentes das vagas de escravos que chegaram aos Estados Unidos da América vindas de África, tornando-se popular nas primeiras décadas do Século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz.


Sem comentários:

Enviar um comentário