Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 abril 2015

Dia Mundial da Astronomia





O Dia Mundial da Astronomia não é consensual, existindo, por isso, uma grande indefinição para a atribuição verdadeiramente "oficial" deste dia.

Por exemplo, a reputadíssima associação Astronomers without Borders não lista uma única actividade alusiva a um "Dia Mundial da Astronomia", embora Abril seja intitulado "Global Astronomy Month"

     Depois de uma exaustiva e cuidada pesquisa foi possível reunir as informações (às vezes contraditórias) de várias fontes, a conclusão mais equilibrada a que cheguei foi através do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira, cujos resultados, resumidamente, passo a apresentar:


Origem:
O Dia Mundial da Astronomia é celebrado, tradicionalmente, entre meados de Abril e meados de Maio, tradicionalmente num Sábado, mais próximo do Quarto Crescente.
No ano de 2015 recai no dia 25 de Abril.
Também pode ser celebrado no dia 29 de Setembro (não descortinei qual a razão para este dia).

Assinalado pela ONU pela primeira vez em 2009 para comemorar os 400 anos do início das observações dos astros e corpos celestes realizadas pelos primeiros telescópios de Galileu.

Abril marca as comemorações do Mês Mundial da Astronomia (MMA2015), promovido e divulgado internacionalmente pelos "Astronomers Without Borders".

     O Dia da Astronomia nasceu na Califórnia em 1973. Doug Berger, então presidente da Associação Astronómica do Norte da Califórnia, decidiu que, em vez de tentar atrair as pessoas para viajar longas distâncias para visitar os observatórios abertos, criaram a montagem de telescópios mais perto dos locais movimentados ou mais perto dos locais urbanos onde as pessoas têm mais facilidade em se deslocarem, como esquinas, shoppings, parques, etc.
     Os eventos do Dia da Astronomia têm lugar em centenas de locais e sites espalhados pelos Estados Unidos. Internacionalmente é celebrado no Canadá, Nova Zelândia, Finlândia, Suécia, Filipinas, Argentina, Malásia, Irão, Irlanda, Nova Guiné, Reino Unido e muitos outros países.


Cortesia de:
Astronomers Without Borders;
Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira;
Astro League.org - USA

Sem comentários:

Enviar um comentário