Na passagem de mais um Dia de Reis, nesta entrada no último quinquénio da segunda década do Século XXI, recordo o tema central dos Reis Magos, materializado em telas de grandes nomes da pintura universal.
"A Adoração dos Magos",
1495-1505, do pintor italiano Andrea Mantegna (c.1431-1506),
Museu J. Paul
Getty, Los Angeles, Estados Unidos.
|
Destacam-se os seguintes (associados por períodos/épocas ou correntes da pintura):
1. PINTURA MEDIEVAL
1a - Gótico (Séc.XII - Séc. XVI):
Guido da Siena (c.1230-c.1290), italiano;
1a - Gótico (Séc.XII - Séc. XVI):
Guido da Siena (c.1230-c.1290), italiano;
Duccio di Buoninsegna (1255-1319), italiano;
Giotto di Bondone (1267-1337), italiano;
Pietro Lorenzetti (c.1280-1348), italiano;
Giotto di Bondone (1267-1337), italiano;
"A Adoração dos Magos",
1270, tempera sobre madeira,
do pintor italiano Guido da Siena (c.1230-c.1290), Museu Lindenau, Altenburg, Alemanha. |
Bartolo di Fredi (c.1330-1410), italiano;
Luca di Tomè, (c.1330-c.1389), italiano;
Luca di Tomè, (c.1330-c.1389), italiano;
Altichiero da Zevio (1330-1390), italiano;
Gentile da Fabriano (1370-1427), italiano;
Lorenzo Monaco (c.1370-1425), italiano;
Lorenzo Monaco (c.1370-1425), italiano;
Fra Angelico (1387-1455), italiano;
Hans Multscher (1390-1467), alemão;
Stefan Lochner (c.1400/10-c.1451), alemão;
Giovanni di Paolo (1403-1482), italiano;
Hans Multscher (1390-1467), alemão;
Stefan Lochner (c.1400/10-c.1451), alemão;
Giovanni di Paolo (1403-1482), italiano;
Dieric Bouts (1410/20-1475), holandês;
Hans Memling (1430/40-1494), alemão;
Juan Rexach (c.1431-1482), espanhol;
Hans Memling (1430/40-1494), alemão;
Juan Rexach (c.1431-1482), espanhol;
Pedro Berruguete (1450-1504), espanhol;
Gerard David (c.1460-1523), flamengo;
Geertgen tot Sint Jans (1460-1490), holandês;
Jan Mostaert (c.1475-1555/56), holandês;
Pieter Coecke van Aelst (1502-1556), belga.
Gerard David (c.1460-1523), flamengo;
Geertgen tot Sint Jans (1460-1490), holandês;
Jan Mostaert (c.1475-1555/56), holandês;
Pieter Coecke van Aelst (1502-1556), belga.
"Adoração dos Magos",
1495. Tríptico do pintor holandês Hieronymus Bosch,
El Bosco (1450-1516), Museu
do Prado, Madrid, Espanha.
|
2. IDADE MODERNA
2a - Renascimento (Séc.XV - Séc.XVI):
Francesco da Rimini (?-?), italiano;
Giotto (c/ 1267-1337), italiano;
Taddeo Gaddi (1300-1366), italiano;
Jacopo di Cione (1325-1399), italiano;
Francesco da Rimini (?-?), italiano;
Giotto (c/ 1267-1337), italiano;
Taddeo Gaddi (1300-1366), italiano;
Jacopo di Cione (1325-1399), italiano;
Irmãos Van Limburg (1375 – 1416), holandeses;
Fra Angelico (1387-1455),
italiano;
Rogier van der Weyden (1399/1400 – 1464), flamengo;
Domenico Veneziano (c.1400-1461), italiano;
Giovanni di Francesco (1412-1459), italiano;
Benozzo Gozzoli (1420-1497), italiano;
Domenico Veneziano (c.1400-1461), italiano;
Giovanni di Francesco (1412-1459), italiano;
Benozzo Gozzoli (1420-1497), italiano;
Andrea Mantegna
(c.1431-1506), italiano;
Hans Memling (c/ 1433 – 1494), flamengo;
Fiorenzo di Lorenzo (1440-1522), italiano;
Fiorenzo di Lorenzo (1440-1522), italiano;
Hugo van der Goes (c/ 1440 – 1482), flamengo;
Sandro
Botticelli (c/ 1445 – 1510), italiano;
Pietro Perugino (c.1448-1523), italiano;
Domenico Ghirlandaio (1449-1494), italiano;
Pietro Perugino (c.1448-1523), italiano;
Domenico Ghirlandaio (1449-1494), italiano;
Pedro Berruguete (1450-1504), espanhol;
Leonardo da Vinci (1452 – 1519), italiano;
Hieronymus Bosch (c/ 1450 – 1516),
holandês;
Geertgen tot Sint Jans (c/ 1460/65 – c/ 1488/93), holandês;
Bramantino (1455-1530), italiano;
Filippino Lippi (c.1457-1504),
italiano;
Bartolomeo di Giovanni (1458-1501), italiano;
Lorenzo Costa (1460-1535), italiano;
Quentin Matsys (1466-1530), flamengo;
Jacob Cornelisz (c.1470-1533), holandês;
Lorenzo Costa (1460-1535), italiano;
Quentin Matsys (1466-1530), flamengo;
Jacob Cornelisz (c.1470-1533), holandês;
Michele di Michele Ciampanti (1470-1510), italiano;
Albrecht Dürer (1471-1528), alemão;
Gaudenzio Ferrari (c.1471-1546), italiano;
Grão Vasco (c.1475-c.1542), português;
Giorgione (c.1477-1510), italiano;
Jan Mabuse (1478-1532), flamengo;
Hans von Kulmbach (c.1480-c.1522), alemão;
Colijn de Coter (c.1480-1525), flamengo;
Ludovico Mazzolino (1480-1528), italiano;
Garofalo (1481-1559), italiano;
Raffaello Sanzio (1483-1520), italiano;
Gaudenzio Ferrari (c.1471-1546), italiano;
Grão Vasco (c.1475-c.1542), português;
Giorgione (c.1477-1510), italiano;
Jan Mabuse (1478-1532), flamengo;
Hans von Kulmbach (c.1480-c.1522), alemão;
Colijn de Coter (c.1480-1525), flamengo;
Ludovico Mazzolino (1480-1528), italiano;
Garofalo (1481-1559), italiano;
Raffaello Sanzio (1483-1520), italiano;
Joos van Cleve (c.1485-1540), flamengo;
Antonio da Corregio (1489-1534), italiano;
Antonio da Corregio (1489-1534), italiano;
Pieter Aertsen (1508-1575), holandês;
Jacopo Bassano (1510-1592), italiano;
Prospero Fontana (1512-1597), italiano;
Prospero Fontana (1512-1597), italiano;
Giovanni Francesco Bembo (1515-1543), italiano;
Pieter Bruegel, “O Velho” (c.1525/30-1569), flamengo;
Nicolás Borrás (1530-1610), italiano;
El Greco (1541-1614), grego, espanha;
El Greco (1541-1614), grego, espanha;
Francesco Bassano (1549-1592), italiano;
Guilliam van Nieuwelandt (c.1584-1635), holandês.
Guilliam van Nieuwelandt (c.1584-1635), holandês.
"Adoração dos Magos",
cerca de 1475, do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510),
Galeria Uffizi,
Florença, Itália.
|
2b - Maneirismo (Séc.XVI - Séc. XVII):
Garofalo (1481-1559), italiano;
Paolo Veronese (1528-1588), italiano;
Garofalo (1481-1559), italiano;
Paolo Veronese (1528-1588), italiano;
Federico Barocci (1535-1612), italiano;
Eugenio Cajés (1575-1634), espanhol;
Georges Lallemant (1575-1636), francês.
Georges Lallemant (1575-1636), francês.
"Adoração dos Reis
Magos", óleo sobre tela, cerca de 1568, El Greco (1541-1614),
Museu
Soumaya, Cidade do México, México.
|
2c - Barroco (Séc.XVII - Séc.XVIII):
Abraham Bloemaert (1564-1651), holandês;
Peter
Paul Rubens (1577-1640), alemão;
Theodor van Loon (c.1581/82-1649), flamengo;
Guilliam van Nieuwelandt (c.1584-1635), holandês;
Theodor van Loon (c.1581/82-1649), flamengo;
Guilliam van Nieuwelandt (c.1584-1635), holandês;
Gerrit Claesz Bleker (1592-1656), holandês;
Nicolas Poussin (1594-1665), francês;
Nicolas Poussin (1594-1665), francês;
Leonaert Bramer (1596-1674), holandês;
Diego Rodriguez da Silva y Velázquez (1599
– 1660), espanhol;
Francisco Camilo (1615-1673), espanhol;
Sébastien Bourdon (1616-1671), francês;
Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682), espanhol;
Carlo Maratta, (1625-1713), italiano;
Carlo Maratta, (1625-1713), italiano;
Jan de Bray (c.1627-1697), holandês;
Bartolomeo Biscaino (1629-1657), italiano;
Sebastiano Ricci (1659-1734), italiano;
Sebastiano Ricci (1659-1734), italiano;
Giuseppe Bazzani (1690-1769), italiano.
2d - Rococó (Séc. XVIII - Séc.XIX):
Gaspare Diziani (1689-1767), italiano;
Corrado Giaquinto (1703-1765/66), italiano.
"Adoração dos Reis
Magos", óleo sobre tela, 1609/1629, Peter Paul Rubens (1577-1640),
Museu
do Prado, Madrid, Espanha.
|
2d - Rococó (Séc. XVIII - Séc.XIX):
Gaspare Diziani (1689-1767), italiano;
Corrado Giaquinto (1703-1765/66), italiano.
"A Adoração dos Magos",
1718, óleo sobre tela do pintor italiano Gaspare Diziani (1689-1767),
Museu de
Belas Artes de Budapeste, Hungria.
|
2e - Neoclacissismo (c. 1760 - c. 1830):
Domingos Sequeira (1768-1837), português;
3. PINTURA CONTEMPORÂNEA
"A Adoração dos Magos",
1828, do pintor português Domingos Sequeira (1768-1837).
Colecção particular,
em processo de compra pelo Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
|
3. PINTURA CONTEMPORÂNEA
3a - Época Victoriana (1837 - 1901):
Jacques-Joseph Tissot, pseudónimo de James Tissot (1836-1902), francês;
"The Journey of the
Magi", 1894, pintura do pintor francês James Tissot (1836-1902),
Minneapolis Institut of Art, Minneapolis, Estados Unidos.
|
As referências bíblicas à “Adoração dos Magos” surgem em MATEUS, 2:
“1. Tendo, pois,
Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram
do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram
eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no
oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta
notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os
príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de
nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe:
Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém,
terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de
ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo {Miquéias 5,2}.
7. Herodes,
então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exacta em
que o astro lhes tinha aparecido.oração
8. E,
enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando
o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles
ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no
oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali
parou.
10. A aparição
daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na
casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o
adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro,
incenso e mirra.
12. E, sendo por
divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes,
partiram para a sua terra por outro caminho.”
Na antiguidade, o
ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote,
representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta (a mirra era usada
para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Ver artigo sobre o Dia de Reis
Ver artigo sobre o Dia de Reis
Sem comentários:
Enviar um comentário