Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01 janeiro 2016

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus


A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus é celebrada anualmente no dia 1 de Janeiro.


Origem:
Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja Ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas e começou a ser celebrada em Roma no Século IV. Desde 1931 que era celebrada no dia 11 de Outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data actual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido.

"Madonna of Humility", têmpera sobre madeira, cerca de 1430, do pintor italiano Fra Angelico (c.1395-1455),
National Gallery of Art, Washington, Estados Unidos da América.


História:
A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (Theotókos) é a mais antiga que se conhece no Ocidente. Nas Catacumbas, antiquíssimos subterrâneos de Roma, onde se reuniam os primeiros cristãos para celebrar a Santa Missa, encontram-se pinturas com esta inscrição.


"Natividade de Maria", 1671/72, tempera sobre
madeira do pintor italiano Antonio Zanchi
(1631-1722), Santuário da Natividade de Maria,
Sombreno di Paladina, Itália.



A antiguidade da celebração mariana pode ser constatada nas pinturas com o nome de  Maria, Mãe de Deus (Theotókos) que foram encontradas nas Catacumbas que se encontram por baixo da cidade de Roma, onde se reuniam os primeiros cristãos para celebrar a Missa nos tempos das perseguições.

Mais tarde o rito romano celebrava no dia 1 de Janeiro a oitava do Natal, comemorando a circuncisão do Menino Jesus. Após desaparecer a antiga festa mariana, em 1931, o Papa Pio XI, por ocasião do XV centenário do concílio de Éfeso (431), instituiu a Festa Mariana para o dia 11 de Outubro, em memória deste Concílio, no qual se proclamou solenemente Santa Maria como verdadeira Mãe de Cristo, que é o verdadeiro Filho de Deus; mas na última reforma do calendário, logo após o Concílio Vaticano II, a festa foi transferida para o dia 1 de Janeiro, com a máxima categoria litúrgica de solenidade, e com título de Santa Maria, Mãe de Deus.


"Fuga para o Egipto", cerca de 1450, tempera sobre madeira
do pintor italiano Fra Angelico (c.1395-1455),
Museu Nacional de São Marcos, Florença, Itália.












Esta Festa Mariana encontra um marco litúrgico mais adequado no tempo de Natal do Senhor, ao mesmo tempo que os católicos começam o ano pedindo a protecção da Santíssima Virgem Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário