Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 agosto 2016

Marcelo Caetano

Pensamento do Dia


Sobre o 25 de Abril, disse Marcelo Caetano, último primeiro ministro do anterior regime, deposto pelas armas no golpe militar em 1974:

“Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suíça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica, a emigração em massa e as divisas da emigração, mas só enquanto durarem.”

“As matérias-primas vamos agora adquiri-las às potências que delas se apossaram, ao preço que os lautos vendedores houverem por bem fixar. Tal é o preço por que os Portugueses terão de pagar as suas ilusões de liberdade.”

“Veremos alçados ao poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros, e até presidentes da República.”


= Marcelo Caetano, professor e político português, último primeiro ministro do Estado Novo, entre 1968 e 1974. Nasceu em 17 de Agosto de 1906. =

Sem comentários:

Enviar um comentário