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16 setembro 2012

Avro 631 Cadet


Imagem 1

AVRO 631 CADET

Quantidade: 1
Utilizador: Aeronáutica Militar
Entrada ao serviço: 1934
Data de abate: 1952

Dados Técnicos:

a.      Tipo de Aeronave

                Avião mono-motor terrestre, de trem de aterragem convencional fixo, com patim de cauda, biplano, revestido a tela, com a parte dianteira da fuselagem revestida a chapa, bilugar de cabinas descobertas, destinado a instrução de pilotos. Tripulação: 2 (piloto-instrutor e instruendo).

b.      Construtor

        A. V. Roe & Co. Ltd. / Grã-Bretanha.

c.       Motopropulsor

        Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Genet Major, de 7 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 140 hp.
        Hélice: Em madeira, de duas pás, de passo fixo.

d.      Dimensões

        Envergadura …………. ..9,15 m
        Comprimento …..….……7,83 m
        Altura…………....………..2,82 m
        Área alar ……….….…. 24,34 m²

e.      Pesos

        Peso vazio……………..……. 511 kg
        Peso máximo……….……. …772 kg

f.        Performances

        Velocidade máxima ……….175 Km/h
        Velocidade de cruzeiro …...145 Km/h
        Tecto de serviço ……..…..3.930 m
        Raio de acção ………..…….750 Km

g.      Armamento

        Sem armamento.

h.      Capacidade de transporte

        Nenhuma.


Imagem 2


Resumo histórico:
     A A. V. Roe, a partir do modelo Avro 621 Tutor construído em 1931, produziu uma série de modelos derivados, tais como o Avro 626, o Avro 631 Cadet e o Avro 643. A diferença mais significativa entre estes modelos residia nos motores utilizados.
     O Avro 631 Cadet poderá ser considerado o Avro 621 com motor de menor potência, especialmente concebido para utilização civil, para instrução e treino de pilotos. Mesmo assim, foi considerado um avião de exploração dispendiosa, construindo-se apenas 19 unidades.


Percurso em Portugal:
     Em 1934, a Aeronáutica Militar (AM) encetou um processo de selecção de aviões para instrução elementar. Para o efeito, adquiriu um Avro 631 Cadet, um Caproni Ca-100 Caproncine e um De Havilland DH-82 Tiger Moth.
     Tendo sido preferido o Tiger Moth, o Avro 631 Cadet foi entregue ás Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), Alverca, onde teve actividade reduzida.

     Foi-lhe atribuído o número 501 da AM. Estava pintado com as cores da instrução da época, com a fuselagem em azul escuro, os painéis e o anel do motor em alumínio polido, as asas e o conjunto da cauda em amarelo, a Cruz de Cristo, sobre círculo branco, nas faces exteriores das asas e a bandeira nacional, com escudo, num rectângulo sobre o leme de direcção. O número de matrícula estava pintado a branco nos lados da fuselagem.
     O Avro 631 Cadet foi abatido ao serviço em 1952, sendo hoje uma valiosa peça do Museu do Ar, dada a exiguidade da produção.


Fontes:
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.

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