Tolerância é um estado de espírito, um estado de alma ou de sentimento que vem de dentro do nosso Ser, como se alguém ou alguma coisa controlasse o nosso interior, muitas vezes revolto por tempestades de ódio, orgulho, inveja ou outros, e lhe imponha um certo equilíbrio ou estabilidade.
Para haver tolerância temos que nos sentir bem interiormente e connosco próprios. A estabilidade vem de dentro, não de fora…
A tolerância advém da prática diária de uma maneira de ser e estar que, com o tempo, se enraizou no nosso espírito, de modo a criar uma espécie de “escudo protector” contra as agressões mentais ou espirituais negativas.
Tolerância é aceitar que, independentemente da nossa situação, haverá alguém sempre maior ou menor do que nós em qualquer área da vida. Por isso, não vale a pena criarmos preconceitos contra esta ou aquela pessoa, pois devemos centrar a nossa atenção em nós próprios, melhorando o nosso desenvolvimento em todas as áreas e aceitando que os outros o façam de igual modo e à sua maneira.
- Sorrir, quando temos vontade de chorar;
- Perdoar, quando temos vontade de odiar;
- Aceitar que os outros podem ser diferentes de nós;
- Ser amigo quando estamos em presença da intolerância;
- Ser paciente quando temos vontade de discutir;
- Admitir os erros dos outros com um sorriso e perdoando;
- Admitir os nossos erros, dando o “braço a torcer” e pedindo desculpa ou perdão.
Tolerância é saber viver em equilíbrio com o positivo / negativo das nossas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário