Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18

Efemérides - 18 de Novembro


Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

(Dia especial em memória de todos aqueles que pereceram ou sofreram graves lesões em consequência de acidentes na estrada. Evocado todos os anos pela Organização das Nações Unidas no terceiro domingo do mês de Novembro. A sinistralidade rodoviária continua a ser, a nível global, um dos maiores flagelos do nosso tempo. A Organização Mundial de Saúde estima que, em cada ano, morram cerca de 1,2 milhões de pessoas e que de 20 a 50 milhões sofram traumatismos não mortais devido a acidentes na via pública em todo o mundo. Pelos dados estatísticos que são apresentados impõe-se a formulação da seguinte pergunta: “quantas dessas vítimas da sinistralidade na estrada são, também, vítimas do trabalho? Ou seja, quantos dos acidentes na estrada são, também, acidentes de trabalho?".)


Dia da Independência da República da Letónia

(Comemora o dia da declaração da independência, da Alemanha e Rússia, em 1918.)



Dia da Independência do Reino de Marrocos




Dia Nacional do Sultanato de Omã

(Comemora o aniversário do actual Sultão, Qaboos bin Said Al Said.)




1626 - Conclusão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e imediata consagração pelo Papa Urbano VIII (1568-1644).


1724 - Faleceu Bartolomeu Lourenço de Gusmão, também conhecido como Bartolomeu de Gusmão, sacerdote, cientista e inventor brasileiro, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de "Passarola", também chamada de "Passarola Voadora". Cognominado de "O Padre Voador" é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial. (nasceu em 1685).


1783 - Criação da Lotaria Nacional, pela Misericórdia de Lisboa, concedendo 12% dos lucros aos Hospitais Reais dos Enfermos e dos Expostos.


1787 - Nasceu Louis Jacques Mandé Daguerre, pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, pioneiro da fotografia, autor da primeira patente para um processo fotográfico, o daguerreótipo, em 1835. (faleceu em 1851).


1791 - Nasceu Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa, mais conhecido como Manuel Francisco Carvalhosa, 2º Visconde de Santarém, historiador, diplomata e estadista português que se notabilizou como estudioso da antiga cartografia (termo que criou) e como historiador dos Descobrimentos Portugueses. Criou o termo Cartografia, numa carta de 8 de Dezembro de 1839, dirigida de Paris ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso. (faleceu em 1855).



1830 - O Congresso Nacional Belga decreta a independência.


1860 - Nasceu Ignacy Jan Paderewski, pianista, compositor, político e diplomata polaco, incansável defensor da causa nacionalista no seu país. (faleceu em 1941).


1897 - Nasceu Patrick Maynard Stuart Blackett, físico britânico, Prémio Nobel da Física em 1948, pelo desenvolvimento do método da Câmara de Wilson e por descobertas no campo da física nuclear e Radiações Cósmicas. (faleceu em 1974).


1906 - Nasceu George Wald, bioquímico norte americano, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1967, por descobrir a importância da Vitamina A na pigmentação da retina e na manutenção da visão. (faleceu em 1997).


1906 - Nasceu Klaus Mann, escritor alemão, filho de Thomas Mann (1875-1955), romancista alemão. (faleceu em 1949).



1921 - Estreia oficial da Selecção Portuguesa de Futebol, num jogo contra a Inglaterra, com o resultado de 2-1 a favor da Inglaterra.


1926 - Fundação da Commonwealth of Nations (Comunidade das Nações), organização inter-governamental composta por 54 países, membros independentes. 52 destes 54 países (com excepção de Moçambique e Ruanda) faziam parte do Império Britânico, do qual se desenvolveram.



1931 - Nasceu Toni Morrison, escritora norte americana, Prémio Nobel da Literatura em 1993.



1940 - Nasceu Qaboos bin Said Al Said, Sultão de Omã desde 23 de Julho de 1970.


Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário