Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 dezembro 2012

10

Efemérides - 10 de Dezembro



Dia Mundial dos Direitos Humanos

(Comemora a data em que foi proclamada pelas Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.)
"Negar ao povo os seus direitos humanos é colocar em causa a sua humanidade.        Impor-lhe uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo." 
= Nelson Mandela, Estadista e Nobel da Paz (1918-2013) = 


Dia Internacional dos Direitos dos Animais

(O Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA) ocorre desde o dia 10 de Dezembro desde 1998 e foi criado pela Organização Não-Governamental inglesa Uncaged. A data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, e visa chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer. Esta posição é defendida com base na teoria dos Direitos dos Animais.)



1588 - Nasceu Isaac Beeckman, matemático, físico, médico e filósofo holandês. (faleceu em 1637).



1610 - Nasceu Adriaen van Ostade, pintor e gravador holandês. (faleceu em 1685).


1801 - Em Portugal é criado o corpo da Guarda Real da Polícia, antecessor da PSP-Polícia de Segurança Pública.



1804 - Nasceu Carl Gustav Jakob Jacobi, matemático alemão. (faleceu em 1851).


1815 - Nasceu Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, também conhecida como Ada Lovelace, única filha legítima do poeta britânico Lord Byron (1788-1824), considerada a primeira programadora de computadores. Entre 1842-1843 criou um algoritmo para o cálculo da Sequência de Bernoulli, usando a máquina analítica de Charles Babage. Em 1953, cem anos depois da sua morte, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta. O seu projecto e as notas de Ada entraram para a história como o primeiro computador e software, respectivamente. Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos registou a linguagem de programação ADA, em sua homenagem. (faleceu em 1852).


1830 - Nasceu Emily Elizabeth Dickinson, mais conhecida como Emily Dickinson, poetisa norte americana. (faleceu em 1886).



1836 - Um decreto real determina a abolição do comércio de escravos dos domínios portugueses.


1851 - Nasceu Melvil Dewey, bibliotecário norte americano, criador da Classificação Decimal, chamado de Sistema Decimal de Dewey. (faleceu em 1931).


1896 - Faleceu Alfred Bernhard Nobel, mais conhecido por Alfred Nobel, químico, industrial, engenheiro e inventor sueco, criador da dinamite, em 1867, e da borracha sintética. Morreu de hemorragia cerebral na sua casa em San Remo, Itália. No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel, que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do Parlamento Norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia), o Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel. Mas, de facto, este prémio não tem ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco, embora os vencedores sejam também escolhidos pela Real Academia de Ciências da Suécia. O vencedor do Prémio Nobel recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano. Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido anualmente pela Real Academia de Ciências da Suécia, e cuja primeira sessão de entrega  ocorreu em 1901. (nasceu em 1833).


1907 - Nasceu Lucien Laurent, futebolista francês, autor do primeiro golo na história das Copas do Mundo, em 1930, no Uruguai. (faleceu em 2005).


1920 - Nasceu Clarice Lispector, escritora, romancista, colunista, cronista e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Foi descrita como o equivalente a Kafka na literatura latino-americana. (faleceu em 1977).



1970 - Fundação da equipa de futebol americano New York Cosmos, em Nova Iorque, Estados Unidos.



1971 - Nasceu Carla Sacramento, ex-atleta portuguesa de meio-fundo, especialista nos 1500 metros, campeã do Mundo em 1997. Em campeonatos mundiais e da Europa de atletismo, entre 1995 e 2002, ganhou duas medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze.


1982 - Assinatura da Convenção do Mar, por 117 países. A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), frequentemente referida pelo acrónimo em inglês UNCLOS (United Nations Convention on the Law of the Sea), é um Tratado multilateral celebrado sob os auspícios da ONU em Montego Bay, Jamaica. Define e codifica conceitos herdados do Direito Internacional referentes a assuntos marítimos, como Mar Territorial, zona económica exclusiva, plataforma continental e outros. Estabelece os princípios gerais da exploração dos recursos naturais do mar, como os recursos vivos, os do solo e os do subsolo.


1996 - Nelson Mandela promulga a nova Constituição da África do Sul, enterrando para sempre o apartheid.


Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário