Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16

Efemérides - 16 de Dezembro



Dia Nacional do Reino do Bahrein

(Celebra a independência do protectorado britânico, em 1971.)

Ver Bahrein


Dia da Independência da República do Cazaquistão

(Celebra a data da declaração da independência, da União Soviética, em 1991)


Dia da Reconciliação na República da África do Sul

(No início século XIX deu-se a luta contra o colonialismo britânico, entre voortrekkers - imigrantes que durante os anos 1840 e 1850 saíram da Colónia Britânica do Cabo, para o interior do que é hoje a África do Sul - e os povos indígenas. Em 1837, o líder dos voortrekkers, Piet Retief, tentou uma negociação com o rei dos zulus, Dingane, mas, após a tentativa, os zulus assassinaram um missionário, originando uma grande batalha com várias mortes, entre as quais muitos zulus.
Como o dia 16 de Dezembro já era conhecido como o dia do voto, da promessa, na preparação para uma batalha, os voortrekkers, cansados da guerra, prometeram a Deus que iriam construir igrejas e fazer da data o dia de acção de graças, se conseguissem acabar com a disputa. Como obtiveram a vitória, o dia passou a ser conhecido como o dia para comemorar a reconciliação e a unidade nacional.)                  



1770 - Data provável do nascimento de Ludwig van Beethoven (foi baptizado a 17 de Dezembro do mesmo ano), compositor alemão do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo. É considerado um dos pilares da música ocidental, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos. (faleceu em 1827).


1775 - Nasceu Jane Austen, escritora inglesa, cujos romances se encontram entre os clássicos. Autora de "Sense and Sensibility" (Sensibilidade e Bom Senso) (1811) e "Pride and Prejudice" (Orgulho e Preconceito) (1813), entre outros. (faleceu em 1817).


1790 - Nasceu Leopoldo I da Bélgica, primeiro Rei dos belgas entre 1831 até à sua morte. Foi o fundador da linhagem belga da Casa de Saxe-Coburgo-Gota. (faleceu em 1865).


1865 - Nasceu Amabile Lucia Visintainer, religiosa italo-brasileira nascida austríaca, quando toda a região do Tirol pertencia ao Império Austro-húngaro. Actualmente, a sua terra natal pertence a Itália. Foi canonizada, como Santa Paulina, pelo Papa João Paulo II em 19 de Maio de 2002. A sua festa litúrgica é em 9 de Julho. (faleceu em 1942).


1865 - Nasceu Olavo Bilac, jornalista, tradutor e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. (faleceu em 1918).


1866 - Nasceu Wassily Kandinsky, artista e pintor russo, professor da Bauhaus que introduziu a abstracção no campo das artes visuais. Adquiriu a nacionalidade francesa. (faleceu em 1944).


1882 - Nasceu Zoltán Kodály, compositor, etnólogo, musicólogo, educador, linguista e filósofo húngaro, um dos mais destacados músicos húngaros de todos os tempos. (faleceu em 1967).



1917 - Nasceu Arthur Charles Clarke, mais conhecido por Arthur C. Clarke, escritor e inventor britânico, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica, como o conto "The Sentinel of Eternity" (1951), que deu origem ao filme "2001-Odisseia no Espaço" (1968). (faleceu em 2008).


1921 - Nasceu Toni Pagot, nome artístico de Antônio Pagotto, animador e cartunista italiano, criador, junto com o seu irmão Nino, do personagem Calímero, o pinto preto infeliz. Foi um dos pioneiros da animação italiana. (faleceu em 2001).


1938 - Nasceu Liv Ullman, actriz e directora de cinema norueguesa.


1949 - Nasceu Billy Gibbons, também conhecido por Reverendo Billy G, cantor, compositor e guitarrista da banda americana ZZ Top. Foi considerado pela revista norte americana "Rolling Stone", como o 32º maior guitarrista de todos os tempos.



1965 - Faleceu William Somerset Maugham, romancista e dramaturgo britânico, autor de "O Véu Pintado" (1925) e "O Fio da Navalha" (1944), entre outros. (nasceu em 1874).


1973 - Nasceu Marisa dos Reis Nunes, mais conhecida por Mariza, fadista portuguesa nascida em Moçambique.


Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários :

Enviar um comentário