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DOUGLAS C-54B SKYMASTER
DOUGLAS C-54D SKYMASTER
DOUGLAS C-54E SKYMASTER
DOUGLAS SC-54D SKYMASTER
DOUGLAS HC-54D SKYMASTER
DOUGLAS C-54D SKYMASTER
DOUGLAS C-54E SKYMASTER
DOUGLAS SC-54D SKYMASTER
DOUGLAS HC-54D SKYMASTER
Quantidade:
17
Utilizadores:
Aeronáutica Militar e Força Aérea
Entrada ao serviço: Março de 1947
Data de abate: 1976
Dados técnicos:
a. Tipo de Aeronave
Avião
quadrimotor terrestre, de trem de
aterragem triciclo retráctil, mono-plano de asa baixa, revestimento metálico,
cabina integrada na fuselagem, destinado
a missões de transporte aéreo. Tripulação: 5 (2 pilotos, mecânico, rádio-operador
e navegador).
b. Construtor
Douglas
Aircraft Co. / USA.
c. Motopropulsor
Motores:
4 motores Pratt & Whitney R-2000-7, de 14 cilindros radiais em dupla
estrela, arrefecidos por ar, de
1.350 hp.
Hélices:
metálicos, de três pás, de passo variável e posição de bandeira.
d. Dimensões
Envergadura
…………..........35,81 m
Comprimento…..……..……...28,62
m
Altura………….……….……....8,30
m
Área
alar ……….……..........134,60 m²
e. Pesos
Peso
vazio……………...……17.326 kg
Peso
máximo………………..33.112 kg
f. Performances
Velocidade
máxima ……..….….490 Km/h
Velocidade
de cruzeiro ……......384 Km/h
Tecto
de serviço ……….…….6.700 m
Raio
de acção…………….…..6.280 Km
g. Armamento
Sem
armamento.
h. Capacidade de transporte
50
passageiros ou 6.000 Kg de carga.
Resumo histórico:
O Douglas DC-4/C-54 Skymaster foi mais um dos
grandes sucessos da Douglas, a juntar ao do “imortal” DC-3/C-47 Dakota
(Skytrain na designação original).
Em 1935 a Douglas lançou-se no ambicioso projecto
de produzir um quadrimotor para transporte aéreo civil transcontinental. O
protótipo do DC-4 voou em 7 de Junho de 1938, mas revelou-se um fracasso. Numa
tentativa de salvar o projecto, a Douglas experimentou um protótipo com três
estabilizadores verticais, que também fracassou. Face aos desaires, o projecto
foi suspenso. Curiosamente, foi comprado pelos japoneses.
A Douglas manteve a convicção de que o projecto
era válido e, pouco tempo depois, reactivou os trabalhos, estudando a
utilização de uma fuselagem de secção contínua, que foi o desbravar do caminho
para os aviões de cabina pressurizada, embora isto só se concretizasse mais
tarde, nos Douglas DC-6. O novo protótipo voou em 1939, desta vez
correspondendo às expectativas do fabricante.
Imediatamente começou a produção e a exploração
dos Douglas DC-4 pelas grandes companhias de transporte aéreo. Com a entrada
dos Estados Unidos na II Guerra Mundial, a Força Aérea do Exército dos Estados
Unidos (USAAF), ao mesmo tempo que requisitou a quase totalidade dos DC-4 das
companhias civis, encomendou a produção de uma versão específica militar para
carga, que foi designada por Douglas C-54 Skymaster. O protótipo deste avião
voou pela primeira vez em 14 de Fevereiro de 1942, seguindo-se a produção de
mais de 1.000 aviões, que foram utilizados pelo Comando de Transporte Aéreo da
USAAF em missões de longa distância através do Atlântico, Pacífico e Índico.
- Os primeiros Skymaster da USAAF foram 24 DC-4A,
modificados para C-54, aos quais se seguiram 207 da versão C-54A, para
transporte de passageiros ou carga, com piso reforçado;
- Depois, recebeu 220 C-54B, com o peso máximo à descolagem de 33.112 Kg;
- Um C-54C para transporte VIP, que foi o avião pessoal do Presidente Roosevelt, denominado oficialmente por “Air Force One” e na gíria do pessoal por “vaca sagrada”;
- Mais 350 da versão C-54D, com motores R-2000-11;
- 75 C-54E, de grande autonomia;
- 76 C-54G, com interior compacto e motores R-2000-9.
- Depois, recebeu 220 C-54B, com o peso máximo à descolagem de 33.112 Kg;
- Um C-54C para transporte VIP, que foi o avião pessoal do Presidente Roosevelt, denominado oficialmente por “Air Force One” e na gíria do pessoal por “vaca sagrada”;
- Mais 350 da versão C-54D, com motores R-2000-11;
- 75 C-54E, de grande autonomia;
- 76 C-54G, com interior compacto e motores R-2000-9.
A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) recebeu
211 aviões das versões R5D-1, R5D-2, R5D-3 e R5D-4, equivalentes aos C-54,
C-54A, C-54D e C-54G da USAAF, respectivamente.
A Royal Air Force (RAF) adquiriu 23 Skymaster Mk
I, equivalentes aos C-54D.
Terminada a II Guerra Mundial, a Douglas voltou a
produzir DC-4 para companhias civis, nas quais foram utilizados em larga
escala, ao mesmo tempo que mantinha a produção dos C-54 Skymaster para a USAAF
e, depois, para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), alguns transformados
para outras tarefas, nomeadamente busca e salvamento, designados por Douglas
HC-54 Skymaster e Douglas SC-54 Skymaster.
Faz parte do historial dos Skymaster da USAF a
intervenção nas arriscadas missões de abastecimento a Berlim Ocidental, aquando
do bloqueio levado a cabo pelas tropas soviéticas (Junho de 1948 a Setembro de
1949), que ficaram conhecidas por “Ponte Aérea de Berlim”.
A USAF utilizou os Douglas C-54 Skymaster até
1970.
(continua)
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo
Histórico da Força Aérea;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no
Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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