Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 janeiro 2015

Dia Internacional de Martin Luther King Jr.





O Dia de Martin Luther King Jr. (em inglês: Martin Luther King Day - MLK Day) é um feriado nacional nos Estados Unidos da América em homenagem a Martin Luther King Jr, oficializado em 1983.

     É celebrado anualmente na terceira segunda-feira do mês de Janeiro, data próxima do aniversário de King.


Quem foi Martin Luther King Jr.
     Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929. Foi pastor protestante e activista político norte-americano. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo.
     Sendo um ministro Batista, King tornou-se um activista dos direitos civis no início da sua carreira. Liderou, em 1955, o boicote aos autocarros de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, sendo o seu primeiro presidente.
     Os seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu famoso discurso "I Have a Dream".

Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em Agosto de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "marcha pelo emprego e pela liberdade".


     Em 14 de Outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não-violência. Nos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu o seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietname, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietname".
     
     King foi assassinado em 4 de Abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Em 1977 recebeu, a título póstumo, a Medalha Presidencial da Liberdade e, em 2004, a Medalha de Ouro do Congresso.

     O Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem. 
     Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

Túmulo de Martin Luther King Jr e de Coretta Scott King.
localizado no Centro de História Nacional
Martin Luther King Jr., em Atlanta, Geórgia.
     Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Fulton County, Geórgia nos Estados Unidos.

Fonte: