Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 janeiro 2015

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto








Em 1 de Dezembro de 2005, através da Resolução 60/7, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto. A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto.
O dia 27 de Janeiro de 1945 marcou a libertação do maior campo de extermínio nazi, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas celebra o seu 70º aniversário, assim como a passagem dos 70 anos depois da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.


Campo de concentração de Auschwitz-Birkenau

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é um dia internacional em memória das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazis e pelos seus adeptos, que ceifou a vida de milhões de judeus, dois milhões de ciganos, quinze mil homossexuais e milhões de outros durante a II Guerra Mundial. 

Antes de resolução 60/7, existiam vários dias nacionais de comemoração, como o Dia da Lembrança das Vítimas do Nacional-Socialismo, na Alemanha, criado através de um decreto do presidente Roman Herzog em 3 de Janeiro de 1996 e o Dia do Holocausto no Reino Unido, observado desde 2001 em 27 de Janeiro.

Inspirado no tema "Liberdade, Vida e o Legado dos sobreviventes do Holocausto", a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto de 2015 coincide com dois eventos marcantes: o 70º aniversário da final da Segunda Guerra Mundial e da fundação da Organização das Nações Unidas.

Fontes:
Cortesia de  United Nations.org;
Cortesia de  Wikipedia, a enciclopédia livre