Imagem 1: EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa |
AGUSTA-WESTLAND EH-101 MERLIN
AGUSTA-WESTLAND AW-101 MERLIN (renomeação)
AGUSTA-WESTLAND AW-101 MERLIN (renomeação)
Quantidade:
12
Versões: Mk514:
6 (SAR);
Mk515:
2 (SIFICAP);
Mk516:
4 (CSAR)
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: 2004
Data
de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a.
Tipo de Aeronave
Helicóptero
tri-motor turbina terrestre, de trem de aterragem triciclo semi-retráctil, de rodas duplas em cada unidade, revestimento
metálico, equipado com flutuadores de emergência, concebido para missões de
transporte táctico (Transporte aéreo, Busca e salvamento e Vigilância e
reconhecimento).
Tripulação: 3 a 5 (Piloto Comandante,
Co-Piloto, Operador de Sistemas, Recuperador-Salvador e Enfermeiro). Se
necessário, pode transportar uma equipa de emergência médica.
b.
Construtor
Agusta-Westland
International Limited (AWIL) - Finmeccanica Company / Itália / Grã-Bretanha.
Sob
licença: PZL-Świdnik / Polónia.
c.
Motopropulsor
Motores:
3 motores Rolls-Royce Turbomeca TM-RTM 322-02 MK 250 Turboshafts, de 1.725
quilowatts cada e um total de 5.100 hp.
Rotor
principal: De cinco pás. Rotor de cauda: De quatro pás.
d.
Dimensões
Diâmetro
do rotor principal...........18,60 m
Envergadura
……………………...18,60 m
Comprimento…..............................19,30
m
Altura
(inclui rotor de cauda)……...6,61 m
Área
do círculo rotórico................271,51 m²
e.
Pesos
Peso vazio…………………….............10.500 Kg
Peso máximo take-off.........................15.600 Kg
Peso máximo de carga………........…4.535 Kg
Peso máximo de carga suspensa….4.535 Kg
f.
Performances
Velocidade
máxima …….....................277 Km/h
Velocidade
de cruzeiro........................240 Km/h
Tecto
máximo …… …….............….4.572 m
Tecto
de serviço …………...........…3.048 m
Raio
de acção......................................740 Km
Alcance
máximo carregado……..….833 Km
Alcance
máximo / leve ………..….1.300 Km
Autonomia
máxima…….............….8H30
g.
Armamento
Sem
armamento.
h.
Combustível
4.160
Litros.
i.
Capacidade de transporte
30
passageiros em bancos; ou 35 militares equipados; ou 2 barcos internos para 20
pessoas; ou 16 macas; ou
4.535 Kg de carga.
Resumo histórico:
A Agusta é uma
empresa italiana de montagem de helicópteros. Tem sede
em Varese, possui uma unidade de produção em Cascina Costa e é uma
subsidiária da Finmeccanica, uma empresa fundada em 1948,
sendo o maior grupo industrial italiano e o maior grupo industrial de alta
tecnologia do mundo, com sede em Roma.
Imagem 2 |
A Westland
Helicopters era uma empresa britânica de fabricação de helicópteros. Originalmente Westland Aircraft, a companhia passou
a concentrar-se em aeronaves de asas rotativas após a Segunda Guerra
Mundial, sendo objecto de uma fusão com várias outras empresas locais em
1961.
Em 1977, o Ministério da Defesa do Reino Unido expediu uma
requisição para a compra de um novo helicóptero anti-submarino de
guerra (ASW) para substituir o Westland Sea Kings da
Royal Navy. A Westland respondeu com um projecto designado por WG.34,
que foi aprovado para desenvolvimento.
Enquanto isto, a Marinha Militar Italiana também estava procurando por um substituto para o seus Sea Kings fabricados pela Agusta, o que levou a Agusta a uma série de discussões com a Westland sobre a possibilidade de um desenvolvimento conjunto. Isto culminou na finalização de uma joint venture em Novembro de 1979 e na formação de uma nova empresa - a EH Industries - para gerir o projecto a partir de 1980. EH é a abreviatura para «Elicottero Helicopter», incorporando as palavras italiana e inglesa para "helicóptero."
Enquanto isto, a Marinha Militar Italiana também estava procurando por um substituto para o seus Sea Kings fabricados pela Agusta, o que levou a Agusta a uma série de discussões com a Westland sobre a possibilidade de um desenvolvimento conjunto. Isto culminou na finalização de uma joint venture em Novembro de 1979 e na formação de uma nova empresa - a EH Industries - para gerir o projecto a partir de 1980. EH é a abreviatura para «Elicottero Helicopter», incorporando as palavras italiana e inglesa para "helicóptero."
Imagem 3 |
Em 2001 a
Westland juntou-se à Agusta para formar a actual Agusta-Westland, formada em Julho de 2000, quando a italiana Finmeccanica e a britânica GKN plc concordaram
em juntar as suas respectivas subsidiárias de montagem de helicópteros, tendo
cada uma delas uma participação de 50%.
Em 26 de Maio de
2004 a GKN confirmou que venderia sua parte da Agusta-
Westland à Finmeccanica por 1.06 biliões de libras. A
Agusta-Westland abriu escritórios em Filadélfia, Estados Unidos,
em 2005, e venceu um contrato para construir o novo helicóptero
presidencial Marine One contra a empresa americana Sikorsky, mas
este programa foi cancelado em 2009.
Um evento significativo na história da Companhia ocorreu no início de 2010 com a aquisição da maioria do fabricante de helicópteros polaco PZL-Świdnik, que reúne um dos maiores fabricantes de helicópteros originais da Europa. Com a aquisição da PZL-Świdnik, a AgustaWestland expandiu a sua presença na Europa Central, reforçou a sua pegada industrial global e ampliou sua gama de produtos.
A EH Industries
foi completamente incorporada quando da criação da Agusta-Westland que, por sua
vez é, actualmente, completamente subsidiária da italiana Finmeccanica.
O nome EH-101
surge por mero acaso. De facto, inicialmente chamava-se EHI01 como referência
ao facto de ser o primeiro projecto da empresa EH Industries. Numa comunicação
interna uma secretária trocou o I por um 1 e o nome acabou por ser um êxito.
Imagem 4 |
Concebido como um substituto para o Sea King, o EH-101 (chamado Merlin em serviço da Royal Navy), é uma joint venture entre a Westland (Reino Unido), que desenvolveu o projeto WG34 original em que o EH-101 é baseado, e a Agusta (Itália).
O primeiro
protótipo voou em 1987 e as primeiras encomendas foram de 66 unidades para o
Reino Unido e 36 para a Itália (posteriormente reduzida para 16). Desde então
desenvolveram-se várias versões, sendo as principais a versão naval e a versão
para utilização pelo exército.
A versão naval tem sub-versões específicas, de onde se destaca a versão AEW (Airborne Early Warning), que foi encomendada pela Itália (4 unidades) para operação a partir do seu porta-aviões.
O EH-101 é um dos mais modernos helicópteros presentemente em operação no mundo, e está equipado com sistemas de identificação de radar inimigo, até blindagem e protecção em Kevlar para áreas mais sensíveis ou trem de aterragem retráctil.
A versão naval tem sub-versões específicas, de onde se destaca a versão AEW (Airborne Early Warning), que foi encomendada pela Itália (4 unidades) para operação a partir do seu porta-aviões.
O EH-101 é um dos mais modernos helicópteros presentemente em operação no mundo, e está equipado com sistemas de identificação de radar inimigo, até blindagem e protecção em Kevlar para áreas mais sensíveis ou trem de aterragem retráctil.
Imagem 5: Foto de Pedro Aragão |
Em Julho de 2007 a Agusta-Westland
renomeou o EH-101 como AW-101.
Até 2013 foram
concretizadas 146 encomendas de EH-101 por diversos clientes em todo o mundo, incluindo
a Força Aérea Portuguesa, a Royal Air Force, Royal Navy, a Marinha Italiana, as
Forças Canadenses, Tokyo Metropolitan Police, Real Força Aérea Dinamarquesa e
Maritime Self Defense Force Japonesa.
(continua)
Fontes (primeira parte):
Imagens 1 e 5: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
Imagem 2: Colecção ALTIMAGEM;
Imagens 3 e 4: Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea.
Texto:
- Cortesia de EMFA, Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
- Cortesia de Agusta Westland - A Finmeccanica Company;
- Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Cortesia de Helis.com - Helicopter history site;
- Cortesia de Walkarounds-ccadf.blogspot.pt/.
Fontes (primeira parte):
Imagens 1 e 5: Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
Imagem 2: Colecção ALTIMAGEM;
Imagens 3 e 4: Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea.
Texto:
- Cortesia de EMFA, Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
- Cortesia de Agusta Westland - A Finmeccanica Company;
- Cortesia de Wikipedia, a enciclopédia livre;
- Cortesia de Helis.com - Helicopter history site;
- Cortesia de Walkarounds-ccadf.blogspot.pt/.