Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Internacional da Criança com Cancro





Dia Internacional da Criança com Cancro é assinalado anualmente no dia 15 de Fevereiro.

O Dia Internacional da Criança com Cancro é uma campanha de colaboração global para aumentar a consciencialização sobre o cancro na infância e para expressar apoio a crianças e adolescentes com cancro, sobreviventes e suas famílias. O dia favorece o aumento da valorização e compreensão mais profunda das questões e desafios que enfrentam as famílias e os sobreviventes. Este dia também destaca a necessidade de um acesso mais equitativo e melhor ao tratamento e cuidados para todas as crianças com cancro em todo o mundo.

Logotipo da ICCCPO

     O Dia Internacional da Criança com Cancro é promovido a nível mundial pela (Confederação Internacional de Organizações de Pais de Crianças com Cancro (ICCCPO Childhood Cancer International)uma rede de 177 organizações de base e redes nacionais de organizações de pais em 90 países e 5 continentes, e pela Sociedade Internacional de Pediatria Oncológica (SIOP), possuindo a convicção fundamental de que todas as crianças com cancro merecem o melhor atendimento médico e psicológico e social possível, independentemente do país de origem, raça, condição financeira ou classe social. Este dia também lembra a premissa de que as mortes por cancro na infância são evitáveis, com diagnósticos precisos e oportunos, disponibilidade e acesso a tratamentos e cuidados adequados, bem como medicamentos essenciais a preços acessíveis.

     O ICCD-International Chilhood Cancer Day (Dia Internacional da Criança com Cancro) foi lançado pela primeira vez em 2002. Desde então, todos os anos, o ICCD gerou o apoio das redes globais e as principais instituições, incluindo: SIOP (International Society of Pediatric Oncology) com mais de 1000 membros, SIOP Europe (European Society of Paediatric Oncology), UICC (Union for International Cancer Control), com 770 organizações membros em 155 países, Hospital de Pesquisas St. Jude Children, e IARC (International Agency for Research on Cancer), entre outros.

Logotipo da IARC




Logotipo do SIOP Europe












     Actualmente, 8 em cada 10 crianças com cancro podem ser curadas se forem tratadas num centro especializado (oncologia pediátrica). O diagnóstico precoce pode fazer a diferença nos resultados dos tratamentos e nos efeitos a longo prazo. Em países com poucos recursos, apenas 2 a 3 em 10 crianças irão sobreviver, em grande parte devido a um atendimento tardio no hospital. Estas são algumas das mensagens que a ICCCPO e SIOP divulgam nos dois postais que criaram para o Dia Internacional da Criança com Cancro. São também referidos sinais de alerta para a detecção do cancro na criança, sugerindo que seja procurada ajuda médica nos casos em que certos sintomas ocorrem de forma persistente.


Fontes:
Cortesia de  Childhood Cancer International;
Cortesia de  European School of Oncology;
Cortesia de  St. Jude Children's Research Hospital, Memphis, USA.