Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 fevereiro 2015

Dia da Mão Vermelha


A mão vermelha é o símbolo dos que lutam para que crianças não sejam recrutadas em conflitos
Foto: freefotouk/CC

Dia da Mão Vermelha é assinalado anualmente no dia 12 de Fevereiro. 

     O Dia da Mão Vermelha surgiu em 12 de Fevereiro de 2002 por iniciativa da ONU, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança, assinado por mais de 100 países.

     Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta realidade.
     Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo se situe entre 300 e 500 mil (entre elas, um terço são raparigas).

     O Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança direccionado, sobretudo, à utilização de crianças e adolescentes em situações armadas, entrou em vigor no dia 12 de Fevereiro de 2002. Por isso, muitas instituições, organizações civis, entidades e militantes aproveitam a data para chamar a atenção de governos e grupos paramilitares para que repensem seus métodos e respeitem os direitos básicos dos menores que têm suas vidas roubadas e entregues aos riscos de conflitos armados internos.

Fonte:
Cortesia de  Fato Expresso.com.br