Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 março 2015

Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Árvore




O Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Árvore comemoram-se todos os anos no dia 21 de Março.


Origem:
     A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar, pela primeira vez, no estado norte-americano do Nebraska, em 10 de Abril de 1872. O mentor deste dia, o político e jornalista norte americano John Stirling Morton, conseguiu convencer toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material para lenha, criando assim o «Arbor Day». 
     A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo. Em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

     Em 1971, na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

          Em 21 de Março de 1972 foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


História:
     A primeira vez em que a árvore foi comemorada no mundo foi em 1805, na pequena cidade da Extremadura de Villanueva de la Sierra (Cáceres), Espanha, numa iniciativa promovida pelo pároco com o entusiástico apoio de toda a população. 

“Enquanto Napoleão assolava a Europa com a sua ambição, nesta aldeia da Serra da Gata viveu um padre, Don Ramón Vacas Roxo, que, de acordo com as crónicas, "convencido da importância das árvores para a saúde, higiene, decoração, natureza, meio ambiente e os costumes", decide plantar árvores e dar um ar festivo. O festival começou na terça-feira de carnaval com dois sinos tocando na igreja, La Gorda e Medium.
     Após a missa, ainda vestido com os trajes da igreja, Don Ramon, acompanhado pelo clero, professores e um grande número de vizinhos, plantou a primeira árvore, um álamo em um lugar conhecido como El Ejido Valley. Continuou, plantando choupais no arroyada de la Fuente de la Mora. Em seguida, houve um banquete e não perdeu a dança. As plantações duraram três dias. Ele elaborou um manifesto em defesa das árvores que foram enviados para outras cidades vizinhas para espalhar o amor e o respeito pela natureza, e que também haja plantações organizadas.”
= Miguel Herreo Huceda, escritor, divulgador, conferencista e naturalista espanhol, grande defensor do meio ambiente e da conservação dos saberes tradicionais da cultura rural. =

     Em 1840, a Suécia foi o primeiro país no mundo que instituiu um dia dedicado à árvore. Era o sinal de consciência para a importância dos recursos florestais, e um compromisso para cuidar das árvores.

     Em 1899 foi realizado no Parque de Barcelona a primeira Festa da Árvore, organizada pela Sociedade de Amigos da Festa da Árvore, fundada pelo engenheiro florestal Rafael Puig i Valls. Esta Sociedade criou uma publicação, a “Crónica do Festival da Árvore", que recolhia as crónicas de todas as festas da árvore que foram realizadas durante o ano. A primeira publicação, em 1900, contém a recolha das cidades de referência de cerca de vinte municípios catalães que celebraram a festa.

     Em 05 de Janeiro de 1915 foi introduzido em todo o território Espanhol o Festival da Árvore, por Ordem Real do Ministério do Interior, forçando cada município a definir o dia de celebração pela sessão ordinária do concelho municipal.

     O Dia Mundial das Florestas, o Dia Mundial da Árvore, anteriormente chamado de Dia Florestal Mundial, foi inicialmente uma recomendação do Congresso Florestal Mundial, realizado em Roma, em 1969. Esta recomendação foi aceite pela Conferência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em 1971. O dia escolhido foi 21 de Março, coincidindo com a chegada da primavera no hemisfério norte e com o Outono no hemisfério sul.

     Em 1971 a Confederação Europeia de Agricultores propôs que se comemorasse o Dia Mundial da Floresta com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida no planeta Terra.

     Assim, em 21 Março 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro Dia Mundiall da Floresta em Portugal, França e muitos outros países.

Cortesia de  Árvores de Portugal