Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Mundial do Teatro





O Dia Mundial do Teatro é celebrado anualmente no dia 27 de Março.




Etimologia:
     A palavra Teatro é derivada do grego theaomai, que significa “olhar com atenção, perceber, contemplar”. O Teatro, como conhecemos hoje, surgiu na Grécia, no Século IX a.C.. Trata-se de uma forma de arte que envolve um actor ou um conjunto de actores que interpretam uma determinada história ou algum tipo de actividade teatral num determinado lugar.


Origem e História:
    O Dia Mundial do Teatro surgiu em Viena de Áustria durante o 9º Congresso do Instituto Internacional do Teatro, órgão da UNESCO, onde o presidente Arvi Kivimaa fez uma proposta, em nome do Centro Finlandês do Instituto Internacional de Teatro, de ser instituído um Dia Mundial do Teatro. A proposta, apoiada pelos centros escandinavos, foi aprovada por aclamação.
     Esta data marca a inauguração das temporadas internacionais do Teatro das Nações, em Paris, iniciadas em 1954. O 1º Festival de Teatro realizou-se em 1957, mas o teatro é uma arte que existe desde há  80.000 anos a.C. com rituais primitivos, danças e histórias.
     A primeira peça com diálogos de que se tem notícia é o Mito de Osíris e Ísis no Antigo Egipto, por volta de 2.500 a.C.. Na Grécia, o Teatro tornou-se algo independente da religião e com uma tendência para a tragédia. Aristóteles defendia que a tragédia surgiu de improvisações feitas nos hinos cantados em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. Mas também existem outras formas de teatro que surgiram com autores como Esquilo, Sófocles e Eurípedes que se dedicaram mais à comédia.

     Desde então, todos os anos, em 27 de Março (a data de abertura do "Theatre of Nations" temporada de 1962, em Paris), o Dia Mundial do Teatro é comemorado em muitas maneiras diferentes pelos Centros Nacionais ITI espalhados pelo mundo (cerca de 100).