Imagem 1: Lockheed P-3C CUP + |
LOCKHEED MARTIN P-3C CUP +
Quantidade: 5
Utilizador: Força Aérea
Entrada ao serviço: 6 de Outubro de 2010
Data de abate: Em serviço
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Avião quadrimotor turbohélice terrestre, de trem de
aterragem triciclo retráctil, monoplano de asa baixa, revestimento metálico,
cabina integrada na fuselagem, destinado a missões de patrulhamento marítimo,
luta naval e luta anti-submarino.
Tripulação (depende do tipo de missão): 11 a 13
tripulantes (piloto, co-piloto, mecânico de voo, coordenador táctico,
navegador, operador de comunicações, dois operadores de sensores acústicos,
especialista de armamento, 2º mecânico, dois operadores de radar e um técnico
de voo).
b)
Construtor
Lockheed Aircraft Company / USA.
Sob licença: Kawasaki Heavy
Industries / Japão.
c)
Motopropulsor
Motores:
4 motores Allison T56-A-14, turbo propulsores, de 4.910 hp cada.
Hélices:
Metálicos, de quatro pás, de passo variável, reversível e posição de bandeira.
d)
Dimensões
Envergadura …………...........30,4 m
Comprimento…..…………....35,61 m
Altura………….……………..10,30 m
Diâmetro da fuselagem ……….3,45 m
Diâmetro da hélice…………….4,11 m
Área alar ……….……............120,77 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..…….27.890 kg
Peso máximo……………….64.410 kg
f)
Performances
Velocidade máxima ……….761 Km/h
Velocidade de cruzeiro …….607 Km/h
Velocidade de patrulha……...381 Km/h
Tecto de serviço …………8.900 m
Raio de acção ……….....…3.830 Km
Autonomia (2 motores)...........17 horas e 12 minutos
Autonomia (4 motores)………12 horas e 20 minutos
Combustível………………….34.822 L
g)
Armamento
Diverso,
até cerca de 9.000 Kg de carga interna e externa, com várias combinações de
armamento (torpedos, cargas de profundidade, minas, mísseis e foguetes).
h)
Capacidade de transporte
11 a 13 tripulantes em missão de serviço.
Ver Resumo histórico em Lockheed P-3P Orion
Imagem 2 |
Percurso em Portugal:
Os antecessores
do Lockheed Martin, os P-3P Orion, foram adquiridos em segunda mão. Sabia-se
que o seu potencial de vida se iria esgotar, de forma sequencial, entre 2004 e
2011. Por este motivo, a FAP iniciou em 1999 o processo de avaliação da
necessidade de manutenção da capacidade de patrulhamento marítimo e das
alternativas que se colocavam à modernização ou substituição da frota de P-3P.
A solução que
merecia maior consenso contemplava a modernização das aeronaves P-3P. O
respectivo programa de modernização, designado por LECIP (Life Extension and
Capabilities Improvement Program), chegou a ser incluído na Lei de Programação
Militar, mas, devido a inúmeros impedimentos negociais, contratuais e
financeiros, foi sendo sucessivamente adiado.
Em 2004, após se ter tornado público a intenção da Holanda
de vender a sua frota de 13 P-3C, Portugal estuda a hipótese de abandonar o
programa LECIP e optar pela compra de uma parte dessas aeronaves.
Através da assinatura de uma carta de intenções, em 17 de Setembro de 2004 e acordo final em 21 de Fevereiro de 2005, Portugal decide comprar 5 aeronaves holandesas: duas na versão P-3C CUP (Capabilities Upkeeping Program) e três na versão original, P-3C Update II½.
A primeira
aeronave CUP, versão Coast Guard, foi entregue à FAP em 19 de Janeiro de 2006 nas
instalações da Lockheed em Greenville (USA), proveniente da Marinha Real
Holandesa. As restantes aeronaves foram
entregues à Esquadra 601 até meados de 2007.
Em 2007 foi
celebrado com a companhia norte-americana Lockheed Martin um programa de
modernização, designado P-3C/CUP+, destinado a colocar as cinco aeronaves com a
mesma configuração táctica e, simultaneamente, a introduzir alguns requisitos
considerados essenciais para Portugal, que não estavam incluídos no programa
CUP holandês.
Em 26 de Agosto
de 2010 foi entregue o primeiro P-3C/CUP+ à Esquadra 601, cuja cerimónia
oficial de apresentação decorreu no dia 6 de Outubro do mesmo ano na Base Aérea
nº 11 (BA11), Beja. Esta primeira aeronave tem o número de matrícula 14810.
O P-3C CUP+
iniciou a sua operação a 1 de Janeiro de 2011, tendo efectuado o seu
"Baptismo de Fogo" na Operação "Ocean Shield" ao serviço da
NATO no Oceano Índico, em missões de combate à pirataria, com excelentes
resultados e uma prontidão de 100%.
A segunda
aeronave foi entregue em Fevereiro de 2011.
Em 10 de Outubro
de 2012 aterrou na BA11 o quinto P-3C/CUP+ (número
14808).
Imagem 5: Emblema da
Esquadra 601, original.
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Imagem 6: Emblema da Esquadra 601, definitivo. |
- Matrícula 14807, número de construção 5733, data de fabrico: 5 de Novembro de 1981;
- 14808, 5750, 7 de Outubro de 1982;
- 14809, 5158, 2 de Maio de 1983;
- 14810, 5762, 13 de Agosto de 1983;
- 14811, 5773, 8 de Abril de 1984.
As principais diferenças (em relação ao antigo P-3P Orion) na fuselagem passam pela cauda, que acolhe
o equipamento MAD, as hélices, o nariz de maiores dimensões para acolher a
antena de radar, a ausência das janelas e a fuselagem mais curta em 2,13 metros.
A plataforma
P-3C CUP+, dotada com sensores modernos e um sistema de missão integrado,
permite a realização de um largo espectro de missões em ambiente marítimo, que
vão desde o patrulhamento à busca e salvamento, passando pela ISR (Intelligence,
Surveillance and Reconaissance).
O P-3C CUP+
mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P,
nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e
Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um
sistema táctico de missão, completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar
também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um
sistema de auto-protecção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a
detecção de ameaças e o disparo de contra medidas.
Em relação ao
seu antecessor, o P-3C CUP+ apresenta melhorias importantes ao nível da
transmissão de dados em tempo real (sistema link 16), mais seguro e compatível
com outras aeronaves e vasos de superfície, bem como novo radar (ELTA 2022
Alpha V3), novo computador, novos sensores acústicos (AN/USQ-78B) e ópticos
(L-3 Wescam MX15 HDi), entre outros. Estas melhorias tornam os P-3C CUP+ numa
das frotas mais avançadas do mundo e permitem desempenhar com qualidade funções
de vigilância marítima no âmbito de actividades de pesca, poluição marítima,
actividades ilícitas e tráfego marítimo, operações de busca e salvamento,
guerra anti-superfície, guerra anti-submarina, guerra anti-minas, apoio a forças
de reacção rápida, apoio a operações anfíbias, apoio a operações especiais e
ataque de precisão contra alvos terrestres (novidade em relação à versão P-3P).
O P-3 é ainda a
aeronave da FAP com maior autonomia, podendo realizar facilmente missões de 12 horas.
É simultaneamente um dos aviões operacionais propulsionado por hélices mais
rápido, chegando aos 760 km/h.
O P-3C CUP+ tem a capacidade de lançar o seguinte armamento: AGM-84 HARPOON, AGM-65F/G MAVERICK, Torpedo MK-46 A(s), Bombas MK-82/83/84 e Minas MK 36.
Em Março de 2011 a Esquadra 601 comemorou os seus 25 anos de existência.
Em Abril de
2014, a Esquadra
601 - "Lobos" qualificou mais um Piloto Comandante (PC). O
que, sendo sempre um momento especial, ainda o foi mais por se tratar da
primeira PC feminina da aeronave P-3C Cup+.
O P-3C CUP+
apresenta-se totalmente pintado num esquema de cor cinzento claro, denominado
Light Gull Gray (FS 16440). A Cruz de Cristo, sobre círculo branco, encontra-se pintada em ambos os lados da fuselagem, no seguimento do bordo de fuga das asas, no extra-dorso da asa esquerda e no intradorso da asa direita. As cores da bandeira nacional, sem escudo, encontra-se em cada um dos lados da cauda. O número de matrícula, a preto, situa-se nas asas, alternando com a Cruz de Cristo e em cada um dos lados da cauda, por cima da bandeira nacional.
A Esquadra 601
está colocada na Base Aérea nº 11, em Beja, desde o dia 19 de Fevereiro de 2008.
Conta com cerca de 100 militares responsáveis pelo cumprimento das várias
missões atribuídas aos "Lobos", com a garantia de que continuarão a honrar o lema:
"Ser-lhe-á todo o oceano obediente"
Fontes:
Imagens 1, 3, 4, 7, 8, 9 e 10: Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
Imagem 2: Cortesia de Spotter jpa no ar;
Imagens 5 e 6: Colecção Altimagem.
Texto:
Cortesia de EMFA - Estado Maior da Força Aérea Portuguesa;
Cortesia de Esquadra 601 "Lobos";
Cortesia de MAIS ALTO - Revista da Força Aérea Portuguesa, números 397 e 400, de Maio/Junho e Novembro/Dezembro de 2012, respectivamente.