Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 abril 2015

Dia Mundial da Propriedade Intelectual



O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é celebrado todos os anos no dia 26 de Abril.

     No dia 26 de Abril celebra-se a criatividade e o contributo dos inventores e muitas vezes visionários que, com originalidade, ajudaram no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.
     Desde a sua criação, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual é uma oportunidade para discutir sobre todas as criações, sejam invenções, trabalhos artísticos e literários, símbolos, nomes, imagens ou designs.


Origem:
No dia 26 de Abril de 1970, estabeleceu-se Convenção para o estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO).

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para consciencializar as pessoas sobre a importância das patentes, direitos autorais e marcas registadas e como estas têm um impacto na vida diária de todas as pessoas.

A Propriedade Intelectual confere o direito à utilização exclusiva da respectiva informação técnica, comercial e industrial e inclui:
  • Propriedade Industrial
  • Direitos de Autor
  • Direitos Conexos

A Propriedade Industrial visa a protecção de invenções, criações estéticas (design) e sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, enquanto os Direitos de Autor visa proteger obras literárias e artísticas.


Cortesia de  World Intellectual Property Organization

Sem comentários:

Enviar um comentário