Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 abril 2015

Dia Mundial do Animal de Laboratório



O Dia Mundial do Animal de Laboratório é comemorado anualmente no dia 24 de Abril.

A data, reconhecida pelas Nações Unidas, pretende ser um alerta para o sofrimento de milhões de animais usados diariamente em pesquisas por todo o mundo. O recurso a animais em laboratórios ocorre principalmente nos domínios da investigação médica e farmacêutica, no ensino, e antecede quase sempre o lançamento de novas substâncias no mercado.

Origem:
Em 1969 foi fundada a Associação Internacional contra as Experiências Dolorosas nos AnimaisIAAPEA, que introduziu o Dia Mundial do Animal de Laboratório em 1979, ponto focal nas lutas daqueles que protegem os animais em todo o mundo.

As organizações de protecção e defesa dos direitos dos animais lutam contra a utilização de animais para experiências em laboratório, denunciando o abuso contra espécies de animais, que não a nossa. As experiências em laboratório envolvem a utilização de cerca de 150 milhões de animais em todo o mundo.

Em 2009, por se considerar que o “Dia do Animal de Laboratório” não soava bem e não era justo, um grupo de Organizações e Coligações de Organizações Europeias, onde a ANIMAL se inclui, acordou que o dia passaria a chamar-se “Dia Mundial Contra o Uso de Animais em Laboratórios”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário