Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia de São Jorge - Dia Mundial do Escutismo




 O Dia de São Jorge é celebrado no dia 23 de Abril, dia da sua festa litúrgica, coincidente com a data da sua morte, em 23 de Abril de 303.


O Dia Mundial do Escutismo é celebrado no dia 23 de Abril, Dia de São Jorge, patrono mundial do escutismo.


A vida de São Jorge:
     Pensa-se que São Jorge tenha nascido na Capadócia, Ásia Menor, e tenha vivido no tempo do Imperador Romano, Dioclétio (245-313 a.C.). Filho de um homem que morreu pela Fé, fugiu com a mãe para a Palestina, onde se expôs à cultura romana. Tornou-se então um cavaleiro de elevado grau hierárquico na Legião Romana. Sob as ordens do Imperador Romano, recusou-se a perseguir Cristãos, na região onde é hoje a Palestina, sendo por isso preso, torturado e decapitado a 23 de Abril de 303 a.C.      Conta-se que ao ser torturado fez o sinal da cruz e todas as estátuas dos Deuses romanos caíram. A imperatriz Alexandra ao ver este milagre, decidiu converter-se, sendo posteriormente morta pelo marido.
     São Jorge foi canonizado em 494 a. C., pelo Papa Gelásio proclamando-o um daqueles cujo nome “será referido entre os Homens, mas cujos actos serão conhecidos apenas por Deus”.
     A lenda de São Jorge é a lenda alegórica do Bem contra o Mal. O próprio nome vem do Grego e significa homem da Terra:
- Conta-se que um dia o nobre cavaleiro São Jorge cavalgou para a cidade pagã de Silene onde é hoje a Líbia, para descobrir um povo atormentado por um dragão que se alimentava com um cidadão por dia. A próxima vítima seria Cliolinda, a filha do Rei. Mas São Jorge combateu o dragão com coragem moral e física, que um escuteiro deve tentar atingir, libertando o povo do seu opressor convertendo-o ao Cristianismo.

São Jorge e o Dragão, pintura de Rafael, 1504.
Museu do Louvre, Paris.

São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo
     São Jorge (Séculos III-IV) é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva, em especial no Oriente, mas também um pouco por todo o mundo. Não há quaisquer pormenores históricos exactos sobre a vida deste santo da Igreja, sabendo-se, contudo, que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina.

     As lendas em torno desta figura descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (actual Turquia) que resgatou uma donzela de um dragão, gesto esse que levou ao baptismo de milhares de pessoas. É de referir que o pormenor lendário sobre a existência de um “dragão” foi um acrescento medieval à lenda já existente sobre São Jorge. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano (244-311 d.C.), terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre e destemidamente defendeu. O seu martírio é celebrado litúrgicamente pela Igreja no dia 23 de Abril.
São Jorge é também celebrado em outros países que o têm por Patrono, tais como o Reino Unido, Geórgia, Catalunha e Bulgária. No Reino Unido o Dia de São Jorge é também o seu Dia Nacional. Muitos países celebram a sua data em 23 de Abril, que é a data tradicionalmente aceita do falecimento de São Jorge. O Dia de São Jorge é também comemorado localmente em Newfoundland, Canadá, e no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.


São Jorge e o Escutismo
     Persistem algumas dúvidas relativamente à origem da devoção a São Jorge em Inglaterra, mas há dados que apontam no sentido de ter sido considerado protector da Ordem da Jarreteira, já no reinado de Eduardo III, no Século XIV.
Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou, ao mesmo santo protector, o movimento escutista mundial. Por isso, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Actualmente São Jorge é o patrono de Inglaterra, dos soldados e dos escuteiros, e há mesmo numerosas igrejas em todo o mundo a ele dedicadas.


Os protegidos de São Jorge
Este Santo da Igreja Católica é patrono dos seguintes países, regiões, cidades ou instituições: Bulgária, Catalunha, Etiópia, Geórgia, Inglaterra, Lituânia, Montenegro, Portugal (Santo secundário), Reino Unido, Sérvia, Londres, Barcelona, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia (Alemanha), Moscovo, Beirute, Exército Português, Cavalaria do Exército Brasileiro e Escutismo Mundial.

Cortesia de  Wikipedia,a enciclopédia livre 

Sem comentários :

Enviar um comentário