Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 abril 2015

Dia Mundial do Rádio Amador





O Dia Mundial do Rádio Amador é celebrado anualmente no dia 18 de Abril.

Neste dia, os radio amadores de todo o mundo irão partilhar as ondas de rádio, celebrando com entusiasmo o Dia Mundial do Rádio Amador.


Origem:
     Foi nesse dia, em 1925, que a União Internacional de Radio Amadores foi formada em Paris.
A IARU - International Amateur Radio Union (União Internacional de Radio Amadores) é uma confederação internacional de associações de radio amadores fundada em 1925. As suas funções são as de representar os interesses dos radio amadores perante órgãos governamentais internacionais, bem como na União Internacional de Telecomunicações.


História:
     Desde a sua fundação, a IARU tem trabalhado incansavelmente para defender e expandir as atribuições de frequência para rádios-amadores. Graças ao apoio dos seus associados espalhados pelo mundo, os radio-amadores são agora capazes de experimentar e comunicar em faixas de frequências estrategicamente localizados em todo o espectro de radiofrequências.
     Em 1925 a IARU tinha 25 países membros. Ao longo do tempo cresceu, incluindo actualmente 160 países e organizações, divididos em três regiões: A Região 1 inclui a Europa, África, Oriente Médio e Norte da Ásia; a Região 2 abrange as Américas; e a Região 3 é composta pela Austrália, Nova Zelândia, as nações insulares do Pacífico, e a maioria da Ásia.
     A União Internacional de Telecomunicações (UIT) reconheceu a IARU como representante dos interesses dos rádio-amadores.

Hoje, o rádio amador é mais popular do que nunca, com mais de 3.000.000 de operadores licenciados!

     A UITUnião Internacional de Telecomunicações (em francês: Union internationale des Télécommunications; em inglês: International Telecommunication Union) é a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação. Destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais, a agência é composta por todos os 193 países membros da ONU e por mais de 700 entidades do sector privado e académico.

     Foi fundada como International Telegraph Union (União Internacional de Telégrafos), em Paris, no dia 17 de Maio de 1865 e é hoje a organização internacional mais antiga do mundo, celebrando 150 anos em 2015.
     As suas principais acções incluem estabelecer a alocação de espectros de ondas de rádio e organizar os arranjos de interconexões entre todos os países, permitindo assim ligações de telefone internacionais. É uma das agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo a sua sede em Genebra, na Suíça.



Cortesia de:

ITU - União Internacional das Telecomunicações (International Telecommunication Union);

IARU - International Amateur Radio Union

Sem comentários:

Enviar um comentário