Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 abril 2015

Dia Mundial da Terra - Dia Internacional da Mãe Terra




O Dia Mundial da Terra e o Dia Internacional da Mãe Terra são celebrados todos os anos no dia 22 de Abril.


Dia Mundial da TerraDia da Terra ou Dia Internacional da Mãe Terra é um evento anual com o objectivo de demonstrar apoio à protecção ambiental. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1970, e agora é coordenado globalmente pela Rede do Dia da Terra, e comemorado em mais de 192 países em cada ano.


História:
     Em 1969, na Conferência da UNESCO em San Francisco, o activista da paz John McConnell (1915-2012) propôs um dia para honrar a Terra e o conceito de paz. O primeiro Dia da Terra foi comemorado em 21 de Março de 1970, o primeiro dia da Primavera no hemisfério norte.
     O equivalente a este dia foi aprovado mais tarde através de uma proclamação escrita por McConnell e assinado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, U Thant.
     
      A primeira manifestação teve lugar em 22 de Abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson (1916-2005), activista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve os seus sucessos, tendo o governo dos Estados Unidos criado a Agência de Protecção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à protecção do meio ambiente. Mais tarde, Nelson foi agraciado com a Medalha da Liberdade presidencial em reconhecimento pelo seu trabalho.

     Embora o Dia da Terra, em 22 de Abril, tenha sido centrado principalmente nos Estados Unidos, uma organização lançada por Denis Hayes, que era o coordenador nacional original, em 1970, levou a que os eventos deste dia se tornassem internacionais em 1990, sendo organizados em 141 países.

     Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, também celebrado em 22 de Abril.

«Só quando a última árvore for cortada, o último peixe for pescado e o último rio estiver seco, aí sim, eles entenderão que o dinheiro não se come…»Provérbio Indígena -


Sem comentários:

Enviar um comentário