Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Mundial dos Doentes com Parkinson




Dia Mundial dos Doentes com Parkinson é comemorado anualmente no dia 11 de Abril.

     A finalidade da celebração deste dia é promover campanhas de consciencialização sobre a doença de Parkinson e para promover o apoio a várias causas que ajudam os doentes de Parkinson e todas as associações relacionadas com esta doença espalhadas pelo mundo.


Origem:
     O Dia Mundial dos Doentes com Parkinson foi criado em homenagem ao médico inglês James Parkinson (1755-1824), nascido em 11 de Abril, que em 1817, pela primeira vez, identificou e caracterizou a doença que depois passou a ter o seu nome.


Porquê o símbolo da Tulipa Vermelha?
     Em 1980, na Holanda, o floricultor JWS Van der Wereld, portador da doença de Parkinson, desenvolveu uma tulipa vermelha e branca. Em 1981, Van der Wereld nomeou a tulipa de "Dr. James Parkinson", para homenagear o médico que primeiro descreveu a doença.
     A tulipa recebeu o Prémio de Mérito no mesmo ano da Royal Horticultural Society, em Londres na Inglaterra, e também recebeu o Prémio da Royal General Bulbs Growers, na Holanda.
     Em 11 de Abril de 2005, na 9ª Conferência Mundial de Parkinson, realizada no Luxemburgo, a Tulipa Vermelha foi lançada como o símbolo mundial da doença.


     O Dia Mundial dos Doentes com Parkinson é apoiada pela Associação Europeia da Doença de Parkinson (European Parkinson's Disease Association).


Sem comentários :

Enviar um comentário