Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

08 abril 2015

Dia Internacional dos Ciganos




O Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day) é celebrado anualmente no dia 8 de Abril.


Roma – Designação da Nação Cigana, com todas as suas diferentes etnias existentes em todo o mundo.

Romani – Conjunto que envolve a língua, a cultura e as tradições ciganas, respeitando suas diferenças.

Os Roma, chamados vulgarmente de ciganos, são um povo tradicionalmente nómada, originários do Norte da Índia e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.


Origem:
     Em 1971 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de Abril como o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), depois de uma grande campanha efectuada pelo actor cigano norte americano Yull  Briner. A data tornou-se oficial no Primeiro Congresso Mundial Cigano, que decorreu em Orpingtion, perto de Londres. Desde então, o dia 8 de Abril é celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Ciganos.

     Em 1971 foi feita uma celebração da cultura cigana com o objectivo de sensibilizar para as dificuldades e estigma social enfrentados por esta comunidade. Mais de quatro décadas depois a comunidade cigana continua a ser um dos grupos minoritários mais excluídos e discriminados na Europa, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a bens e serviços básicos, como a educação, saúde, habitação e trabalho. Estas condições obrigaram a um grande isolamento e marginalização dos ciganos. Se, por um lado, levou à sua própria exclusão da sociedade civil e, por outro, este isolamento ajudou a conservar e valorizar a sua cultura e identidade, nomeadamente na honra de valores como o culto da família, o respeito pelas pessoas mais velhas e a protecção das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário